Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cármen Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16587
Resumo: No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que visa explanar parte do trabalho desenvolvido no ano letivo 2012/2013 (ano de estágio concernente ao Mestrado). Este relatório assume especial destaque na apresentação de algumas experiências de ensino e aprendizagem trabalhadas com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Neste sentido, numa primeira parte, apresentar-se-á a caracterização dos contextos educativos, com o propósito de elucidar sobre o meio envolvente e a população estudantil. Numa segunda parte, apresentar-se-ão experiências de ensino aprendizagem realizadas na aula de 1.º ciclo do Ensino Básico, com as seguintes áreas do saber: Estudo do Meio, Expressões, Português e Matemática. No que concerne ao 2.º ciclo, apresenta-se, igualmente, uma experiência de aprendizagem para cada unidade curricular: Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Por último a terceira parte, onde são tecidas considerações finais consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.
id RCAP_da941824c4b86ece888cda102f710b4e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16587
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino Básico2.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que visa explanar parte do trabalho desenvolvido no ano letivo 2012/2013 (ano de estágio concernente ao Mestrado). Este relatório assume especial destaque na apresentação de algumas experiências de ensino e aprendizagem trabalhadas com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Neste sentido, numa primeira parte, apresentar-se-á a caracterização dos contextos educativos, com o propósito de elucidar sobre o meio envolvente e a população estudantil. Numa segunda parte, apresentar-se-ão experiências de ensino aprendizagem realizadas na aula de 1.º ciclo do Ensino Básico, com as seguintes áreas do saber: Estudo do Meio, Expressões, Português e Matemática. No que concerne ao 2.º ciclo, apresenta-se, igualmente, uma experiência de aprendizagem para cada unidade curricular: Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Por último a terceira parte, onde são tecidas considerações finais consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.Within the course of Supervised Teaching Practice, part of the Master in Education on the 1st and 2nd basic education cycle was conducted for this report which aims to explain part of the work in the school year 2012/2013 (year of internship which included the Master). This report is particularly highlighted in the presentation of some educational experiences and learning worked with students of 1st and 2nd cycle of basic education. In this sense, in the first part, the characterization will be presented the educational contexts, with the proposal to elucidate on the surrounding environment and student population. The second part will present teaching and learning experiences in the classes of 1st cycle of basic education, to the following areas of knowledge: Environmental Studies, Arts, Portuguese and Mathematics. In what concerns to the 2nd cycle, is also mentioned a learning experience for each course: Natural Sciences, History and Geography of Portugal, Mathematics and Portuguese. Last but not least, the third part, in which are treat the final considerations, resulting from the work done throughout this walk, taking a reflective attitude about the condition of the teacher.Mafra, PauloBiblioteca Digital do IPBPinto, Cármen Teixeira2018-03-27T15:19:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16587TID:201826062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:59.995022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Pinto, Cármen Teixeira
Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Pinto, Cármen Teixeira
author_facet Pinto, Cármen Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mafra, Paulo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cármen Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
2.º Ciclo do Ensino Básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico, foi realizado o presente relatório que visa explanar parte do trabalho desenvolvido no ano letivo 2012/2013 (ano de estágio concernente ao Mestrado). Este relatório assume especial destaque na apresentação de algumas experiências de ensino e aprendizagem trabalhadas com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Neste sentido, numa primeira parte, apresentar-se-á a caracterização dos contextos educativos, com o propósito de elucidar sobre o meio envolvente e a população estudantil. Numa segunda parte, apresentar-se-ão experiências de ensino aprendizagem realizadas na aula de 1.º ciclo do Ensino Básico, com as seguintes áreas do saber: Estudo do Meio, Expressões, Português e Matemática. No que concerne ao 2.º ciclo, apresenta-se, igualmente, uma experiência de aprendizagem para cada unidade curricular: Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. Por último a terceira parte, onde são tecidas considerações finais consequentes do trabalho realizado ao longo de toda esta caminhada, assumindo uma postura reflexiva sobre a condição do professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-27T15:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/16587
TID:201826062
url http://hdl.handle.net/10198/16587
identifier_str_mv TID:201826062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135311868985344