Traumas e sintomas de stresse pós-traumático em contexto ocupacional, conhecer, desconstruir, formar e capacitar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortes, Nuno Miguel Faztudo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24877
Resumo: O stresse pós-traumático é um tema emergente no que se refere aos riscos ocupacionais. Diversos fatores têm contribuído para o aumento do número de pessoas que sofre de sintomas de stresse pós-traumático, nomeadamente, acontecimentos recentes como a pandemia COVID-19 e a guerra na Ucrânia. Assim, é importante definir estratégias para a preparação da população trabalhadora para lidar com este tipo de situações. Este estudo teve como objetivo desenvolver e estudar o impacto de uma ação de formação no âmbito do trauma e do stresse pós-traumático em trabalhadores de serviços públicos, através de um estudo de caso. Num primeiro momento, com a participação de profissionais de vários serviços, realizou-se a recolha de dados e o diagnóstico de necessidades numa perspetiva macro. Posteriormente, numa visão micro, procedeu-se à recolha de dados e ao diagnóstico de necessidades com o público-alvo da intervenção: profissionais, docentes e auxiliares de um Agrupamento de Escolas do Alto Alentejo. O diagnóstico macro, feito a partir da análise de respostas ao Questionário TIPS reflete que, num total de 80 respostas, 57 (71,25%) referem ter pouca ou nenhuma experiência nesta área; 6 (7,50%) dos respondentes indica que alguns dos profissionais têm experiência, mas sentem que precisam de adquirir mais conhecimentos. No que toca ao diagnóstico de necessidades micro, focado unicamente no contexto do Agrupamento de Escolas, concluiu-se que o tema não é desconhecido, havendo no entanto um nível de conhecimento díspar entre os participantes. Com base nas necessidades identificadas, desenvolveu-se uma formação visando a sensibilização e informação sobre o trauma e os sintomas de stresse pós-traumático para uma prática informada. Para avaliar o impacto da intervenção, ao nível de conhecimentos do grupo de participantes, estes foram avaliados em dois momentos, antes e após a formação, através de um questionário. Verificou-se que a formação ministrada contribuiu para o aumento do nível dos conhecimentos teóricos nesta matéria. Este Estudo é importante na medida em que aborda temas e procedimento para a sensibilização, formação e capacitação de trabalhadores de serviços públicos, para uma prática informada em trauma e stresse pós-traumático, para a diminuição da discriminação associada e para a inclusão da população com sintomas de stresse pós-traumático.
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