Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3380 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave |
id |
RCAP_ce6fcaafabefa57f7100e5ed1f523291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3380 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarBrincarAprendizagemConflitoCriançasDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chaveRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineVieira, Ema Sofia Moreira da Silva2018-07-30T09:49:29Z2018-06-262018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3380TID:201957159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:06Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:30.796094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva Educação Pré-escolar Brincar Aprendizagem Conflito Crianças Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância |
author |
Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva |
author_facet |
Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Brincar Aprendizagem Conflito Crianças Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Educação Pré-escolar Brincar Aprendizagem Conflito Crianças Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30T09:49:29Z 2018-06-26 2018-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3380 TID:201957159 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3380 |
identifier_str_mv |
TID:201957159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136969487286272 |