Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3380
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave
id RCAP_ce6fcaafabefa57f7100e5ed1f523291
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarBrincarAprendizagemConflitoCriançasDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chaveRodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineVieira, Ema Sofia Moreira da Silva2018-07-30T09:49:29Z2018-06-262018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3380TID:201957159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:06Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:30.796094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva
Educação Pré-escolar
Brincar
Aprendizagem
Conflito
Crianças
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Creche e em Jardim de Infância
author Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva
author_facet Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ema Sofia Moreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Brincar
Aprendizagem
Conflito
Crianças
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Educação Pré-escolar
Brincar
Aprendizagem
Conflito
Crianças
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em três partes. A primeira parte, diz respeito à reflexão sobre os momentos vivenciados em Creche. A segunda parte é respeitante à reflexão, sobre os momentos experienciados em Jardim de Infância I. Inclui, ainda, a apresentação de um trabalho desenvolvido com as crianças de acordo com a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “Parques infantis”. A terceira parte encontra-se dividida em três pontos. No primeiro ponto é apresentada uma reflexão sobre o vivenciado em Jardim de Infância II, no segundo ponto, segue-se a apresentação do trabalho desenvolvido com as crianças, segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado “A morte dos animais” e, finalmente, é apresentado o ensaio investigativo onde se procurou analisar o entendimento das crianças relativamente ao que é um conflito e que estratégias de resolução de conflitos utilizam. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa de caráter descritivo e os resultados parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, apresentando algumas ideias relativamente à resolução de conflitos. Palavras chave
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T09:49:29Z
2018-06-26
2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3380
TID:201957159
url http://hdl.handle.net/10400.8/3380
identifier_str_mv TID:201957159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136969487286272