Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24038 |
Resumo: | A avaliação das aprendizagens é um processo e a avaliação do domínio socioafetivo é parte integrante desse processo. O domínio socioafetivo, relativo a questões sociais e afetivas, compreende o desenvolvimento (no e pelo sujeito) de capacidades facilitadoras de uma relação harmoniosa e responsável consigo próprio, com os outros (colegas de turma, professores) e com o meio (sala de aula, escola). Compreende um conjunto de atitudes e valores fundamentais para o desenvolvimento e formação do aluno, da pessoa que o aluno é e que é num ambiente específico. O presente estudo, de cariz predominantemente qualitativo, teve como principal objetivo conhecer a perceção dos alunos e dos professores sobre a avaliação da aprendizagem do domínio socioafetivo. Participaram no estudo vinte e quatro sujeitos, doze alunos e doze professores do ensino secundário de uma escola do distrito de Portalegre. No estudo recorremos à técnica de entrevista para conhecer a perceção dos alunos e dos professores tendo sido posteriormente submetidas a análise de conteúdo, temática e categorial (análise do discurso em função das unidades de sentido). Para análise das ocorrências resultantes do discurso dos sujeitos optámos também pela análise quantitativa recorrendo à estatística descritiva simples. Os resultados do estudo revelaram que a avaliação da aprendizagem socioafetiva, ainda que reconhecida como importante, ocupa um lugar secundário na avaliação das aprendizagens. O conteúdo confuso do domínio socioafetivo, a sua natureza subjetiva, a falta de indicações claras sobre o que avaliar e como proceder a que acresce o pouco peso atribuído ao domínio face à excessiva valorização do domínio cognitivo promovem, entre os professores, diferentes formas de proceder para avaliar este domínio. Face às dificuldades identificadas emergem recomendações que promovam uma avaliação do domínio mais clara e rigorosa, nomeadamente, a necessidade de uniformização, de um registo sistemático de observação, de um feedback avaliativo de qualidade e de uma avaliação contínua formativa que permita redirecionar, corrigir e melhorar; ABSTRACT: The evaluation of learning is a process and the evaluation of the socio-affective domain is an integral part of this process. The socio-affective domain, related to social and affective issues, includes the development (in and by the subject) of capacities that facilitate a harmonious and responsible relationship with oneself, others (classmates, teachers) and the environment ( classroom, school). It comprises a set of fundamental attitudes and values for the development and training of the student, the person the student is and what he/she is in a specific environment. The present study, of predominantly qualitative nature, aimed at knowing the perception of the students and the teachers on the evaluation of the learning of the socio-affective domain. Twenty-four people, twelve students and twelve secondary school teachers from a school in the district of Portalegre participated in the study. In the study we used the interview technique to know the students 'and teachers' perceptions that were subsequently subjected to content, thematic and categorical analysis (discourse analysis as a function of sense units). For the analysis of the occurrences resulting from the discourse of the subjects we also opted for the quantitative analysis using simple descriptive statistics. The results of the study revealed that the evaluation of socio-affective learning, although recognized as important, occupies a secondary place in the evaluation of learning. The confused content of the socio-affective domain, its subjective nature, the lack of clear indications on what to evaluate and how to proceed, in addition to the low weight attributed to the domain in the face of the excessive appreciation of the cognitive domain, promote, among teachers, different ways of proceeding to evaluate this domain. In view of the difficulties identified, recommendations emerge that promote a clearer and more rigorous assessment of the domain, namely the need for standardization, a systematic observation record, quality evaluation feedback and a continuous formative assessment that allows redirecting, correcting and improving. |
id |
RCAP_6a91b51d12dbe9aaaeaed3a24db2a566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunosAprendizagem socioafetivaPerceção de professoresPerceção de alunosAvaliação das aprendizagensEnsino secundárioSocio-affective learningTeacher perceptionStudent perceptionEvaluation of learningSecondary schoolA avaliação das aprendizagens é um processo e a avaliação do domínio socioafetivo é parte integrante desse processo. O domínio socioafetivo, relativo a questões sociais e afetivas, compreende o desenvolvimento (no e pelo sujeito) de capacidades facilitadoras de uma relação harmoniosa e responsável consigo próprio, com os outros (colegas de turma, professores) e com o meio (sala de aula, escola). Compreende um conjunto de atitudes e valores fundamentais para o desenvolvimento e formação do aluno, da pessoa que o aluno é e que é num ambiente específico. O presente estudo, de cariz predominantemente qualitativo, teve como principal objetivo conhecer a perceção dos alunos e dos professores sobre a avaliação da aprendizagem do domínio socioafetivo. Participaram no estudo vinte e quatro sujeitos, doze alunos e doze professores do ensino secundário de uma escola do distrito de Portalegre. No estudo recorremos à técnica de entrevista para conhecer a perceção dos alunos e dos professores tendo sido posteriormente submetidas a análise de conteúdo, temática e categorial (análise do discurso em função das unidades de sentido). Para análise das ocorrências resultantes do discurso dos sujeitos optámos também pela análise quantitativa recorrendo à estatística descritiva simples. Os resultados do estudo revelaram que a avaliação da aprendizagem socioafetiva, ainda que reconhecida como importante, ocupa um lugar secundário na avaliação das aprendizagens. O conteúdo confuso do domínio socioafetivo, a sua natureza subjetiva, a falta de indicações claras sobre o que avaliar e como proceder a que acresce o pouco peso atribuído ao domínio face à excessiva valorização do domínio cognitivo promovem, entre os professores, diferentes formas de proceder para avaliar este domínio. Face às dificuldades identificadas emergem recomendações que promovam uma avaliação do domínio mais clara e rigorosa, nomeadamente, a necessidade de uniformização, de um registo sistemático de observação, de um feedback avaliativo de qualidade e de uma avaliação contínua formativa que permita redirecionar, corrigir e melhorar; ABSTRACT: The evaluation of learning is a process and the evaluation of the socio-affective domain is an integral part of this process. The socio-affective domain, related to social and affective issues, includes the development (in and by the subject) of capacities that facilitate a harmonious and responsible relationship with oneself, others (classmates, teachers) and the environment ( classroom, school). It comprises a set of fundamental attitudes and values for the development and training of the student, the person the student is and what he/she is in a specific environment. The present study, of predominantly qualitative nature, aimed at knowing the perception of the students and the teachers on the evaluation of the learning of the socio-affective domain. Twenty-four people, twelve students and twelve secondary school teachers from a school in the district of Portalegre participated in the study. In the study we used the interview technique to know the students 'and teachers' perceptions that were subsequently subjected to content, thematic and categorical analysis (discourse analysis as a function of sense units). For the analysis of the occurrences resulting from the discourse of the subjects we also opted for the quantitative analysis using simple descriptive statistics. The results of the study revealed that the evaluation of socio-affective learning, although recognized as important, occupies a secondary place in the evaluation of learning. The confused content of the socio-affective domain, its subjective nature, the lack of clear indications on what to evaluate and how to proceed, in addition to the low weight attributed to the domain in the face of the excessive appreciation of the cognitive domain, promote, among teachers, different ways of proceeding to evaluate this domain. In view of the difficulties identified, recommendations emerge that promote a clearer and more rigorous assessment of the domain, namely the need for standardization, a systematic observation record, quality evaluation feedback and a continuous formative assessment that allows redirecting, correcting and improving.Universidade de Évora2019-01-15T12:01:35Z2019-01-152018-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24038http://hdl.handle.net/10174/24038TID:202133753porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosil_mundo@hotmail.com229Pontes, Sílvia Alexandra Prates Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:16:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:47.199524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
title |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
spellingShingle |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos Pontes, Sílvia Alexandra Prates Raimundo Aprendizagem socioafetiva Perceção de professores Perceção de alunos Avaliação das aprendizagens Ensino secundário Socio-affective learning Teacher perception Student perception Evaluation of learning Secondary school |
title_short |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
title_full |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
title_fullStr |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
title_sort |
Contributos para a avaliação da aprendizagem socioafetiva no ensino secundário: perceções de professores e alunos |
author |
Pontes, Sílvia Alexandra Prates Raimundo |
author_facet |
Pontes, Sílvia Alexandra Prates Raimundo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Sílvia Alexandra Prates Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem socioafetiva Perceção de professores Perceção de alunos Avaliação das aprendizagens Ensino secundário Socio-affective learning Teacher perception Student perception Evaluation of learning Secondary school |
topic |
Aprendizagem socioafetiva Perceção de professores Perceção de alunos Avaliação das aprendizagens Ensino secundário Socio-affective learning Teacher perception Student perception Evaluation of learning Secondary school |
description |
A avaliação das aprendizagens é um processo e a avaliação do domínio socioafetivo é parte integrante desse processo. O domínio socioafetivo, relativo a questões sociais e afetivas, compreende o desenvolvimento (no e pelo sujeito) de capacidades facilitadoras de uma relação harmoniosa e responsável consigo próprio, com os outros (colegas de turma, professores) e com o meio (sala de aula, escola). Compreende um conjunto de atitudes e valores fundamentais para o desenvolvimento e formação do aluno, da pessoa que o aluno é e que é num ambiente específico. O presente estudo, de cariz predominantemente qualitativo, teve como principal objetivo conhecer a perceção dos alunos e dos professores sobre a avaliação da aprendizagem do domínio socioafetivo. Participaram no estudo vinte e quatro sujeitos, doze alunos e doze professores do ensino secundário de uma escola do distrito de Portalegre. No estudo recorremos à técnica de entrevista para conhecer a perceção dos alunos e dos professores tendo sido posteriormente submetidas a análise de conteúdo, temática e categorial (análise do discurso em função das unidades de sentido). Para análise das ocorrências resultantes do discurso dos sujeitos optámos também pela análise quantitativa recorrendo à estatística descritiva simples. Os resultados do estudo revelaram que a avaliação da aprendizagem socioafetiva, ainda que reconhecida como importante, ocupa um lugar secundário na avaliação das aprendizagens. O conteúdo confuso do domínio socioafetivo, a sua natureza subjetiva, a falta de indicações claras sobre o que avaliar e como proceder a que acresce o pouco peso atribuído ao domínio face à excessiva valorização do domínio cognitivo promovem, entre os professores, diferentes formas de proceder para avaliar este domínio. Face às dificuldades identificadas emergem recomendações que promovam uma avaliação do domínio mais clara e rigorosa, nomeadamente, a necessidade de uniformização, de um registo sistemático de observação, de um feedback avaliativo de qualidade e de uma avaliação contínua formativa que permita redirecionar, corrigir e melhorar; ABSTRACT: The evaluation of learning is a process and the evaluation of the socio-affective domain is an integral part of this process. The socio-affective domain, related to social and affective issues, includes the development (in and by the subject) of capacities that facilitate a harmonious and responsible relationship with oneself, others (classmates, teachers) and the environment ( classroom, school). It comprises a set of fundamental attitudes and values for the development and training of the student, the person the student is and what he/she is in a specific environment. The present study, of predominantly qualitative nature, aimed at knowing the perception of the students and the teachers on the evaluation of the learning of the socio-affective domain. Twenty-four people, twelve students and twelve secondary school teachers from a school in the district of Portalegre participated in the study. In the study we used the interview technique to know the students 'and teachers' perceptions that were subsequently subjected to content, thematic and categorical analysis (discourse analysis as a function of sense units). For the analysis of the occurrences resulting from the discourse of the subjects we also opted for the quantitative analysis using simple descriptive statistics. The results of the study revealed that the evaluation of socio-affective learning, although recognized as important, occupies a secondary place in the evaluation of learning. The confused content of the socio-affective domain, its subjective nature, the lack of clear indications on what to evaluate and how to proceed, in addition to the low weight attributed to the domain in the face of the excessive appreciation of the cognitive domain, promote, among teachers, different ways of proceeding to evaluate this domain. In view of the difficulties identified, recommendations emerge that promote a clearer and more rigorous assessment of the domain, namely the need for standardization, a systematic observation record, quality evaluation feedback and a continuous formative assessment that allows redirecting, correcting and improving. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-21T00:00:00Z 2019-01-15T12:01:35Z 2019-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24038 http://hdl.handle.net/10174/24038 TID:202133753 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24038 |
identifier_str_mv |
TID:202133753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação sil_mundo@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136630032826368 |