Maxibombos e Candongueiros em Luanda: contributo para a configuração de uma rede de transportes colectivos com recurso a tecnologias de informação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Nagayamma Kaymir Tavares de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5826
Resumo: As redes de transportes sempre estruturaram o território, determinando a forma como as actividades se distribuem, a população se desloca, os recursos são explorados e a administração se organiza. O crescimento da população a residir em áreas urbanas tem vindo a traduzir-se num aumento das deslocações em modos de transporte motorizados e na sua amplitude geográfica. Este fenómeno, num país como Angola, sobrevivente a uma guerra civil de 40 anos, apresenta contornos particulares na província de Luanda. Os transportes colectivos são apontados como uma parte da solução para a melhoria da mobilidade das populações e para uma maior sustentabilidade e competitividade dos territórios e das cidades, pelo que urge desenvolver um sistema que promova a intermodalidade e/ou co-modalidade na província, em detrimento do transporte individual. Este trabalho pretende constituir uma reflexão sobre estas problemáticas, tendo como objectivo último a contribuição para a definição de uma configuração de rede de transportes colectivos na província de Luanda Na abordagem prosseguida são aplicadas tecnologias de informação geográfica, com destaque para a análise de redes, a qual só foi possível porque foi suportada num trabalho de campo que abrangeu 1350 indivíduos e 345 «empresas», estas últimas sobretudo envolvidas num sector nascido da informalidade, que localmente se designa por «candongueiros». São eles que mais eficazmente garantem as necessidades de deslocação de uma população urbana em crescimento.
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