“Onde estão as sementes do medronheiro?” – uma intervenção educativa com alunos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Graça Maria Neves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v6i2.11335
Resumo: A aprendizagem informal no ensino básico deve ser estimulada de modo a permitir aprendizagens mais intensas e sistemáticas sobre o mundo real. O projeto “Onde estão as sementes do medronheiro”, refere-se à conceção, planificação, implementação e avaliação de uma intervenção educativa, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, recorrendo à metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE), com atividades de cariz prático, laboratoriais e de campo, e ações ambientais e cooperativos, envolvendo 19 alunos do Ensino Básico do concelho de Arganil. A intervenção incluiu atividades realizadas em dois contextos distintos – ao nível do ensino formal (sala de aula), e não formal, laboratório e no campo (Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil), enquadrada na temática “Sustentabilidade na Terra”, centrada nos conceitos: Biodiversidade, Alterações Climáticas e Sustentabilidade. A avaliação da intervenção teve por base a recolha de dados que contemplaram a análise das respostas dos alunos às fichas de trabalho e ao questionário de avaliação, bem como os registos de observação direta e no diário do professor. Foram também integrados dados quantitativos, sob a forma de estatística descritiva. Os resultados obtidos, com este projeto, fornecem indicadores positivos em relação ao valor educativo de intervenções que promovam interações entre contextos formais e não formais, integrando inter-relações Ciências-Tecnologia-Sociedade, centradas no quotidiano dos alunos, e permitem reforçar a aplicação do método de aprendizagem ativa (IBSE) como um recurso importante na aprendizagem das Ciências Naturais.
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