Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grácio, Luísa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guerra, Sara, Carapeto, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33484
Resumo: Face ao aumento da longevidade torna-se indispensável garantir a qualidade de vida (QdV), bem-estar e satisfação pessoal nesta fase do ciclo de vida. A QdV liga-se a diferentes aspetos do bem-estar, designadamente, o bem-estar subjetivo, o psicológico e o social. Em idade avançada, todos estes aspetos do bem-estar são influenciados pela aprendizagem a qual surge como preditora positiva da QdV. O princípio da aprendizagem ao longo da vida contraria a ideia de que a aprendizagem só deve ocorrer por meio de modalidades, ciclos e níveis, e considera que estes processos vão muito além de espaços formais de aprendizagem não devendo ficar restritos ao ambiente escolar. Este estudo visa compreender em que medida a frequência da Universidade Sénior é percecionada como contribuindo para a Qualidade de Vida e o Bem-estar Subjetivo, Psicológico e Social de idosos. Participaram no estudo 15 utentes da Universidade Sénior de Évora, Portugal, com idades entre os 60 e 90 anos. Os dados foram obtidos através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos indicam que a frequência da Universidade Sénior tem um impacto positivo em todos os aspetos da QdV exploradas. Os principais ganhos percebidos e aspetos de maior satisfação prendem-se com aprendizagem, integração social, relações interpessoais, construção de amizades e convivialidade.
id RCAP_6a9606a407f2c3ff10b272fad39b5740
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vidaAprendizagemQualidade de vidaBem-estar subjetivoBem-estar psicológicoBem-estar socialIdososFace ao aumento da longevidade torna-se indispensável garantir a qualidade de vida (QdV), bem-estar e satisfação pessoal nesta fase do ciclo de vida. A QdV liga-se a diferentes aspetos do bem-estar, designadamente, o bem-estar subjetivo, o psicológico e o social. Em idade avançada, todos estes aspetos do bem-estar são influenciados pela aprendizagem a qual surge como preditora positiva da QdV. O princípio da aprendizagem ao longo da vida contraria a ideia de que a aprendizagem só deve ocorrer por meio de modalidades, ciclos e níveis, e considera que estes processos vão muito além de espaços formais de aprendizagem não devendo ficar restritos ao ambiente escolar. Este estudo visa compreender em que medida a frequência da Universidade Sénior é percecionada como contribuindo para a Qualidade de Vida e o Bem-estar Subjetivo, Psicológico e Social de idosos. Participaram no estudo 15 utentes da Universidade Sénior de Évora, Portugal, com idades entre os 60 e 90 anos. Os dados foram obtidos através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos indicam que a frequência da Universidade Sénior tem um impacto positivo em todos os aspetos da QdV exploradas. Os principais ganhos percebidos e aspetos de maior satisfação prendem-se com aprendizagem, integração social, relações interpessoais, construção de amizades e convivialidade.RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia2023-01-16T16:28:12Z2023-01-162022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33484http://hdl.handle.net/10174/33484porGrácio, L., Guerra, S. & Carapeto, M. J. (2022). Contribuição da Universidade Sénior para o Bem-Estar e Qualidade de Vida. Revista Ibero-Americana de Gerontologia, 2, 3-17.https://anges.pt/wp-content/uploads/2023/01/RIAGE2.pdfmlg@uevora.ptsarasoldadoguerra@hotmail.commjcarapeto@uevora.pt681Grácio, LuísaGuerra, SaraCarapeto, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:14.809844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
title Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
spellingShingle Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
Grácio, Luísa
Aprendizagem
Qualidade de vida
Bem-estar subjetivo
Bem-estar psicológico
Bem-estar social
Idosos
title_short Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
title_full Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
title_fullStr Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
title_full_unstemmed Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
title_sort Contribuição da universidade sénior para o bem-estar e qualidade de vida
author Grácio, Luísa
author_facet Grácio, Luísa
Guerra, Sara
Carapeto, Maria João
author_role author
author2 Guerra, Sara
Carapeto, Maria João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grácio, Luísa
Guerra, Sara
Carapeto, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Qualidade de vida
Bem-estar subjetivo
Bem-estar psicológico
Bem-estar social
Idosos
topic Aprendizagem
Qualidade de vida
Bem-estar subjetivo
Bem-estar psicológico
Bem-estar social
Idosos
description Face ao aumento da longevidade torna-se indispensável garantir a qualidade de vida (QdV), bem-estar e satisfação pessoal nesta fase do ciclo de vida. A QdV liga-se a diferentes aspetos do bem-estar, designadamente, o bem-estar subjetivo, o psicológico e o social. Em idade avançada, todos estes aspetos do bem-estar são influenciados pela aprendizagem a qual surge como preditora positiva da QdV. O princípio da aprendizagem ao longo da vida contraria a ideia de que a aprendizagem só deve ocorrer por meio de modalidades, ciclos e níveis, e considera que estes processos vão muito além de espaços formais de aprendizagem não devendo ficar restritos ao ambiente escolar. Este estudo visa compreender em que medida a frequência da Universidade Sénior é percecionada como contribuindo para a Qualidade de Vida e o Bem-estar Subjetivo, Psicológico e Social de idosos. Participaram no estudo 15 utentes da Universidade Sénior de Évora, Portugal, com idades entre os 60 e 90 anos. Os dados foram obtidos através de um questionário com perguntas fechadas e abertas e tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos indicam que a frequência da Universidade Sénior tem um impacto positivo em todos os aspetos da QdV exploradas. Os principais ganhos percebidos e aspetos de maior satisfação prendem-se com aprendizagem, integração social, relações interpessoais, construção de amizades e convivialidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01T00:00:00Z
2023-01-16T16:28:12Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33484
http://hdl.handle.net/10174/33484
url http://hdl.handle.net/10174/33484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grácio, L., Guerra, S. & Carapeto, M. J. (2022). Contribuição da Universidade Sénior para o Bem-Estar e Qualidade de Vida. Revista Ibero-Americana de Gerontologia, 2, 3-17.
https://anges.pt/wp-content/uploads/2023/01/RIAGE2.pdf
mlg@uevora.pt
sarasoldadoguerra@hotmail.com
mjcarapeto@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia
publisher.none.fl_str_mv RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136704014057472