Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.457 |
Resumo: | Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural. |
id |
RCAP_6a5206e1c7bd9cdff5c71f0fc7b5b209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/5088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questionsLer textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogaçõesLiteraturaLeituraPortuguês como Língua EstrangeiraLiteratureReadingPortuguese as a Foreign LanguageSendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.Since language is the primary means for approaching Other’s culture, its teaching must take into account learning contexts that foster cultural contact. There are several privileged vehicles for this contact. Literature is one of them, allowing to develop the expression of a personal response, the analysis and criticism of texts. The CEFRL Companion volume with new descriptors (Council of Europe 2018) points in this direction. The use of literary texts at initiation a foreign language (FL) study is not consensual. In this article we will consider the contributions of literature in teaching and learning contexts of Portuguese as a foreign language at University. In this sense, we will make a brief and general review of studies on the subject, exploring the added value of literature and teaching literature in FL class, from an intercultural perspective.CEHUM2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.457https://doi.org/10.21814/diacritica.457Diacrítica; Vol. 33 N.º 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121Diacrítica; Vol. 33 No. 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-1212183-91740870-896710.21814/diacritica.33.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088/5558Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Lola Geraldes2023-07-28T07:48:03Zoai:journals.uminho.pt:article/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:42.394863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions Ler textos literários em aula de PLE: Alguns pressupostos e interrogações |
title |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
spellingShingle |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions Xavier, Lola Geraldes Literatura Leitura Português como Língua Estrangeira Literature Reading Portuguese as a Foreign Language |
title_short |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
title_full |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
title_fullStr |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
title_full_unstemmed |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
title_sort |
Reading literary texts in PFL class: Some assumptions and questions |
author |
Xavier, Lola Geraldes |
author_facet |
Xavier, Lola Geraldes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Lola Geraldes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Leitura Português como Língua Estrangeira Literature Reading Portuguese as a Foreign Language |
topic |
Literatura Leitura Português como Língua Estrangeira Literature Reading Portuguese as a Foreign Language |
description |
Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa. O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior. Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.457 https://doi.org/10.21814/diacritica.457 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5088/5558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavier info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Lola Geraldes Xavier |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 33 N.º 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121 Diacrítica; Vol. 33 No. 3 (2019): (Re)leituras e campo literário; 113-121 2183-9174 0870-8967 10.21814/diacritica.33.3 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132073451061248 |