O corpo infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.19964 |
Resumo: | As questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância. Palavras-chave: corpo; crianças; infância. |
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O corpo infantilArtigosAs questões pertinentes ao corpo da infância em sua relação com o mundo têm sido alvo de um crescente número de estudos pautados nas ciências humanas e sociais na pretensão de compreender elementos que fogem ao biologicismo colocado pelas teorias que regem as pesquisas positivistas em torno do corpo. Nessa direção, o problema da presente pesquisa se encerra na questão: Como a criança compreende seu corpo? Assim, o objetivo geral do trabalho foi compreender como a criança entende seu corpo, conhecer as relações existentes entre tais entendimentos e as especificidades da infância e com elementos trazidos pelo mundo adulto. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à infância, ao corpo e a interface entre eles diante dos processos educativos. Buscou-se a orientação da pesquisa a partir da matriz dialética, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados a roda de conversa e os desenhos para dar voz às crianças participantes. Concluindo, o estudo mostra como relevante a construção conceitual de corpo pautada no entendimento puramente biológico e organizado a partir da lógica instrumental na maior parte dos diálogos. Porém, quando elas falam acerca da função do corpo, as crianças pesquisadas constroem seus diálogos denotando a interface entre corpo e ludicidade, entre outros elementos constitutivos da infância. Palavras-chave: corpo; crianças; infância.Abstract The questions pertaining to the childhood body in its relationship with the world have been the target of an increasing number of studies based on the human and social sciences in the attempt to understand elements that escape the biologicism posed by the theories that govern positivist researches about the body. In this direction, the problem of the present research ends in the question: How does the child understand his body? Thus, the general objective of the work was to understand how the child understands his body, to know the existing relationships between such understandings and the specificities of childhood and with elements brought by the adult world. To this end, a bibliographic survey was carried out regarding childhood, the body and the interface between them before the educational processes. The orientation of the research was sought from the dialectical matrix, being used as data collection techniques the talk wheel and the drawings to give voice to the participating children. As results, the study shows how relevant the conceptual construction of body based on the purely biological understanding and organized from the instrumental logic in most dialogues. However, when they speak the function of the body, the children researched construct their dialogues denoting the interface between body and playfulness, among other constituent elements of childhood. Keywords: body; children; childhood.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19964por1646-2335de Moura Costa, Bárbara DuarteBezerra, MartaMariano, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.736555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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