Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1751 |
Resumo: | A qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others. |
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Qualidade dos serviços em jardins de infância do distrito de AveiroGestão da qualidadeQualidade da educaçãoJardins de infânciaA qualidade dos serviços para a infância, considerada como a primeira etapa da educação, é cada vez mais uma preocupação da sociedade Portuguesa. Este estudo consistiu na aplicação de uma escala SERVQUAL adaptada a contextos de educação de infância, denominada KINDERQUAL, com o intuito de se avaliar a qualidade nestes serviços pelos educadores e pais. Assim, foram elaborados dois questionários, um com a escala KINDERQUAL e outro com as variáveis satisfação, credibilidade e recomendação, além da referida escala. Estes questionários foram distribuídos em 39 jardins de infância da rede pública do distrito de Aveiro. Os resultados permitiram constatar que de uma maneira geral tantos os educadores como os pais percepcionam positivamente a qualidade dos serviços prestados nos jardins de infância. Averiguou-se ainda, após a aplicação da técnica de regressão linear múltipla, que a dimensão da qualidade, designada por condições de educação, assim como as variáveis satisfação e credibilidade são as mais importantes para a intenção de recomendar o jardim de infância a outros. ABSTRACT: The services quality for childhood, considered as the first step of education, increasingly a concern for the Portuguese society. This study consisted in an adaptation of SERVQUAL scale to the context of children education, called KINDERQUAL, with the purpose of evaluating the quality in these services by the educators and the parents. Thus, two questionnaires were elaborated, one with the KINDERQUAL scale and another with variables satisfaction, credibility, and recommendation beside the mentioned scale. These questionnaires were distributed in 39 kindergartens in the district of Aveiro. The results show that, in general, both the educators and the parents have positive perceptions about the quality of services provided in kindergartens. It was also shown, after applied the technique of the multiple linear regression, that the quality dimension, called education conditions, as well as the variable satisfaction and credibility are the most important to the intention to recommend the kindergarten to others.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:46:33Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1751porGonçalves, Maria Reis Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:27Zoai:ria.ua.pt:10773/1751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:20.469315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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