A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Inês
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
Resumo: Num mercado laboral em constante transformação ser-se diferente pode ser fundamental na procura por um emprego e por um percurso profissional. É neste âmbito que surge o conceito de Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal como dimensão de gestão da carreira potenciadora da inserção no mercado laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial. Num segundo momento procura-se perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes ao Personal Branding com o intuito de procurar emprego ou gerir a sua carreira profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorreu a três escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e a Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos da geração Millennial com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objectivos de procura de emprego e/ou de gestão de carreira. Contudo, os resultados evidenciaram que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials não se encontram ligadas com a consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. A consciência da importância de estratégias associadas à construção de uma marca pessoal, bem como da sua manutenção e desenvolvimento na Geração Millennial poderá ser fomentada ao nível dos programas de desenvolvimento de carreiras, tanto no contexto da formação académica como ao nível da formação em contexto organizacional
id RCAP_6a9d5f084f8a4ede6c66a02d0fe75b7a
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da construção do Personal Branding na geração MillennialGeração Millennial, Adaptabilidade de Carreira, Personal BrandingNum mercado laboral em constante transformação ser-se diferente pode ser fundamental na procura por um emprego e por um percurso profissional. É neste âmbito que surge o conceito de Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal como dimensão de gestão da carreira potenciadora da inserção no mercado laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial. Num segundo momento procura-se perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes ao Personal Branding com o intuito de procurar emprego ou gerir a sua carreira profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorreu a três escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e a Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos da geração Millennial com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objectivos de procura de emprego e/ou de gestão de carreira. Contudo, os resultados evidenciaram que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials não se encontram ligadas com a consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. A consciência da importância de estratégias associadas à construção de uma marca pessoal, bem como da sua manutenção e desenvolvimento na Geração Millennial poderá ser fomentada ao nível dos programas de desenvolvimento de carreiras, tanto no contexto da formação académica como ao nível da formação em contexto organizacionalISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2019-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/377International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 7, No 13 (2019)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377/221Copyright (c) 2019 Cláudia Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, InêsAndrade, Cláudia2022-09-22T10:30:38Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:24.107472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
title A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
spellingShingle A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
Moura, Inês
Geração Millennial, Adaptabilidade de Carreira, Personal Branding
title_short A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
title_full A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
title_fullStr A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
title_full_unstemmed A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
title_sort A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial
author Moura, Inês
author_facet Moura, Inês
Andrade, Cláudia
author_role author
author2 Andrade, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Inês
Andrade, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Millennial, Adaptabilidade de Carreira, Personal Branding
topic Geração Millennial, Adaptabilidade de Carreira, Personal Branding
description Num mercado laboral em constante transformação ser-se diferente pode ser fundamental na procura por um emprego e por um percurso profissional. É neste âmbito que surge o conceito de Personal Branding, como gestão contínua de uma marca pessoal como dimensão de gestão da carreira potenciadora da inserção no mercado laboral. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento do conceito Personal Branding pela Geração Millennial. Num segundo momento procura-se perceber de que forma esta geração aplica estratégias subjacentes ao Personal Branding com o intuito de procurar emprego ou gerir a sua carreira profissional. O estudo, de natureza quantitativa, recorreu a três escalas, Escala de Adaptabilidade de Carreira, Escala de Consciência e Importância de Personal Branding e a Escala de Comportamentos de Personal Branding aplicadas através de um questionário online a 267 indivíduos da geração Millennial com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. Os resultados demonstram que a Geração Millennial procura fazer uma gestão pessoal e profissional contínua a fim de alcançar os seus objectivos de procura de emprego e/ou de gestão de carreira. Contudo, os resultados evidenciaram que as estratégias de Personal Branding utilizadas pelos Millennials não se encontram ligadas com a consciência do desenvolvimento de uma Marca Pessoal. A consciência da importância de estratégias associadas à construção de uma marca pessoal, bem como da sua manutenção e desenvolvimento na Geração Millennial poderá ser fomentada ao nível dos programas de desenvolvimento de carreiras, tanto no contexto da formação académica como ao nível da formação em contexto organizacional
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/377
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377/221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cláudia Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cláudia Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 7, No 13 (2019)
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451717128192