Efeitos estratégicos do Hub & Spoke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estival, William Raphaël da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35227
Resumo: As estratégias de Hub & Spoke têm vindo a ser estudadas e investigadas por académicos, assim como pelas autoridades nacionais da concorrência em diferentes países. Estas práticas definem-se por esquemas triangulares onde a interação entre os diferentes intervenientes é efetuada através de uma troca indireta de informação, isto é, comunicação através de um terceiro elemento com a qual existe uma relação vertical. De modo a estudar os efeitos estratégicos que estas práticas têm no mercado, comparamos os resultados de dois cenários: cenário com concorrência à la Cournot e cenário com Hub & Spoke. Recorrendo à teoria dos jogos, definimos um modelo com interação vertical entre uma empresa grossista e duas empresas retalhistas. Os resultados sugerem que as práticas de Hub & Spoke, sob determinados pressupostos, podem tornar o conluio sustentável e benéfico para o bem-estar dos consumidores.
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