A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24484 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática51:372.851372.851:51681.324Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste estudo visa analisar o contributo da Web nas atividades de aprendizagem de Matemática de alunos de duas turmas do 10.º ano, tendo como finalidades melhorar a visão que os alunos têm da Matemática, promover aprendizagens mais significativas; proporcionar experiências de aprendizagem mais atrativas e motivadoras; e promover o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos aprender ao longo da vida. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que procura responder às seguintes questões: (1) Como usar os recursos e ferramentas disponíveis online para envolver o aluno na construção do seu conhecimento matemático? (2) Qual a aceitação, por parte dos alunos, das estratégias de ensinoaprendizagem que envolvem a Web e qual o seu impacto? (3) Que competências poderão desenvolver os alunos do 10.º ano na utilização da Web nas suas atividades de aprendizagem na disciplina de Matemática? (4) Que dificuldades e exigências se colocam ao professor de Matemática para implementar estratégias baseadas na Web? Para dar resposta a estas questões, recorreu-se a diferentes métodos de recolha de dados: questionários; observação participante; análise documental e entrevistas. Como estratégias de ensino-aprendizagem, realizou-se uma WebQuest para a consolidação e aplicação de conhecimentos de geometria analítica, recorreu-se à exploração de applets para o estudo da função quadrática e a um trabalho de pesquisa na Web para a aprendizagem autónoma, pelos alunos, de vários tópicos do tema Funções. Todos estes recursos e tarefas estiveram acessíveis aos alunos através de um site, proporcionando-lhes a oportunidade de acederem novamente aos recursos utilizados nas aulas para os explorarem ao seu ritmo. O esclarecimento online de dúvidas, via Facebook ou email, alargou, igualmente, a possibilidade de os alunos receberem apoio personalizado. Estas estratégias receberam uma boa aceitação por parte dos alunos e tiveram um impacto positivo nas suas aprendizagens, constituindo oportunidades para o desenvolvimento de competências que lhes permitem aprender ao longo da vida. Para implementar estas estratégias baseadas na Web, o professor depara-se, frequentemente, com problemas técnico-logísticos e exige-se-lhe formação sobre tecnologia e a sua integração pedagógica na sala de aula.This study analyzes the contribution of the Web in the math learning activities of students from two 10th grade classes, with the aims to improve the vision that students have of mathematics, to promote more meaningful learning, to provide more attractive and motivating learning experiences and to promote the development of skills that enable students to learn throughout life. This is a qualitative investigation that seeks to answer the following questions: (1) How to use the resources and tools available online to engage students in building their mathematical knowledge? (2) What is the acceptance, by the students, of the teaching-learning strategies involving the Web and what is their impact? (3) What skills could the 10th grade students develop using the Web in their learning activities in Mathematics? (4) What difficulties and demands does the mathematics teacher face to implement Web-based strategies? To answer these questions, we used different methods of data collection: questionnaires, participant observation, document analysis and interviews. As teaching and learning strategies, there was a WebQuest for consolidation and application of knowledge about analytic geometry, exploitation of applets for the study of quadratic function and a Web search task for independent learning, by students, of various topics from theme functions. All these resources and tasks were accessible to students through a website, providing them the opportunity to access the resources used in class to explore them at their own rate. The online clarification of doubts, by Facebook or email, extended also the possibility for students to receive personalized support. These strategies were very well received by students and had a positive impact on their learning, providing opportunities to develop skills that enable them to learn throughout life. To implement these Web-based strategies, a teacher often faces technical and logistical problems and it is required training on educational technology and its integration in the classroom.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoLarsen, Carla Cristina Rocha Gomes20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:50.828375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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