Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardelli, Marina Cestari
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18215
Resumo: A omissão de pronomes clíticos por crianças em fase de aquisição da língua tem sido objeto de estudo em vários idiomas e os estudos têm revelado que existem diferenças nas taxas de omissão entre crianças monolingues e bilingues, nas faixas etárias e nas condições que são testadas. Na presente dissertação compara-se a omissão de clíticos por parte de crianças monolingues espanhol ibérico e bilingues português europeu/ espanhol ibérico em fase de aquisição, sendo que não existem ainda trabalhos que comparem bilingues a adquirir estas duas línguas. Com os dados obtidos é possível corroborar análises anteriores que demonstram haver taxas de omissão mais altas por parte de bilingues, uma diminuição das taxas de omissão à medida que a idade avança (tanto por parte de bilingues como de monolingues), diferenças nas taxas de omissão nas diversas condições testadas (tanto por parte de bilingues como de monolingues) e um atraso linguístico no desenvolvimento por parte de crianças bilingues em comparação com as monolingues. No entanto, com este trabalho obtiveram-se dados novos sobre a aquisição por parte de crianças bilingues. Estes mostram que existem diferenças nas produções em português europeu e nas produções em espanhol ibérico que parecem indicar que, embora haja omissão em ambas as línguas, nos bilingues a estabilização é mais precoce no espanhol ibérico do que no português europeu. Obtiveram-se ainda dados que podem indicar a legitimidade de omissão de clíticos no espanhol ibérico, que não foram ainda descritos na literatura que aborda este tema. Palavras-chave: aquisição, clíticos, omissão, português europeu, espanhol ibérico, bilinguismo. Abstract The omission of clitic pronouns by children in the language acquisition phase has been
id RCAP_6a92165f0db32365e4078d2849a55a21
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibéricoAquisiçãoClíticosOmissãoPortuguês europeuEspanhol ibéricoBilinguismoAcquisitionCliticsOmissionEuropean PortugueseIberian SpanishBilingualismDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA omissão de pronomes clíticos por crianças em fase de aquisição da língua tem sido objeto de estudo em vários idiomas e os estudos têm revelado que existem diferenças nas taxas de omissão entre crianças monolingues e bilingues, nas faixas etárias e nas condições que são testadas. Na presente dissertação compara-se a omissão de clíticos por parte de crianças monolingues espanhol ibérico e bilingues português europeu/ espanhol ibérico em fase de aquisição, sendo que não existem ainda trabalhos que comparem bilingues a adquirir estas duas línguas. Com os dados obtidos é possível corroborar análises anteriores que demonstram haver taxas de omissão mais altas por parte de bilingues, uma diminuição das taxas de omissão à medida que a idade avança (tanto por parte de bilingues como de monolingues), diferenças nas taxas de omissão nas diversas condições testadas (tanto por parte de bilingues como de monolingues) e um atraso linguístico no desenvolvimento por parte de crianças bilingues em comparação com as monolingues. No entanto, com este trabalho obtiveram-se dados novos sobre a aquisição por parte de crianças bilingues. Estes mostram que existem diferenças nas produções em português europeu e nas produções em espanhol ibérico que parecem indicar que, embora haja omissão em ambas as línguas, nos bilingues a estabilização é mais precoce no espanhol ibérico do que no português europeu. Obtiveram-se ainda dados que podem indicar a legitimidade de omissão de clíticos no espanhol ibérico, que não foram ainda descritos na literatura que aborda este tema. Palavras-chave: aquisição, clíticos, omissão, português europeu, espanhol ibérico, bilinguismo. Abstract The omission of clitic pronouns by children in the language acquisition phase has beenThe omission of clitic pronouns by children in the language acquisition phase has been the subject of study in various languages and has shown that there are differences in the rate of omission between monolingual and bilingual children in the age groups and conditions tested. This dissertation compares the omission of clitics by Iberian Spanish monolinguals and European Portuguese/Iberian Spanish bilinguals in the acquisition phase, prompted y the fact that there are not yet any works that compare bilinguals acquiring these two languages. With the data obtained it is possible to confirm previous studies which demonstrate that there are higher rates of omission by bilinguals, a reduction in the rates of acquisition in various age groups (from bilinguals and monolinguals), differences in the rates of omission in the different outputs tested (from bilinguals and monolinguals) and a delay in the development of bilingual children in comparison with monolinguals. However, this study obtained new data about acquisition by bilingual children. These show that there are differences in the outputs in European Portuguese and Iberian Spanish which appear to show (although there was omission in both languages) that in bilinguals stabilisation is earlier in Iberian Spanish than in European Portuguese. Data were also obtained which could indicate the legitimacy of the omission of clitics in Iberian Spanish, which have not yet been described in the literature that deals with this topic.Lobo, MariaRUNNardelli, Marina Cestari2018-12-22T01:30:16Z2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18215TID:201003287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:01Zoai:run.unl.pt:10362/18215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:34.693463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
title Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
spellingShingle Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
Nardelli, Marina Cestari
Aquisição
Clíticos
Omissão
Português europeu
Espanhol ibérico
Bilinguismo
Acquisition
Clitics
Omission
European Portuguese
Iberian Spanish
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
title_full Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
title_fullStr Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
title_full_unstemmed Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
title_sort Omissão de pronomes clíticos em crianças bilingues português europeu e espanhol ibérico
author Nardelli, Marina Cestari
author_facet Nardelli, Marina Cestari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Maria
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardelli, Marina Cestari
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição
Clíticos
Omissão
Português europeu
Espanhol ibérico
Bilinguismo
Acquisition
Clitics
Omission
European Portuguese
Iberian Spanish
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Aquisição
Clíticos
Omissão
Português europeu
Espanhol ibérico
Bilinguismo
Acquisition
Clitics
Omission
European Portuguese
Iberian Spanish
Bilingualism
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description A omissão de pronomes clíticos por crianças em fase de aquisição da língua tem sido objeto de estudo em vários idiomas e os estudos têm revelado que existem diferenças nas taxas de omissão entre crianças monolingues e bilingues, nas faixas etárias e nas condições que são testadas. Na presente dissertação compara-se a omissão de clíticos por parte de crianças monolingues espanhol ibérico e bilingues português europeu/ espanhol ibérico em fase de aquisição, sendo que não existem ainda trabalhos que comparem bilingues a adquirir estas duas línguas. Com os dados obtidos é possível corroborar análises anteriores que demonstram haver taxas de omissão mais altas por parte de bilingues, uma diminuição das taxas de omissão à medida que a idade avança (tanto por parte de bilingues como de monolingues), diferenças nas taxas de omissão nas diversas condições testadas (tanto por parte de bilingues como de monolingues) e um atraso linguístico no desenvolvimento por parte de crianças bilingues em comparação com as monolingues. No entanto, com este trabalho obtiveram-se dados novos sobre a aquisição por parte de crianças bilingues. Estes mostram que existem diferenças nas produções em português europeu e nas produções em espanhol ibérico que parecem indicar que, embora haja omissão em ambas as línguas, nos bilingues a estabilização é mais precoce no espanhol ibérico do que no português europeu. Obtiveram-se ainda dados que podem indicar a legitimidade de omissão de clíticos no espanhol ibérico, que não foram ainda descritos na literatura que aborda este tema. Palavras-chave: aquisição, clíticos, omissão, português europeu, espanhol ibérico, bilinguismo. Abstract The omission of clitic pronouns by children in the language acquisition phase has been
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
2015-12-22T00:00:00Z
2018-12-22T01:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18215
TID:201003287
url http://hdl.handle.net/10362/18215
identifier_str_mv TID:201003287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137879163666432