Avaliação e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico - Um estudo com professores de segundo ano em duas escolas de S. Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31173 |
Resumo: | O presente trabalho é relativo a avaliação e aprendizagem, tem como objectivo compreender as percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a avaliação e como é que as metodologias influenciam no trabalho desses professores junto às crianças em sala de aula e como incorporam (ou não) a avaliação. Este estudo foi desenvolvido no âmbito da revisão bibliográfica, análise documental e dados do estudo empírico recolhidos através de duas técnicas: entrevista semiestruturada e análise documental. De natureza qualitativa/ interpretativa, focalizou-se na temática da avaliação. Foram entrevistados nove professores de 2ª classe em duas escolas básicas de São Tomé, São Tomé e Príncipe, nomeadamente, escola 1 e escola 2, localizadas nos Distritos de Me-Zochi e Água – Grande, com base na seguinte problemática: quais as percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a avaliação, que metodologias dizem adoptar e quais as que referem ser mais adequadas a uma avaliação que promove as aprendizagens? Tendo em conta que muitos autores referem que nas escolas prevaleçam práticas avaliativas orientadas para a classificação, em detrimento de orientações para a regulação e/ou melhoria das aprendizagens, sugerem também uma tendência para a perpetuação da avaliação das aprendizagens e não de uma avaliação para as aprendizagens. Com este instrumento de investigação, constatamos que em São Tomé e Príncipe, nas escolas referidas onde foram realizados o estudo, evidencia-se a prática de avaliação na sala de aula com as crianças, com a predominância na avaliação formativa. É real que os professores praticam a avaliação constantemente na sala de aula, mas sempre no final de cada conteúdo ministrado. No entanto, parece haver um desfasamento entre as percepcões e práticas avaliativas, porque prevalece no pensamento dos entrevistados a tendência da avaliação como medida e não de uma avaliação de regulação, como diz autor Fernandes (2009: p.90), ”avaliação como medida ou como forma de verificar se os objectivos foram ou não atingidos, são as concepções predominantes”; Learning avaluation in 1st cycle of primary school - A Study with the teachers of second year in two basic schools of São Tomé and Príncipe. ABSTRACT: The present work is about evaluation and learning. It aims to understand the perceptions of teachers in the 1st cycle of Basic Education on the evaluation and how the methodologies influence the work of these teachers with the children in the classroom and how they incorporate (or not) the evaluation. This study was developed within the scope of bibliographic review, documentary analysis and empirical study data collected through two techniques: semi-structured interview and documentary analysis. Of qualitative / interpretative nature, it focused on the evaluation theme. Nine second grade teachers were interviewed in two basic schools in São Tomé and Príncipe, located in the Me-Zochi and Água Grande districts, based on the following problems: What is the perceptions of the teachers of the 1st cycle of Basic Education about the evaluation, what methodologies do they adopt and which do they refer to be more appropriate to an evaluation that promotes learning? Considering that many authors mention that classification-oriented evaluative practices prevail in schools, to the detriment of guidelines for the regulation and / or improvement of learning, they also suggest a tendency for the evaluation of learning to be perpetuated rather than an evaluation for the learning. With this investigative tool, we find that in São Tomé and Príncipe, in the mentioned schools where the study was carried out, it is evident the practice of evaluation in the classroom with the children with the predominance in the formative evaluation. It is true that teachers practice assessment constantly in the classroom, but always at the end of each content taught. However, there seems to be a mismatch between perceptions and evaluative practices, because the tendency of assessment as a measure prevails in the interviewees' thinking, that is, the assessment of learning rather than an evaluation for learning as mentioned by the authors. |
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Foram entrevistados nove professores de 2ª classe em duas escolas básicas de São Tomé, São Tomé e Príncipe, nomeadamente, escola 1 e escola 2, localizadas nos Distritos de Me-Zochi e Água – Grande, com base na seguinte problemática: quais as percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a avaliação, que metodologias dizem adoptar e quais as que referem ser mais adequadas a uma avaliação que promove as aprendizagens? Tendo em conta que muitos autores referem que nas escolas prevaleçam práticas avaliativas orientadas para a classificação, em detrimento de orientações para a regulação e/ou melhoria das aprendizagens, sugerem também uma tendência para a perpetuação da avaliação das aprendizagens e não de uma avaliação para as aprendizagens. 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However, there seems to be a mismatch between perceptions and evaluative practices, because the tendency of assessment as a measure prevails in the interviewees' thinking, that is, the assessment of learning rather than an evaluation for learning as mentioned by the authors.Universidade de Évora2022-02-23T15:06:55Z2022-02-232019-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31173http://hdl.handle.net/10174/31173TID:202943666porDepartamento de Pedagogia e Educaçãotiti8_7@hotmail.com229Major, Tibúrcia de Ceita Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:26.016316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho é relativo a avaliação e aprendizagem, tem como objectivo compreender as percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a avaliação e como é que as metodologias influenciam no trabalho desses professores junto às crianças em sala de aula e como incorporam (ou não) a avaliação. Este estudo foi desenvolvido no âmbito da revisão bibliográfica, análise documental e dados do estudo empírico recolhidos através de duas técnicas: entrevista semiestruturada e análise documental. De natureza qualitativa/ interpretativa, focalizou-se na temática da avaliação. Foram entrevistados nove professores de 2ª classe em duas escolas básicas de São Tomé, São Tomé e Príncipe, nomeadamente, escola 1 e escola 2, localizadas nos Distritos de Me-Zochi e Água – Grande, com base na seguinte problemática: quais as percepções dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a avaliação, que metodologias dizem adoptar e quais as que referem ser mais adequadas a uma avaliação que promove as aprendizagens? Tendo em conta que muitos autores referem que nas escolas prevaleçam práticas avaliativas orientadas para a classificação, em detrimento de orientações para a regulação e/ou melhoria das aprendizagens, sugerem também uma tendência para a perpetuação da avaliação das aprendizagens e não de uma avaliação para as aprendizagens. Com este instrumento de investigação, constatamos que em São Tomé e Príncipe, nas escolas referidas onde foram realizados o estudo, evidencia-se a prática de avaliação na sala de aula com as crianças, com a predominância na avaliação formativa. É real que os professores praticam a avaliação constantemente na sala de aula, mas sempre no final de cada conteúdo ministrado. No entanto, parece haver um desfasamento entre as percepcões e práticas avaliativas, porque prevalece no pensamento dos entrevistados a tendência da avaliação como medida e não de uma avaliação de regulação, como diz autor Fernandes (2009: p.90), ”avaliação como medida ou como forma de verificar se os objectivos foram ou não atingidos, são as concepções predominantes”; Learning avaluation in 1st cycle of primary school - A Study with the teachers of second year in two basic schools of São Tomé and Príncipe. ABSTRACT: The present work is about evaluation and learning. It aims to understand the perceptions of teachers in the 1st cycle of Basic Education on the evaluation and how the methodologies influence the work of these teachers with the children in the classroom and how they incorporate (or not) the evaluation. This study was developed within the scope of bibliographic review, documentary analysis and empirical study data collected through two techniques: semi-structured interview and documentary analysis. Of qualitative / interpretative nature, it focused on the evaluation theme. Nine second grade teachers were interviewed in two basic schools in São Tomé and Príncipe, located in the Me-Zochi and Água Grande districts, based on the following problems: What is the perceptions of the teachers of the 1st cycle of Basic Education about the evaluation, what methodologies do they adopt and which do they refer to be more appropriate to an evaluation that promotes learning? Considering that many authors mention that classification-oriented evaluative practices prevail in schools, to the detriment of guidelines for the regulation and / or improvement of learning, they also suggest a tendency for the evaluation of learning to be perpetuated rather than an evaluation for the learning. With this investigative tool, we find that in São Tomé and Príncipe, in the mentioned schools where the study was carried out, it is evident the practice of evaluation in the classroom with the children with the predominance in the formative evaluation. It is true that teachers practice assessment constantly in the classroom, but always at the end of each content taught. However, there seems to be a mismatch between perceptions and evaluative practices, because the tendency of assessment as a measure prevails in the interviewees' thinking, that is, the assessment of learning rather than an evaluation for learning as mentioned by the authors. |
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