Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Hugo Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59452
Resumo: Dissertação de mestrado em Industrial and Firm Economics
id RCAP_6ad068a0dfd5c79e5eea5647247fb41e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficienciesMonopolyDuopolyDecision-makingPrice discriminationCaptive consumersMonopólioDuopólioTomada de decisãoDiscriminação de preçosConsumidores cativosCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Industrial and Firm EconomicsThis dissertation aims to investigate the entry decision of a Low-Cost Carrier (LCC) in a market where the incumbent firm, the Full-Cost Carrier (FCC), has a competitive advantage due to the existence of captive loyal consumers, who are only willing to fly with this company. As the LCC is more efficient than the FCC in terms of operation costs, this dissertation investigates under which conditions for cost differences and dimension of FCC’s captive segment, will the LCC entrance occur. With this goal in mind, a theoretical model of price competition is proposed and solved, using game theoretical tools. We conclude that, as expected, the entry of the LCC will be more likely in markets with a lower proportion of captive consumers to the FCC, which translates into a greater potential demand (selective market) for the LCC. The entry will also be more likely the greater the cost advantage of LCC compared to the FCC. Regarding the impact on profits, we conclude that the FCC will face greater losses if its initial competitive advantage (proportion of captive consumers) is less significant and faces the actual entry of a very efficient LCC. With regard to the LCC, we show that the entry becomes more likely the greater the lower is its cost in comparison to the incumbent company. With these results, we conclude that if the FCC wants to smooth price competition with a cost-efficient LCC, it should devote resources to increasing passenger loyalty. On the other hand, LCCs interested in entering a market should guarantee cost levels low enough to address the disadvantages of competing with a FCC with captive consumers.Esta dissertação tem como objetivo investigar em que medida a existência de consumidores leais cativos a uma companhia aérea incumbente, a Full-Cost Carrier (FCC), bem como a eficiência em custos, pode condicionar a decisão de entrada de uma companhia Low-Cost Carrier (LCC) num mercado inicialmente monopolizado. Com este objetivo é proposto um modelo teórico de concorrência em preços, resolvido com base na teoria dos jogos. Examinamos os lucros da FCC após a entrada bem-sucedida da LCC, bem como os impactos ao nível da decisão de entrada da LCC. Com este modelo, conclui-se que, como esperado, a entrada da LCC será mais provável em mercados com uma proporção menor de consumidores cativos à FCC, o que se traduz numa maior procura potencial (mercado seletivo) para a LCC. A entrada será também mais provável quanto maior a vantagem de custos da LCC comparativamente à FCC. No que diz respeito ao impacto nos lucros, conclui-se que a FCC enfrentará maiores perdas se a sua vantagem competitiva inicial (proporção de consumidores cativos) for pouco significativa e se deparar com a entrada efetiva de uma LCC muito eficiente. No que diz respeito à LCC conclui-se que existindo custo exógeno de entrada, a sua entrada é mais provável quanto maior a sua eficiência em custos em comparação com a FCC (i.e., quanto menos eficiente for a incumbente). Com estes resultados, conclui-se que se as FCC quiserem suavizar a concorrência em preços com uma LCC agressiva em custos, devem dedicar recursos a aumentar a lealdade dos passageiros. Por outro lado, as LCC interessadas em entrar num mercado devem garantir níveis de custos suficientemente baixos para colmatarem as desvantagens em concorrer com uma FCC com consumidores cativos.Esteves, Rosa BrancaCarballo-Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoGouveia, Hugo Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59452eng202183408info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:12.867265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
title Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
spellingShingle Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
Gouveia, Hugo Silva
Monopoly
Duopoly
Decision-making
Price discrimination
Captive consumers
Monopólio
Duopólio
Tomada de decisão
Discriminação de preços
Consumidores cativos
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
title_full Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
title_fullStr Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
title_full_unstemmed Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
title_sort Price competition between a Full-Cost Carrier and a Low Cost Carrier: the importance of Loyalty and Cost efficiencies
author Gouveia, Hugo Silva
author_facet Gouveia, Hugo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Rosa Branca
Carballo-Cruz, Francisco
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Hugo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Monopoly
Duopoly
Decision-making
Price discrimination
Captive consumers
Monopólio
Duopólio
Tomada de decisão
Discriminação de preços
Consumidores cativos
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Monopoly
Duopoly
Decision-making
Price discrimination
Captive consumers
Monopólio
Duopólio
Tomada de decisão
Discriminação de preços
Consumidores cativos
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Industrial and Firm Economics
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59452
url http://hdl.handle.net/1822/59452
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202183408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132597142421504