Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1589 |
Resumo: | O presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo. |
id |
RCAP_6ac2be0a4087b627b690a14dae0b4da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoIntervenção pedagógicaPré-escola1.º Ciclo do Ensino BásicoIdentidade profissionalPedagogical interventionPre-school1st Cycle of Basic EducationProfessional identityEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo.This master’s probation report was elaborated/designed to obtain a master’s degree in Preschool Education oh the 1st cycle of basic education. Reflects all the path in developing the pedagogical intervention whether in the valence Preschool, Basic School 1st cycle of São Martinho, with the group of children from Pre III room, whether in the valence 1st cycle of Basic Education in the elementary school of the 1st cycle of Preschool of Ribeira Brava, with the class of 2nd year A. The corpus of this report brings together a set of theoretical assumptions underlying any pedagogical action and contributed in some way to the construction of a professional identity. It should be noted also the methodological Framework presente in this work, guided by research-action, which guided the praxis. Later sets up informations on the contexto and characteristics of children and presents all the pedagogical action path, which aimed to answer the questions for investigation, which form the focus of this study.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaAndrade, Fátima Marlene Rodrigues de2017-08-05T00:30:08Z2015-06-05T00:00:00Z2015-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1589201650215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:18.386113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de Intervenção pedagógica Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Identidade profissional Pedagogical intervention Pre-school 1st Cycle of Basic Education Professional identity Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de |
author_facet |
Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Fátima Marlene Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Identidade profissional Pedagogical intervention Pre-school 1st Cycle of Basic Education Professional identity Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Intervenção pedagógica Pré-escola 1.º Ciclo do Ensino Básico Identidade profissional Pedagogical intervention Pre-school 1st Cycle of Basic Education Professional identity Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio de mestrado foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da intervenção pedagógica quer na valência de PréEscolar, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, com o grupo de crianças da sala Pré III, quer na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Ribeira Brava, com a turma do 2º ano A. O corpus deste relatório congrega um conjunto de pressupostos teóricos que sustentaram toda a ação pedagógica e que contribuíram, de certa forma, para a construção de uma identidade profissional. Salienta-se, também, o enquadramento metodológico presente neste trabalho, norteado pela investigação-ação, que orientou toda a praxis. Posteriormente expõe-se informações relativas aos contextos e caraterísticas das crianças e apresenta-se todo o percurso de ação pedagógica, que visou responder às questões investigativas, que formam o cerne deste estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-05T00:00:00Z 2015-06-05T00:00:00Z 2017-08-05T00:30:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1589 201650215 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1589 |
identifier_str_mv |
201650215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912889573376 |