Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1589
Resumo: O presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo.
id RCAP_6ac2be0a4087b627b690a14dae0b4da1
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoIntervenção pedagógicaPré-escola1.º Ciclo do Ensino BásicoIdentidade profissionalPedagogical interventionPre-school1st Cycle of Basic EducationProfessional identityEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo.This master’s probation report was elaborated/designed to obtain a master’s degree in Preschool Education oh the 1st cycle of basic education. Reflects all the path in developing the pedagogical intervention whether in the valence Preschool, Basic School 1st cycle of São Martinho, with the group of children from Pre III room, whether in the valence 1st cycle of Basic Education in the elementary school of the 1st cycle of Preschool of Ribeira Brava, with the class of 2nd year A. The corpus of this report brings together a set of theoretical assumptions underlying any pedagogical action and contributed in some way to the construction of a professional identity. It should be noted also the methodological Framework presente in this work, guided by research-action, which guided the praxis. Later sets up informations on the contexto and characteristics of children and presents all the pedagogical action path, which aimed to answer the questions for investigation, which form the focus of this study.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaAndrade, Fátima Marlene Rodrigues de2017-08-05T00:30:08Z2015-06-05T00:00:00Z2015-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1589201650215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:18.386113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de
Intervenção pedagógica
Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Identidade profissional
Pedagogical intervention
Pre-school
1st Cycle of Basic Education
Professional identity
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de
author_facet Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brazão, José Paulo Gomes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Identidade profissional
Pedagogical intervention
Pre-school
1st Cycle of Basic Education
Professional identity
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Intervenção pedagógica
Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Identidade profissional
Pedagogical intervention
Pre-school
1st Cycle of Basic Education
Professional identity
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-05T00:00:00Z
2015-06-05T00:00:00Z
2017-08-05T00:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1589
201650215
url http://hdl.handle.net/10400.13/1589
identifier_str_mv 201650215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912889573376