Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Reis Morais
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1751
Resumo: A qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others.
id RCAP_6a4b0744d718270a9f9c734831654b69
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1751
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de AveiroGestão da qualidadeQualidade da educaçãoJardins de infânciaA qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:33Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1751porGonçalves, Maria Reis Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:27Zoai:ria.ua.pt:10773/1751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:20.469315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
title Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
spellingShingle Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
Gonçalves, Maria Reis Morais
Gestão da qualidade
Qualidade da educação
Jardins de infância
title_short Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
title_full Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
title_fullStr Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
title_full_unstemmed Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
title_sort Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
author Gonçalves, Maria Reis Morais
author_facet Gonçalves, Maria Reis Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Reis Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Qualidade da educação
Jardins de infância
topic Gestão da qualidade
Qualidade da educação
Jardins de infância
description A qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1751
url http://hdl.handle.net/10773/1751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452679495680