A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005 |
Resumo: | Com a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados, para que desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico, a internacionalização surge como fator para o aumento de competitividade das empresas. Este artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a internacionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e, por fim, discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: capacidade de inovação, capacidade de investimento, domínio da cadeia de distribuição e qualidade do produto. |
id |
RCAP_6b28983aabd891d035d3cc18d0bcb4df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-44642013000400005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresasCortiçaComércio InternacionalEstratégias de InternacionalizaçãoFatores de InternacionalizaçãoInternacionalizaçãoCom a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados, para que desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico, a internacionalização surge como fator para o aumento de competitividade das empresas. Este artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a internacionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e, por fim, discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: capacidade de inovação, capacidade de investimento, domínio da cadeia de distribuição e qualidade do produto.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2013-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporttext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.12 n.4 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005Tavares,FernandoMarques,Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:18Zoai:scielo:S1645-44642013000400005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:56.190071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
title |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
spellingShingle |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas Tavares,Fernando Cortiça Comércio Internacional Estratégias de Internacionalização Fatores de Internacionalização Internacionalização |
title_short |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
title_full |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
title_fullStr |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
title_full_unstemmed |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
title_sort |
A internacionalização no setor da cortiça: Estudo exploratório às empresas |
author |
Tavares,Fernando |
author_facet |
Tavares,Fernando Marques,André |
author_role |
author |
author2 |
Marques,André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares,Fernando Marques,André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cortiça Comércio Internacional Estratégias de Internacionalização Fatores de Internacionalização Internacionalização |
topic |
Cortiça Comércio Internacional Estratégias de Internacionalização Fatores de Internacionalização Internacionalização |
description |
Com a globalização dos mercados, a concorrência é cada vez maior e torna-se imperativo que as empresas procurem penetrar em novos mercados, para que desta forma sobrevivam às conjunturas económicas e situações adversas. No atual contexto económico, a internacionalização surge como fator para o aumento de competitividade das empresas. Este artigo está organizado em quatro partes, reservadas à revisão da literatura sobre a internacionalização das empresas de cortiça, à metodologia usada para realização dos inquéritos, à sua análise através da estatística descritiva e fatorial e, por fim, discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões. Desta investigação podemos concluir que apesar de algumas empresas estarem fortemente implantadas no mercado internacional, a maior parte dedica-se quase exclusivamente à produção com forte orientação para a qualidade. Os fatores de sucesso deste setor são: capacidade de inovação, capacidade de investimento, domínio da cadeia de distribuição e qualidade do produto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.12 n.4 2013 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137334121201664 |