O papel da comunicação no ponto de venda e dos eventos na retail brand experience: o caso da Fnac do Gaia Shopping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Viviana Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31514
Resumo: O presente relatório trata a concretização de um estágio curricular inserido no mestrado em Marketing do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro num dos departamentos de comunicação de uma multinacional prestigiada no setor do retalho, a Fnac do grupo Fnac Darty. O objetivo primário deste estágio assentou na otimização da experiência do consumidor na Fnac do Gaia Shopping, um dos pontos de venda do grupo Fnac Darty, através do desenvolvimento e consolidação dos conhecimentos adquiridos no decorrer da formação académica num contexto prático e real. Por conseguinte, os objetivos do presente estudo integram (1) a compreensão do percurso e das dimensões da customer experience, nomeadamente no contexto de retalho; (2) a compreensão do funcionamento e da importância do Departamento de Comunicação num contexto de retalho, no qual existe um contacto direto com o consumidor (em concreto o da loja física da Fnac do Gaia Shopping); (3) a compreensão da relação de interdependência entre a Sede e as lojas, em termos de marketing e comunicação; (4) o entendimento do papel do Departamento de Comunicação ao nível das lojas, especificamente o da loja Fnac do Gaia Shopping, para a Comunicação Integrada de Marketing e (5) a exploração do potencial dos eventos e da comunicação no ponto de venda para a brand experience. Para a prossecução dos objetivos enumerados, foi utilizada uma metodologia que consistiu numa pesquisa científica a fim de sustentar todas as atividades realizadas durante o estágio e aqui descritas, numa posterior análise comparativa e respetivas conclusões. Tais conclusões enfatizam a importância do papel da comunicação nas mais diversas dimensões da experiência e na experiência do consumidor como um todo que, por sua vez, têm influência no sucesso ou insucesso de uma marca.
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