Como melhorar a gestão de conhecimento em projetos de consultoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Tomás Manuel Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25024
Resumo: A Gestão de Conhecimento ao dia de hoje apresenta uma relevância extrema para as organizações, para empresas que prestam serviços este tema é ainda mais relevante tendo em conta que maioritariamente o “elemento” a ser transacionado é o conhecimento. O principal objetivo deste estudo é criar medidas para a gestão de conhecimento em organizações com base em projetos de consultoria, avaliar tendências, impactos e as principais causas da perda de conhecimento. Para tal foram elaboradas entrevistas, numa consultora, fazendo uso da metodologia “Pereira Problem Solving” a uma amostra de 20 participantes. Os resultados mostraram que embora difícil de realizar a gestão de conhecimento em consultoras. O estudo aponta como principais causas da perda a rotatividade do capital humano, deficiências no processo de armazenamento, e elementos processuais do KM. Estas lacunas após identificadas podem ser trabalhadas por forma a gerar os benefícios apontados pelo estudo, como a apresentação de melhores soluções para os clientes, ou a redução do tempo e esforço aplicado nos projetos, elevando indicadores de eficácia e produtividade.
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