Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Lola Geraldes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.457
Resumo: Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.
id RCAP_6a5206e1c7bd9cdff5c71f0fc7b5b209
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/5088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questionsLer textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogaçõesLiteraturaLeituraPortuguês como Língua EstrangeiraLiteratureReadingPortuguese as a Foreign LanguageSendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.Since language is the primary means for approaching Other’s culture, its teaching must take into account learning contexts that foster cultural contact. There are several privileged vehicles for this contact. Literature is one of them, allowing to develop the expression of a personal response, the analysis and criticism of texts. The CEFRL Companion volume with new descriptors (Council of Europe 2018) points in this direction. The use of literary texts at initiation a foreign language (FL) study is not consensual. In this article we will consider the contributions of literature in teaching and learning contexts of Portuguese as a foreign language at University. In this sense, we will make a brief and general review of studies on the subject, exploring the added value of literature and teaching literature in FL class, from an intercultural perspective.CEHUM2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.457https://doi.org/10.21814/diacritica.457Diacrítica; Vol. 33 N.º 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121Diacrítica; Vol. 33 No. 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-1212183-91740870-896710.21814/diacritica.33.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088/5558Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Lola Geraldes2023-07-28T07:48:03Zoai:journals.uminho.pt:article/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:42.394863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações
title Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
spellingShingle Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
Xavier, Lola Geraldes
Literatura
Leitura
Português como Língua Estrangeira
Literature
Reading
Portuguese as a Foreign Language
title_short Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
title_full Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
title_fullStr Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
title_full_unstemmed Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
title_sort Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
author Xavier, Lola Geraldes
author_facet Xavier, Lola Geraldes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
Português como Língua Estrangeira
Literature
Reading
Portuguese as a Foreign Language
topic Literatura
Leitura
Português como Língua Estrangeira
Literature
Reading
Portuguese as a Foreign Language
description Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.457
https://doi.org/10.21814/diacritica.457
url https://doi.org/10.21814/diacritica.457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088/5558
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavier
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavier
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 33 N.º 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121
Diacrítica; Vol. 33 No. 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.33.3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132073451061248