Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Pedro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Banha, Rui, Ramos, Madalena, Aníbal, Alexandra, Urze, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26342
Resumo: O artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.
id RCAP_6b0077a0bb1334fa0bea1396ded7c957
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inserções, identidades e competências dos sociólogos em PortugalDiplomados em SociologiaFormaçãoProfissão -- ProfessionIdentidadePráticasRepresentaçõesGraduates in SociologyTrainingIdentityPracticesRepresentationsDiplômés en SociologieFormationMétierIdentitéPratiquesReprésentationsGraduados en SociologíaFormaciónProfesiónIdentidadPrácticasRepresentacionesO artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.This article aims to contribute to the knowledge and reflection on the professional identities and representations of sociologists per se and in their relationship with others professionals within the framework of organizational dynamics. Some key issues on the development of this field in Portugal are addressed through the analysis of the responses to the “Professional Skills and Practices of the Graduates in Sociology” survey, which was launched in 2019. The effects of generational differences, training path and professional placement (working within or outside the academy) on identity and representations, namely of what it means to be a sociologist, are explored.L’article vise à contribuer à la connaissance et à la réflexion sur les identités et les représentations professionnelles des sociologues per se et dans leur relation avec d’autres professionnels dans le cadre des dynamiques organisationnelles. Pour cela, il reprend quelques questions fondamentales sur le développement de ce domaine au Portugal, en analysant les réponses à l’enquête “Compétences et pratiques professionnelles des diplômés en sociologie”, lancée en 2019. Ainsi, il explore l’effet des différences générationnelles, du parcours de formation et de l’insertion professionnelle (au sein ou en dehors de l’académie) dans le positionnement des individus en termes d’identité et de représentations, à savoir dans ce que signifie être sociologue.El artículo busca contribuir para el conocimiento y reflexión sobre las identidades y representaciones profesionales de los sociólogos per se y en su relación con los demás profesionales, en el marco de las dinámicas organizacionales. Para ello, retoma algunas preguntas fundamentales sobre el desarrollo de este campo en Portugal, analizando las respuestas a la encuesta “Competencias y Prácticas Profesionales de los Diplomados en Sociología”, lanzado en 2019. Así, explora el efecto de diferencias generacionales, recorridos formativos y de inserción profesional (dentro o fuera de la academia) en el posicionamiento de los individuos en relación con su identidad y representaciones, en particular sobre lo que significa ser un sociólogo.Editora Mundos Sociais2022-10-25T11:44:01Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26342por0873-652910.7458/SPP202210025945Abrantes, PedroBanha, RuiRamos, MadalenaAníbal, AlexandraUrze, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:44.586601Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
title Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
spellingShingle Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
Abrantes, Pedro
Diplomados em Sociologia
Formação
Profissão -- Profession
Identidade
Práticas
Representações
Graduates in Sociology
Training
Identity
Practices
Representations
Diplômés en Sociologie
Formation
Métier
Identité
Pratiques
Représentations
Graduados en Sociología
Formación
Profesión
Identidad
Prácticas
Representaciones
title_short Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
title_full Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
title_fullStr Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
title_full_unstemmed Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
title_sort Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal
author Abrantes, Pedro
author_facet Abrantes, Pedro
Banha, Rui
Ramos, Madalena
Aníbal, Alexandra
Urze, Paula
author_role author
author2 Banha, Rui
Ramos, Madalena
Aníbal, Alexandra
Urze, Paula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Pedro
Banha, Rui
Ramos, Madalena
Aníbal, Alexandra
Urze, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Diplomados em Sociologia
Formação
Profissão -- Profession
Identidade
Práticas
Representações
Graduates in Sociology
Training
Identity
Practices
Representations
Diplômés en Sociologie
Formation
Métier
Identité
Pratiques
Représentations
Graduados en Sociología
Formación
Profesión
Identidad
Prácticas
Representaciones
topic Diplomados em Sociologia
Formação
Profissão -- Profession
Identidade
Práticas
Representações
Graduates in Sociology
Training
Identity
Practices
Representations
Diplômés en Sociologie
Formation
Métier
Identité
Pratiques
Représentations
Graduados en Sociología
Formación
Profesión
Identidad
Prácticas
Representaciones
description O artigo procura contribuir para o conhecimento e a reflexão acerca das identidades e representações profissionais dos sociólogos per se e na relação com os outros profissionais, no quadro das dinâmicas organizacionais. Para isso, retoma algumas questões de fundo sobre o desenvolvimento deste campo em Portugal, analisando as respostas ao inquérito “Competências e Práticas Profissionais dos Diplomados em Sociologia”, lançado em 2019. Explora, assim, o efeito de diferenças geracionais, de percurso formativo e de inserção profissional (dentro e fora da academia) no posicionamento dos indivíduos, em termos de identidade e representações, nomeadamente quanto ao que significa ser sociólogo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25T11:44:01Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26342
url http://hdl.handle.net/10071/26342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP202210025945
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134671911518208