“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335 |
Resumo: | A aprendizagem informal no ensino básico deve ser estimulada de modo a permitir aprendizagens mais intensas e sistemáticas sobre o mundo real. O projeto “Onde estão as sementes do medronheiro”, refere-se à conceção, planificação, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recorrendo à metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), com atividades de cariz prático, laboratoriais e de campo, e ações ambientais e cooperativos, envolvendo 19 alunos do Ensino Básico do concelho de Arganil. A intervenção incluiu atividades realizadas em dois contextos distintos – ao nível do ensino formal (sala de aula), e não formal, laboratório e no campo (Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil), enquadrada na temática “Sustentabilidade na Terra”, centrada nos conceitos: Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade. A avaliação da intervenção teve por base a recolha de dados que contemplaram a análise das respostas dos alunos às fichas de trabalho e ao questionário de avaliação, bem como os registos de observação direta e no diário do professor. Foram também integrados dados quantitativos, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados obtidos, com este projeto, fornecem indicadores positivos em relação ao valor educativo de intervenções que promovam interações entre contextos formais e não formais, integrando inter-relações Ciências-Tecnologia-Sociedade, centradas no quotidiano dos alunos, e permitem reforçar a aplicação do método de aprendizagem ativa (IBSE) como um recurso importante na aprendizagem das Ciências Naturais. |
id |
RCAP_6ac530f0b5b0c5a25fd63d0ae15d4cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/11335 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências NaturaisA aprendizagem informal no ensino básico deve ser estimulada de modo a permitir aprendizagens mais intensas e sistemáticas sobre o mundo real. O projeto “Onde estão as sementes do medronheiro”, refere-se à conceção, planificação, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recorrendo à metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), com atividades de cariz prático, laboratoriais e de campo, e ações ambientais e cooperativos, envolvendo 19 alunos do Ensino Básico do concelho de Arganil. A intervenção incluiu atividades realizadas em dois contextos distintos – ao nível do ensino formal (sala de aula), e não formal, laboratório e no campo (Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil), enquadrada na temática “Sustentabilidade na Terra”, centrada nos conceitos: Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade. A avaliação da intervenção teve por base a recolha de dados que contemplaram a análise das respostas dos alunos às fichas de trabalho e ao questionário de avaliação, bem como os registos de observação direta e no diário do professor. Foram também integrados dados quantitativos, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados obtidos, com este projeto, fornecem indicadores positivos em relação ao valor educativo de intervenções que promovam interações entre contextos formais e não formais, integrando inter-relações Ciências-Tecnologia-Sociedade, centradas no quotidiano dos alunos, e permitem reforçar a aplicação do método de aprendizagem ativa (IBSE) como um recurso importante na aprendizagem das Ciências Naturais.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2016-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335oai:proa.ua.pt:article/11335Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 6 No 2 (2016); 22-31Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 6 n.º 2 (2016); 22-311647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/11335https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/11335/7391https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Graça Maria Neves2022-09-05T12:32:56Zoai:proa.ua.pt:article/11335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:23.755593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
title |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
spellingShingle |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais Dias, Graça Maria Neves |
title_short |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
title_full |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
title_fullStr |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
title_sort |
“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais |
author |
Dias, Graça Maria Neves |
author_facet |
Dias, Graça Maria Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Graça Maria Neves |
description |
A aprendizagem informal no ensino básico deve ser estimulada de modo a permitir aprendizagens mais intensas e sistemáticas sobre o mundo real. O projeto “Onde estão as sementes do medronheiro”, refere-se à conceção, planificação, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recorrendo à metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), com atividades de cariz prático, laboratoriais e de campo, e ações ambientais e cooperativos, envolvendo 19 alunos do Ensino Básico do concelho de Arganil. A intervenção incluiu atividades realizadas em dois contextos distintos – ao nível do ensino formal (sala de aula), e não formal, laboratório e no campo (Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil), enquadrada na temática “Sustentabilidade na Terra”, centrada nos conceitos: Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade. A avaliação da intervenção teve por base a recolha de dados que contemplaram a análise das respostas dos alunos às fichas de trabalho e ao questionário de avaliação, bem como os registos de observação direta e no diário do professor. Foram também integrados dados quantitativos, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados obtidos, com este projeto, fornecem indicadores positivos em relação ao valor educativo de intervenções que promovam interações entre contextos formais e não formais, integrando inter-relações Ciências-Tecnologia-Sociedade, centradas no quotidiano dos alunos, e permitem reforçar a aplicação do método de aprendizagem ativa (IBSE) como um recurso importante na aprendizagem das Ciências Naturais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335 oai:proa.ua.pt:article/11335 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/11335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/11335 https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/11335/7391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 6 No 2 (2016); 22-31 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 6 n.º 2 (2016); 22-31 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129874973065216 |