Panorama das pesquisas sobre crenças coletivas de eficácia docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Maély Holanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Simone Souza, Pontes,Fernando Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200003
Resumo: Eficácia coletiva docente refere-se às crenças de um professor na capacidade dos membros do seu grupo para obterem sucesso numa determinada ação pedagógica. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, na perspectiva social cognitiva. Torna-se por base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Para tanto, foram analisados 30 artigos resultantes de buscas realizadas nas bases de dados da CAPES-periódicos, referentes ao período entre 2000 a 2014. Para análise dos dados aplicou-se estudo das redes de relações para identificar as conexões entre as variáveis investigadas nos artigos por meio de grafos. Os resultados indicaram que nos artigos investigados algumas variáveis alcançaram destaque, pois foram mais frequentemente relacionadas à eficácia coletiva, a saber: autoeficácia docente, desempenho de alunos e situação socioeconômica. Isto indica que estas variáveis podem influenciar a eficácia coletiva. Notou-se que os estudos indicaram uma influência recíproca entre autoeficácia e eficácia coletiva. Isto sugere que, apesar de serem construtos distintos, estas variáveis são interdependentes.
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