O corpo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moura Costa, Bárbara Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bezerra, Marta, Mariano, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19964
Resumo: As questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância. Palavras-chave: corpo; crianças; infância.
id RCAP_6aef3df884ee3a03fe1cff553076fae8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo infantilArtigosAs questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância. Palavras-chave: corpo; crianças; infância.Abstract The questions pertaining to the childhood body in its relationship with the world have been the target of an increasing number of studies based on the human and social sciences in the attempt to understand elements that escape the biologicism posed by the theories that govern positivist researches about the body.  In this direction, the problem of the present research ends in the question: How does the child understand his body? Thus, the general objective of the work was to understand how the child understands his body, to know the existing relationships between such understandings and the specificities of childhood and with elements brought by the adult world. To this end, a bibliographic survey was carried out regarding childhood, the body and the interface between them before the educational processes. The orientation of the research was sought from the dialectical matrix, being used as data collection techniques the talk wheel and the drawings to give voice to the participating children. As results, the study shows how relevant the conceptual construction of body based on the purely biological understanding and organized from the instrumental logic in most dialogues. However, when they speak the function of the body, the children researched construct their dialogues denoting the interface between body and playfulness, among other constituent elements of childhood. Keywords: body; children; childhood.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19964por1646-2335de Moura Costa, Bárbara DuarteBezerra, MartaMariano, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.736555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo infantil
title O corpo infantil
spellingShingle O corpo infantil
de Moura Costa, Bárbara Duarte
Artigos
title_short O corpo infantil
title_full O corpo infantil
title_fullStr O corpo infantil
title_full_unstemmed O corpo infantil
title_sort O corpo infantil
author de Moura Costa, Bárbara Duarte
author_facet de Moura Costa, Bárbara Duarte
Bezerra, Marta
Mariano, Aline
author_role author
author2 Bezerra, Marta
Mariano, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moura Costa, Bárbara Duarte
Bezerra, Marta
Mariano, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância. Palavras-chave: corpo; crianças; infância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.19964
url https://doi.org/10.25755/int.19964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950794215424