Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Manuel Coelho Trigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8212
Resumo: As novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual.
id RCAP_6b1b8103b864c4c067ce67d4919061d0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção VisualNecessidades Educativas EspeciaisDificuldades de Aprendizagem EspecíficasPortalPlano de TreinoPerceção VisualTICSpecial Needs EducationSpecific Learning DisabilitiesNetwork SystemTraining PlanVisual PerceptionInformaticsSistemas Gráficos e MultimediaAs novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual.The new information and communication technologies are introducing new approaches and orientations in the relation of people with the global world; at the same time, they are redefining paradigms in several subjects, in particular in health and education. The massification of technologies is facilitating information and knowledge to get closer to people and as a support of teaching and learning processes of students with special educational needs and specific learning disabilities has been discussed increasingly on greater relevance. Through this dissertation, one intends to present solutions which will permit simple processes of the relationships among the various intervenients in a child's therapy process. Although it can be extended to other scenarios, the project applies to the specific case of children with special educational needs and specific learning disabilities, motivated by difficulties in visual perception, that oblige not only to adopt training programs, such as interactive games, but also to an integrated monitoring of all intervenients in their therapy: therapists, teachers, parents and educators, social workers and others, making it essential to use an universal platform that enables the exchange and systematization of information. First it was necessary the inclusion of this theme by means of read, research and meet with people connected to different areas involved in the treatment of special educational needs, making it possible the acquisition of knowledge and a new look on the theme. After a first research on the dimensions to explore, the information was collected on studies and projects elaborated to support this area, and it was developed a project to contribute to the good work of all professionals engaged in the therapy/treatment of children with special educational needs, particularly derived from visual perception difficulties. Later, there was the evaluation of the prototype to validate the actual contribution of the system to improve communication and information sharing between all stakeholders in the child care process with Special Educational Needs and the use of interactive technologies in the training of perception visual. With a view to future implementation of an educational resource in this area, it was also collected the negative points and suggestions for improvement to incorporate. In summary, this work validates the contribution of Informatics, and this particular system, in the relationship of the actors in an interdisciplinary therapy process and in training of visual perception.Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, João Manuel Coelho Trigo2016-11-01T01:30:10Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8212TID:201754622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-12T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:36.664728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
title Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
spellingShingle Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
Lopes, João Manuel Coelho Trigo
Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Portal
Plano de Treino
Perceção Visual
TIC
Special Needs Education
Specific Learning Disabilities
Network System
Training Plan
Visual Perception
Informatics
Sistemas Gráficos e Multimedia
title_short Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
title_full Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
title_fullStr Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
title_full_unstemmed Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
title_sort Contributos das TIC para as Necessidades Educativas Especiais - Treino da Perceção Visual
author Lopes, João Manuel Coelho Trigo
author_facet Lopes, João Manuel Coelho Trigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Manuel Coelho Trigo
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Portal
Plano de Treino
Perceção Visual
TIC
Special Needs Education
Specific Learning Disabilities
Network System
Training Plan
Visual Perception
Informatics
Sistemas Gráficos e Multimedia
topic Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Portal
Plano de Treino
Perceção Visual
TIC
Special Needs Education
Specific Learning Disabilities
Network System
Training Plan
Visual Perception
Informatics
Sistemas Gráficos e Multimedia
description As novas tecnologias de informação e comunicação vêm introduzir novas abordagens e orientações nas relações das pessoas no mundo global, ao mesmo tempo que vêm redefinir paradigmas diversos em várias áreas disciplinares, nomeadamente nas áreas da saúde e da educação. A massificação das tecnologias vem assim aproximar a informação e o conhecimento das pessoas e a sua utilização no apoio aos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas tem vindo a ser discutida cada vez mais com uma maior relevância. Pretende-se através da presente dissertação contribuir com soluções que apoiem a desmaterialização dos processos e desburocratização dos relacionamentos entres os diversos intervenientes num processo de terapia de uma criança. Apesar de poder ser extensível a outros cenários, o projeto desenvolvido aplica-se ao caso concreto de crianças com necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem específicas, motivadas por dificuldades de perceção visual, que obrigam, além da adoção de programas de treino, como jogos interativos, a um acompanhamento integrado de todos os intervenientes na sua terapia: terapeutas, professores, pais e educadores, assistentes sociais entre outros, tornando-se fundamental a utilização de uma plataforma universal que permita a troca e sistematização de informações. Inicialmente foi necessário um enquadramento desta temática por via da leitura, pesquisa e reuniões com elementos ligados a diferentes áreas que intervém no tratamento de necessidades educativas especiais. Depois de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre as dimensões a explorar, recolheu-se informação sobre estudos e projetos desenvolvidos para apoiar esta área, e desenvolveu-se um projeto destinado a contribuir para o trabalho positivo de todos os profissionais que se dedicam à terapia/tratamento das crianças com necessidades educativas especiais, particularmente derivadas de dificuldades de perceção visual. Posteriormente, realizou-se a avaliação do protótipo de forma a validar o real contributo do sistema na melhoria da comunicação e partilha de informação entre todos os intervenientes no processo de terapia de crianças com necessidades educativas especiais e da utilização das tecnologias interativas no treino da perceção visual. Com vista a uma futura implementação de um recurso educativo deste âmbito, foram também recolhidos os pontos negativos e sugestões de melhoria a incorporar. Em suma, este trabalho valida os contributos das TIC, e deste sistema em particular, na relação dos intervenientes num processo de terapia interdisciplinar e no treino da perceção visual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-01T01:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8212
TID:201754622
url http://hdl.handle.net/10400.22/8212
identifier_str_mv TID:201754622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131380820475904