As TIC na motivação dos alunos com Currículo Específico Individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gualdina Anastácio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5222
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
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spelling As TIC na motivação dos alunos com Currículo Específico IndividualTICInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisCurrículo Específico IndividualMotivaçãoICTInclusionSpecial Needs EducationSpecific CurriculumIndividual MotivationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorUm dos grandes desafios do sistema educativo português é o de garantir que todos os jovens têm acesso às tecnologias da informação e comunicação, uma vez que estas possibilitam percursos específicos de aprendizagem e estratégias de ensino diferenciadas, promovendo uma prática pedagógica mais estimulante para os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. Neste sentido, as Tecnologias da Informação e Comunicação tornaram-se no mundo atual imprescindíveis para introduzir maior qualidade e eficácia neste processo. Se se considerar que as TIC desempenham um papel fundamental para todos os alunos em geral, pelo seu potencial motivador na aquisição das suas competências, torna-se provavelmente ainda mais vital para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), abrangidos pelo decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro, alínea e) Currículo Específico Individual, favorecendo maior motivação na aprendizagem e facilitando a inclusão/sucesso destes alunos. Este trabalho tem como objetivo verificar a importância das TIC no processo ensino-aprendizagem dos alunos com currículo específico individual e a motivação-aprendizagem destes alunos na utilização das mesmas. A necessidade de explorar esta problemática advém da própria experiência enquanto professora de Informática e do contacto direto com alunos com NEE, que nem sempre vêem na escola um espaço de construção de conhecimentos significativos, que levem em conta os seus interesses, vivências e pontos fortes, pelo que muitas vezes estas crianças e jovens manifestam baixa autoestima e reações de apatia e desinteresse, face às propostas de realização de atividades. Concluiu-se neste estudo que os alunos com Currículos Específicos Individuais demonstraram mais motivação para a realização das atividades com um carácter mais interativo. Tal decorreu do facto de este tipo de atividade permitir a interação através da imagem, movimento e som, sendo os próprios alunos a estabelecer as tarefas e o modo de as concretizar. Salienta-se, também, que as estratégias e metodologias adotadas foram de encontro às características e perfil de funcionalidade destes alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências, de acordo com a conceção de uma escola inclusiva.One of the great challenges of the ortuguese education system is to ensure that all young people have access to information and communication technologies, as these enable specific pathways of learning and differentiated teaching strategies, promoting a more stimulating pedagogical practice for those involved in process of teaching / learning. In this sense, Information and Communication Technologies have become essential in today's world to introduce greater quality and efficiency in the process. Considering that ICT plays a key role for all students in general, its motivating potential in the acquisition of its powers, probably becomes even more vital for students with special educational needs covered by Decree-Law 3/2008 of January 7, paragraph e) Specific Curriculum Single, favoring greater motivation in learning and facilitating the inclusion / success of these students. This work aims to understand the importance of ICT in the teaching-learning process of students with individual specific curriculum and motivation and learning of these students in their use. The need to explore this issue comes from my own experience as a teacher of Informatics and direct contact with students with Special Educational Needs (SEN), which do not always see in a school building space of meaningful knowledge, taking into account their interests, experiences and strengths, so often these children and young people manifest low self-esteem and apathy and disinterest reactions, due to activities of performing proposals. With this study it was concluded that students with resumes Specific Individual showed more motivation to carry out the activities with a more interactive character. This stems from the fact that this type of activity allow interaction through image, movement and sound, and the students themselves to establish the tasks and achieving them so. It should be noted, too, that the strategies and methodologies adopted were against the features and functionality profile of these students, contributing to the development of their skills, according to the design of an inclusive school.[s.n.]Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Gualdina Anastácio2016-03-09T17:22:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5222202185044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:34Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:05.360758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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