Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mouraz, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9146
Resumo: O artigo apresenta e discute perspetivas de estudantes recém-chegados ao ensino secundário sobre as principais dificuldades acadêmicas que referem ter sentido na transição para esta última etapa obrigatória da escolaridade em Portugal, relacionando-as com a organização curricular das modalidades dos seus cursos. De acordo com as perspetivas recolhidas em seis grupos de discussão focalizada, esta transição parece configurar-se de sentimentos mais positivos para estudantes em cursos profissionais do que para estudantes em cursos científico-humanísticos. Os primeiros apenas referem ter de adaptar-se à elevada carga horária dos cursos. Os segundos lutam com a rapidez e exigência do ensino e do trabalho autônomo resultantes da pressão dos programas e exames. Estes resultados suportam a necessidade de se conceder maior flexibilidade e abertura à organização curricular do ensino secundário.
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spelling Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicasTransition to upper secondary education in Portugal: students’ voices about academic difficultiesTransição de estudantesDificuldades académicasVozes de estudantesEnsino secundárioStudents’ transitionsUpper secondary schoolStudent voicesDifficultiesO artigo apresenta e discute perspetivas de estudantes recém-chegados ao ensino secundário sobre as principais dificuldades acadêmicas que referem ter sentido na transição para esta última etapa obrigatória da escolaridade em Portugal, relacionando-as com a organização curricular das modalidades dos seus cursos. De acordo com as perspetivas recolhidas em seis grupos de discussão focalizada, esta transição parece configurar-se de sentimentos mais positivos para estudantes em cursos profissionais do que para estudantes em cursos científico-humanísticos. Os primeiros apenas referem ter de adaptar-se à elevada carga horária dos cursos. Os segundos lutam com a rapidez e exigência do ensino e do trabalho autônomo resultantes da pressão dos programas e exames. Estes resultados suportam a necessidade de se conceder maior flexibilidade e abertura à organização curricular do ensino secundário.This article presents and discusses the perspectives of newcomer upper secondary school students about academic difficulties they mention to have experienced in the transition to this last compulsory stage of schooling in Portugal, relating them with the curriculum structure of their courses’ modalities. According to the perspectives gathered in six focus group discussions, this transition seems to bring more positive feelings to students in vocational courses than to those in general academic courses. The former only state to have to adapt to the busy weekly schedules of their courses. The latter struggle with the teaching speed and high demand for autonomous work as a result from the pressure of syllabuses and exams. These findings support the need to invest in the curricular organization of upper secondary education with greater flexibility and openness.Repositório AbertoTorres, Ana CristinaMouraz, Ana2020-01-31T16:55:35Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9146porTorres, Ana Cristina; Mouraz, Ana - Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas. "Educação & Sociedade" [Em linha]. ISSN 0101-7330 (Print) 1678-4626 (Online). Vol. 40 (2019), 17 p.0101-7330 (Print)10.1590/es0101-73302019186268info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:03.816787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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