Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciacco, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11097
Resumo: É possível observar que os distúrbios do sono interferem na vida do indivíduo, mas é de vasta relevância compreender se existe uma relação entre os hábitos do sono e sucesso escolar em alunos com TDAH. O objetivo geral deste projeto foi caracterizar os hábitos do sono de alunos com Necessidades Educativas Especiais/NEEs, especificamente naqueles que apresentam TDAH, e como o transtorno pode interferir no rendimento escolar. O estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental e no Centro de Apoio Psicossocial Infantil/CAPs-i do Município de São João da Boa Vista – Estado de São Paulo – Brasil. O período da pesquisa ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2021. Os participantes do estudo foram 38 alunos brasileiros com TDAH entre os 10 e os 13 anos, de cinco instituições escolares e usuários do CAPS-i da cidade de São João da Boa Vista – São Paulo. Foi elaborado um questionário com o recurso do programa informático Google Forms. Uma pequena parcela dos encarregados de educação dos alunos diagnosticados com TDAH, afirmou que as crianças dormem por volta de 3 horas/noite (1,06%), 4 horas/noite (1,41%) e 5 horas/noite (1,77%). Sabe-se que isso não é o suficiente para que haja um descanso satisfatório. Considera-se que a presente pesquisa contribuiu de maneira relevante para o conhecimento científico na área do sono em alunos com TDAH, permitindo avaliar a qualidade de sono de crianças em contexto escolar e identificando variáveis relacionadas que o influenciam negativamente.
id RCAP_6b286bed2e83db9be2bfab613ee0426f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, BrasilAprendizagemDistúrbios do sonoQualidade do sonoTDAHLearningSleep disordersSleep qualityADHDDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoÉ possível observar que os distúrbios do sono interferem na vida do indivíduo, mas é de vasta relevância compreender se existe uma relação entre os hábitos do sono e sucesso escolar em alunos com TDAH. O objetivo geral deste projeto foi caracterizar os hábitos do sono de alunos com Necessidades Educativas Especiais/NEEs, especificamente naqueles que apresentam TDAH, e como o transtorno pode interferir no rendimento escolar. O estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental e no Centro de Apoio Psicossocial Infantil/CAPs-i do Município de São João da Boa Vista – Estado de São Paulo – Brasil. O período da pesquisa ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2021. Os participantes do estudo foram 38 alunos brasileiros com TDAH entre os 10 e os 13 anos, de cinco instituições escolares e usuários do CAPS-i da cidade de São João da Boa Vista – São Paulo. Foi elaborado um questionário com o recurso do programa informático Google Forms. Uma pequena parcela dos encarregados de educação dos alunos diagnosticados com TDAH, afirmou que as crianças dormem por volta de 3 horas/noite (1,06%), 4 horas/noite (1,41%) e 5 horas/noite (1,77%). Sabe-se que isso não é o suficiente para que haja um descanso satisfatório. Considera-se que a presente pesquisa contribuiu de maneira relevante para o conhecimento científico na área do sono em alunos com TDAH, permitindo avaliar a qualidade de sono de crianças em contexto escolar e identificando variáveis relacionadas que o influenciam negativamente.It is possible to observe that sleep disorders interfere in the individual's life, but it is of great importance to understand whether there is a relationship between sleep habits and school success in students with ADHD. The general objective of this project was to characterize the sleep habits of students with Special Educational Needs/SENs, specifically those with ADHD, and how the disorder can interfere with school performance. The study was carried out in five elementary schools and in the Child Psychosocial Support Center/CAPs-i in the Municipality of São João da Boa Vista – State of São Paulo – Brazil. The research period took place between the months of September and October 2021. The study participants were 38 Brazilian students with ADHD between 10 and 13 years old, from five school institutions and CAPS-i users in the city of São João da Boa View – Sao Paulo. A questionnaire was prepared using the Google Forms software. A small portion of the guardians of students diagnosed with ADHD stated that children sleep around 3 hours/night (1.06%), 4 hours/night (1.41%) and 5 hours/night (1. 77%). It is known that this is not enough for there to be a satisfactory rest. It is considered that the present research contributed in a relevant way to the scientific knowledge in the area of sleep in students with ADHD, allowing to evaluate the sleep quality of children in a school context and identifying related variables that negatively influence it.Silva, RaquelToledo, Maria Helena Cirne deRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCiacco, Carlos Eduardo2022-09-06T11:44:41Z2022-07-282022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11097TID:203260910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:42.569208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
title Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
spellingShingle Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
Ciacco, Carlos Eduardo
Aprendizagem
Distúrbios do sono
Qualidade do sono
TDAH
Learning
Sleep disorders
Sleep quality
ADHD
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
title_full Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
title_fullStr Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
title_full_unstemmed Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
title_sort Hábitos do sono em crianças com transtorno de défice de atenção e hiperatividade e desempenho escolar no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, Brasil
author Ciacco, Carlos Eduardo
author_facet Ciacco, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Raquel
Toledo, Maria Helena Cirne de
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciacco, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Distúrbios do sono
Qualidade do sono
TDAH
Learning
Sleep disorders
Sleep quality
ADHD
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Distúrbios do sono
Qualidade do sono
TDAH
Learning
Sleep disorders
Sleep quality
ADHD
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description É possível observar que os distúrbios do sono interferem na vida do indivíduo, mas é de vasta relevância compreender se existe uma relação entre os hábitos do sono e sucesso escolar em alunos com TDAH. O objetivo geral deste projeto foi caracterizar os hábitos do sono de alunos com Necessidades Educativas Especiais/NEEs, especificamente naqueles que apresentam TDAH, e como o transtorno pode interferir no rendimento escolar. O estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental e no Centro de Apoio Psicossocial Infantil/CAPs-i do Município de São João da Boa Vista – Estado de São Paulo – Brasil. O período da pesquisa ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2021. Os participantes do estudo foram 38 alunos brasileiros com TDAH entre os 10 e os 13 anos, de cinco instituições escolares e usuários do CAPS-i da cidade de São João da Boa Vista – São Paulo. Foi elaborado um questionário com o recurso do programa informático Google Forms. Uma pequena parcela dos encarregados de educação dos alunos diagnosticados com TDAH, afirmou que as crianças dormem por volta de 3 horas/noite (1,06%), 4 horas/noite (1,41%) e 5 horas/noite (1,77%). Sabe-se que isso não é o suficiente para que haja um descanso satisfatório. Considera-se que a presente pesquisa contribuiu de maneira relevante para o conhecimento científico na área do sono em alunos com TDAH, permitindo avaliar a qualidade de sono de crianças em contexto escolar e identificando variáveis relacionadas que o influenciam negativamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06T11:44:41Z
2022-07-28
2022-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11097
TID:203260910
url http://hdl.handle.net/10284/11097
identifier_str_mv TID:203260910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130352979017728