Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8212 |
Resumo: | As novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual. |
id |
RCAP_6b1b8103b864c4c067ce67d4919061d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção VisualNecessidades Educativas EspeciaisDificuldades de Aprendizagem EspecíficasPortalPlano de TreinoPerceção VisualTICSpecial Needs EducationSpecific Learning DisabilitiesNetwork SystemTraining PlanVisual PerceptionInformaticsSistemas Gráficos e MultimediaAs novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual.The new information and communication technologies are introducing new approaches and orientations in the relation of people with the global world; at the same time, they are redefining paradigms in several subjects, in particular in health and education. The massification of technologies is facilitating information and knowledge to get closer to people and as a support of teaching and learning processes of students with special educational needs and specific learning disabilities has been discussed increasingly on greater relevance. Through this dissertation, one intends to present solutions which will permit simple processes of the relationships among the various intervenients in a child's therapy process. Although it can be extended to other scenarios, the project applies to the specific case of children with special educational needs and specific learning disabilities, motivated by difficulties in visual perception, that oblige not only to adopt training programs, such as interactive games, but also to an integrated monitoring of all intervenients in their therapy: therapists, teachers, parents and educators, social workers and others, making it essential to use an universal platform that enables the exchange and systematization of information. First it was necessary the inclusion of this theme by means of read, research and meet with people connected to different areas involved in the treatment of special educational needs, making it possible the acquisition of knowledge and a new look on the theme. After a first research on the dimensions to explore, the information was collected on studies and projects elaborated to support this area, and it was developed a project to contribute to the good work of all professionals engaged in the therapy/treatment of children with special educational needs, particularly derived from visual perception difficulties. Later, there was the evaluation of the prototype to validate the actual contribution of the system to improve communication and information sharing between all stakeholders in the child care process with Special Educational Needs and the use of interactive technologies in the training of perception visual. With a view to future implementation of an educational resource in this area, it was also collected the negative points and suggestions for improvement to incorporate. In summary, this work validates the contribution of Informatics, and this particular system, in the relationship of the actors in an interdisciplinary therapy process and in training of visual perception.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, João Manuel Coelho Trigo2016-11-01T01:30:10Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8212TID:201754622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:36.664728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
title |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
spellingShingle |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual Lopes, João Manuel Coelho Trigo Necessidades Educativas Especiais Dificuldades de Aprendizagem Específicas Portal Plano de Treino Perceção Visual TIC Special Needs Education Specific Learning Disabilities Network System Training Plan Visual Perception Informatics Sistemas Gráficos e Multimedia |
title_short |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
title_full |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
title_fullStr |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
title_full_unstemmed |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
title_sort |
Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual |
author |
Lopes, João Manuel Coelho Trigo |
author_facet |
Lopes, João Manuel Coelho Trigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Manuel Coelho Trigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Educativas Especiais Dificuldades de Aprendizagem Específicas Portal Plano de Treino Perceção Visual TIC Special Needs Education Specific Learning Disabilities Network System Training Plan Visual Perception Informatics Sistemas Gráficos e Multimedia |
topic |
Necessidades Educativas Especiais Dificuldades de Aprendizagem Específicas Portal Plano de Treino Perceção Visual TIC Special Needs Education Specific Learning Disabilities Network System Training Plan Visual Perception Informatics Sistemas Gráficos e Multimedia |
description |
As novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-01T01:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8212 TID:201754622 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8212 |
identifier_str_mv |
TID:201754622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131380820475904 |