Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sílvia Cristina Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/17994
Resumo: Este relatório surge como o culminar de todo um processo educativo que foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ação educativa foi desenvolvida em três contextos: Creche, Educação Pré-escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). No que concerne ao contexto de Creche a PES foi desenvolvida com crianças de 2 anos de idade, em contexto de EPE com crianças de 5 anos de idade e, por último, em contexto de 1.º CEB, com crianças de 6 anos de idade. Com o presente relatório pretende-se descrever, analisar e refletir sobre as Experiências de Ensino-Aprendizagem (EEA) desenvolvidas nos três contextos onde decorreu a PES. No decorrer da ação educativa procurámos atender aos interesses, necessidades e ritmos de cada criança. Fundamentamos a nossa ação educativa nos documentos oficiais. No que concerne aos contextos de Creche e Educação Pré-Escolar, esta foi baseada nas Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico orientámo-nos pelos Programas e Metas de Aprendizagem para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, apresentamos EEA que consideramos relevantes e significativas para as crianças e que integrassem, igualmente, o tema em investigação, consciência fonológica. No decorrer da nossa ação educativa procurámos orientar as atividades por forma a dar resposta à questão problema: Será que o desenvolvimento da consciência fonológica potencia o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita? Neste sentido delineamos os seguintes objetivos: (i) identificar os níveis de consciência fonológica; (ii) implementar estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da consciência fonológica; (iii) Perceber quais as atividades pedagógicas que, potenciando o desenvolvimento da consciência fonológica, têm real influência no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Para tal, optámos por uma investigação qualitativa, usando como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, produções das crianças e grelhas de observação, com o objetivo de recolher diferentes tipos de informação. Após a recolha e análise de dados pudemos constatar que o desenvolvimento da consciência fonológica está relacionado com o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
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Com o presente relatório pretende-se descrever, analisar e refletir sobre as Experiências de Ensino-Aprendizagem (EEA) desenvolvidas nos três contextos onde decorreu a PES. No decorrer da ação educativa procurámos atender aos interesses, necessidades e ritmos de cada criança. Fundamentamos a nossa ação educativa nos documentos oficiais. No que concerne aos contextos de Creche e Educação Pré-Escolar, esta foi baseada nas Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico orientámo-nos pelos Programas e Metas de Aprendizagem para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, apresentamos EEA que consideramos relevantes e significativas para as crianças e que integrassem, igualmente, o tema em investigação, consciência fonológica. No decorrer da nossa ação educativa procurámos orientar as atividades por forma a dar resposta à questão problema: Será que o desenvolvimento da consciência fonológica potencia o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita? Neste sentido delineamos os seguintes objetivos: (i) identificar os níveis de consciência fonológica; (ii) implementar estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da consciência fonológica; (iii) Perceber quais as atividades pedagógicas que, potenciando o desenvolvimento da consciência fonológica, têm real influência no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Para tal, optámos por uma investigação qualitativa, usando como técnicas e instrumentos de recolha de dados, a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, produções das crianças e grelhas de observação, com o objetivo de recolher diferentes tipos de informação. Após a recolha e análise de dados pudemos constatar que o desenvolvimento da consciência fonológica está relacionado com o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.This report is the culmination of an entire educational process that was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES), integrated in the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The educational action was developed in three contexts: Daycare, Pre-School Education (EPE) and 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). Regarding the context of daycare, PES was developed with 2-year-old children, in the context of EPE with 5-year-old children, and finally, in the context of 1st CEB, with children of 6 years of age. With this report, it is intended to describe, analyze and reflect over the Teaching-Learning Experiences (EEA) developed in the three contexts where the PES took place. In the course of the educational action we tried to meet the interests, needs and rhythms of each child. We base our educational action on official documents. Regarding the contexts of Daycare and Pre-School Education, this was based on the Curricular Orientations and Learning Goals for Pre-School Education, for the 1st Cycle of Basic Education we were guided by the Programs and Learning Goals for the 1st Cycle of Basic Education. To that end, we presented EEA that we considered relevant and meaningful for children, and that also integrate the subject in research, phonological awareness. During our educational action, we seek to guide the activities to answer the problem question: Does the development of phonological awareness enhances the teaching-learning process of reading and writing? To this end, we outline the following objectives: (i) identify the levels of phonological awareness; (ii) implement teaching-learning strategies for the development of phonological awareness; (iii) Undertend whitch pedagogical activities that, enhancing the development of phonological awareness, have real influence in the teaching-learning process of reading and whiting. For that purpose, we have chosen a qualitative investigation, using techniques and instruments of data collection, participant observation, field notes, photographic records, children's productions and observation grids, to collect different types of information. After the collection and analysis of data, we can see that the development of phonological awareness is related to the teaching-learning process of reading and writing.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBPires, Sílvia Cristina Martins2018-09-27T11:21:10Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/17994TID:201973499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:58.351524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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