A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/17106 |
Resumo: | Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem1. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O estudo debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da acção/sistema da acção. |
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A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e HospitalSupervision of internships as an analysis of interorganizational articulation between School of Nursing and HospitalSupervision des stages comme analyseur d'articulation interorganisationnelle École d'Infirmières et HôpitalSupervisão de estágiosArticulação Escola de Enfermagem e HospitalConfigurações de ArticulaçãoSupervision of placements in nursingArticulation School of Nursing and HospitalSettings of articulationSupervision de stagesArticulation École d’Infirmiéres et HôpitalParamètres d'articulationEste estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem1. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O estudo debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da acção/sistema da acção.This study, which reflects on the supervision of internships, is not a new issue in the context of nursing. However, the issue investigated as organizational subject appears in the portuguese context as a novelty. The thesis focuses on the guidelines and practices of supervision placements in Nursing as an analyzer of the interorganizational articulation Nursing School and Hospital phenomena. The course of this investigation was the interlace between some changes in oversight of internships and some social and political changes of the organizations under study — School of Nursing and Hospital — by setting up relations between both sociologically relevant. The heuristic value of this route led to (re)construct a theoretical model for the analysis of the interorganizational articulation Nursing School and Hospital, where two analytical approaches for their understanding were elected. Here, it will be presented theoretical and methodological framework of this case study, which allowed us to make the reading of the discourses and practices in the context of probation supervision, the Plan of Action/Action System.Cette étude, qui aborde la supervision des stages, ne constitue pas une nouvelle question dans le contour de l’école des Infirmières. Toutefois, la question comme objet d’enquête organisationnelle apparaît dans le contexte portugais comme une nouveauté. La thèse se penche sur les orientations et les pratiques de supervision de stage en École d’Infirmière, comme analyseur de phénomènes d’articulation interorganisationnelle École d’Infirmières et Hôpital. Le parcours de cette enquête a été celui d’une alliance entre quelques changements dans la supervision des stages ayant quelques modifications sociales et politiques des organisations étudiées — École d’Infirmières et Hôpital —, établissant ainsi des relations sociologiquement pertinentes entre les deux parties. La valeur heuristique de ce trajet a permis la reconstruction d’un modèle théorique d’études sur l’articulation interorganisationnelle École d’Infirmières et Hôpital, permettant ainsi deux options d’analyse pour sa compréhension. Ici, il sera présenté l’essai théorique et méthodologique de cette étude de cas, qui nous a permis de faire la lecture du discours et des pratiques dans le cadre de la surveillance de la probation, le Plan d'Action/Système d'Action.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMacedo, Ana Paula20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17106por0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:48.275259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo, que reflecte sobre a supervisão de estágios, não constitui uma questão nova no âmbito da Enfermagem1. No entanto, a questão como objecto de investigação organizacional aparece no contexto português com alguma novidade. O estudo debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. O percurso desta investigação foi de entrelace entre algumas mudanças na supervisão de estágios com algumas mudanças sociais e políticas das organizações em estudo – Escola de Enfermagem e Hospital -, estabelecendo-se relações sociologicamente pertinentes entre ambas. O valor heurístico deste percurso propiciou a (re)construção de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital, onde se elegeram duas vertentes de análise para a sua compreensão. Será aqui apresentado o ensaio teórico-metodológico deste estudo de caso, que nos permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio, no plano da acção/sistema da acção. |
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