Liderança e gestão democrática na organização escolar: o papel do gestor em uma escola pública de Santa Izabel-PA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4959 |
Resumo: | O tema da Dissertação Liderança e Gestão Democrática Escolar: o papel do gestor em uma Escola Pública de Santa Izabel do Pará, Pará, Brasil, é fruto de uma vivência ou teoria prática observadas com parâmetros norteadores da ação pedagógica diária. O aprofundamento com o tema seguiu um roteiro a ser analisado e pensado de forma a esclarecer certas indagações: o que é liderança no âmbito da gestão democrática escolar? Quais os estilos de liderança? Como a liderança contribui para melhorar o desempenho na organização escolar?A reflexão sistêmica ajudou a esclarecer que a hierarquia não tem uma definição única e é vista pela maioria dos autores como um processo de influência exercido por uma pessoa para alcançar determinados objetivos e finalidades. Os estilos de liderança Autocrática, Liberal (Laisserfaire) e Democrática estão presentes nas organizações, disfarçados ou evidentes, com a predominância de um estilo, com ligação direta ao estilo do gestor da organização. A liderança contribui para melhorar o desempenho da organização escolar, para o exercício dos “vários poderes” no espaço escolar: Gestão, Coordenação, Professores, Conselho Escolar, Representantes de Turmas, Grêmios Estudantis, Associações de Pais, Representantes da Comunidade. No mínimo são seis forças diferentes que interferem no interno, além das relações com os órgãos normativos, deliberativos e de controle da ação escolar: Secretaria de Educação, Conselho de educação, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP), Sindicatos. A gestão democrática escolar se estiver atrelada a quantidade de organizações que partilhem as decisões é um fato na escola pública, se forem organizações democráticas no discurso, com ações autoritárias e de controle criam um impasse educacional e uma ação pedagógica que não qualifica a prática escolar. O aspecto de liderança do gestor, com uma ação democrática da gerência educacional envolvendo “os líderes dos vários poderes” é que vai fazer o diferencial na organização escolar com evidente desempenho afetivo e efetivo. |
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Liderança e gestão democrática na organização escolar: o papel do gestor em uma escola pública de Santa Izabel-PAAdministração escolarLiderançaSanta Izabel do Pará (Estado do Pará, Brasil)Cultura organizacionalGestão democráticaO tema da Dissertação Liderança e Gestão Democrática Escolar: o papel do gestor em uma Escola Pública de Santa Izabel do Pará, Pará, Brasil, é fruto de uma vivência ou teoria prática observadas com parâmetros norteadores da ação pedagógica diária. O aprofundamento com o tema seguiu um roteiro a ser analisado e pensado de forma a esclarecer certas indagações: o que é liderança no âmbito da gestão democrática escolar? Quais os estilos de liderança? Como a liderança contribui para melhorar o desempenho na organização escolar?A reflexão sistêmica ajudou a esclarecer que a hierarquia não tem uma definição única e é vista pela maioria dos autores como um processo de influência exercido por uma pessoa para alcançar determinados objetivos e finalidades. Os estilos de liderança Autocrática, Liberal (Laisserfaire) e Democrática estão presentes nas organizações, disfarçados ou evidentes, com a predominância de um estilo, com ligação direta ao estilo do gestor da organização. A liderança contribui para melhorar o desempenho da organização escolar, para o exercício dos “vários poderes” no espaço escolar: Gestão, Coordenação, Professores, Conselho Escolar, Representantes de Turmas, Grêmios Estudantis, Associações de Pais, Representantes da Comunidade. No mínimo são seis forças diferentes que interferem no interno, além das relações com os órgãos normativos, deliberativos e de controle da ação escolar: Secretaria de Educação, Conselho de educação, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP), Sindicatos. A gestão democrática escolar se estiver atrelada a quantidade de organizações que partilhem as decisões é um fato na escola pública, se forem organizações democráticas no discurso, com ações autoritárias e de controle criam um impasse educacional e uma ação pedagógica que não qualifica a prática escolar. O aspecto de liderança do gestor, com uma ação democrática da gerência educacional envolvendo “os líderes dos vários poderes” é que vai fazer o diferencial na organização escolar com evidente desempenho afetivo e efetivo.The theme of the dissertation Democratic School Management and Leadership: the role of the Manager in a public school of Santa Izabel do Pará, Pará, Brazil, is the result of an experience or practice theory observed with daily pedagogical action guiding parameters. Deepening the theme followed a screenplay to be analyzed and thought out in order to clarify certain questions: what is leadership in democratic school management? What leadership styles? As the leadership contributes to improve performance in school organization? Systemic thinking helped to clarify that the hierarchy does not have a single definition and is seen by most authors as a process of influence exercised by one person to achieve certain goals and purposes. Autocratic leadership styles, Liberal (Laissez faire) and Democracy are present in organizations, disguised or evident, with the predominance of one style, with direct connection to the Organization's management style. The leadership contributes to improve the performance of school organization, for the exercise of "various powers" in the school space: management, coordination, Teachers, School Board, Representatives of Classes, Student Alumni, parents, representatives of the community. At least six different forces that interfere in the internal, as well as relations with the regulatory agencies, governing bodies and out of control: Education Department, Board of education, the Ministry of education, National Institute of education and research (INEP), unions. The democratic school management if you're pegged the number of organizations that share the decisions is a fact in public school if they are democratic organizations in speech, with authoritarian control and actions create an educational gridlock and a pedagogical action that does not qualify the school practice. The leadership aspect of the Manager, with a democratic educational management action involving "the leaders of the various powers" is what will make the difference in school organization with clear affective and effective performance.2015-09-22T15:07:52Z2015-09-22T00:00:00Z2015-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4959porXavier, Jozèfa Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:07.620544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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