A WebQuest na sala de aula de Matemática: um estudo sobre a aprendizagem dos “Lugares Geométricos” por alunos do 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ivete
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/5655
Resumo: Dissertação Mestre em Educação
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spelling A WebQuest na sala de aula de Matemática: um estudo sobre a aprendizagem dos “Lugares Geométricos” por alunos do 8º ano51:372.851372.851:51681.324Dissertação Mestre em EducaçãoEste estudo descreve uma experiência que envolveu a aplicação de uma WebQuest, criada e desenvolvida pela investigadora, relacionada com a unidade “Lugares Geométricos” do programa do 8º ano de escolaridade, tendo como personagem principal o Harry Potter. Esta WebQuest, de longa duração, foi elaborada com o objectivo de aquisição e aplicação dos conhecimentos desta unidade, implicando que cada díade fizesse o seu portefólio com as actividades propostas ao longo das sessões. Os objectivos deste estudo centraram-se em: (a) analisar, na perspectiva do aluno e na da professora, as motivações para aprender no ambiente tecnológico com recurso à WebQuest; (b) verificar se e como se processam as relações de cooperação e de colaboração entre os elementos; (c) identificar se, como, quando e porquê as atitudes mudam ao longo da actividade e (d) verificar se a WebQuest fomenta a motivação e o gosto pela disciplina e se vai de encontro às expectativas e gostos dos alunos. Tendo em consideração os objectivos do estudo optou-se por desenvolver um estudo de caso. Para a recolha de dados utilizaram-se os instrumentos: guião de observação das sessões, questionários e entrevistas semi-estruturadas. Foram também analisados os portefólios elaborados pelos alunos, bem como as observações e reflexões produzidas pela investigadora durante e após cada sessão. De acordo com a opinião dos alunos e da professora, esta WebQuest foi considerada eficiente, divertida e interessante tendo permitido a resolução das Tarefas de forma autónoma e ao ritmo de cada um e estimulado os alunos para a aprendizagem. Os principais factores motivacionais para a sua resolução foram a estrutura da WebQuest, o enredo da história, as Tarefas propostas, os recursos disponíveis na Web e ainda o facto de ter sido resolvida por díades. Durante a realização da WebQuest os alunos estabeleceram relações de partilha e cooperação dentro de cada díade e com a professora da turma e de colaboração entre outras díades e no grupo turma. Ao longo do processo de resolução da WebQuest observaram-se diferentes atitudes nos alunos que foram desde a dificuldade de concentração e compreensão das actividades a realizar, na fase inicial, até uma compreensão global dos objectivos, demonstração de independência e autonomia na realização das Tarefas. A WebQuest, na opinião dos alunos e da docente, enquanto estratégia de ensino-aprendizagem, fomentou a motivação para a realização das actividades, facilitou a compreensão e a aprendizagem dos conceitos e implicou a motivação nos alunos para a disciplina de Matemática, superando as expectativas de alguns alunos e indo ao encontro das dos restantes e da professora.This research describes an experience which involves the application of a WebQuest, created and developed by the researcher, related to the “Geometric Places” unit of the 8th grade, having Harry Potter as main character. This WebQuest, that is a long term one, has been elaborated with the purpose of acquisition and application of the knowledge in this unit. The students worked in pairs, developing the activities proposed and making its portfolio. The aims of this research were: a) to analyse, in the perspective of the student and the teacher, the motivations to learn in a technologic environment, having the WebQuest as resource; b) to verify if and how the relations of cooperation and collaboration between the elements were established; c) to identify if, how, when and why the attitudes change during the activity, and d) to verify if the WebQuest contributes to student’s motivation towards Maths and if their expectations about the WebQuest were confirmed. Considering the objectives of the study we’ve chosen to develop a case study. To gather the information some instruments have been developed: a grid of observation, questionnaires, and interviews. The portfolios elaborated by the students were also analysed, as well as the observations and reflections produced by the investigator during and after each session. According to the students and the teacher’s opinion, this WebQuest was considered efficient, amusing and interesting and allowed the resolution of the tasks in a self sufficient way, and has stimulated the students to the learning process, constituting the WebQuest structure, the story, the proposed tasks, the resources available in the Web, and also the fact that it has been solved in pairs, the main factor to its resolution is motivation. During the resolution of the WebQuest the students established relations of sharing and cooperation with each others and with the teacher and of cooperation among other pairs and in the class group. Through the WebQuest resolution, different students’ attitudes were observed. In the initial phase, they had difficulty of concentration and comprehension of the tasks that they had to achieve, but afterwards they understood the objectives, and a sense of independence and autonomy was acquired. The teacher and the students consider that the WebQuest as a teachinglearning strategy, contributed to students’ motivation to solve the activities proposed, increased the comprehension and the learning of the concepts and grew students’ interest in Mathematics, beating the expectations of some students and going towards the expectations of the rest of the class as well as the teacher’s.Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim SoaresAlmeida, ConceiçãoUniversidade do MinhoCruz, Ivete2006-07-042006-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:16.670205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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