Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Amélia Amorim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/7142
Resumo: O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.
id RCAP_6b33744b4382d217567316f9506e9fb7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMSInternetWeb 2.0LMSColaborativoCooperativoConectivismoPesquisaComunicaçãoMoodleAprenderColaboraçãoPublicação onlineO acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da EducaçãoUniversidade do MinhoCarvalho, Ana Amélia Amorim20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/7142por"Sísifo: revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40.1649‑4990http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:28.234918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
title Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
spellingShingle Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Internet
Web 2.0
LMS
Colaborativo
Cooperativo
Conectivismo
Pesquisa
Comunicação
Moodle
Aprender
Colaboração
Publicação online
title_short Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
title_full Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
title_fullStr Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
title_full_unstemmed Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
title_sort Rentabilizar a Internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS
author Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_facet Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Web 2.0
LMS
Colaborativo
Cooperativo
Conectivismo
Pesquisa
Comunicação
Moodle
Aprender
Colaboração
Publicação online
topic Internet
Web 2.0
LMS
Colaborativo
Cooperativo
Conectivismo
Pesquisa
Comunicação
Moodle
Aprender
Colaboração
Publicação online
description O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo. Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte. Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning. Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/7142
url https://hdl.handle.net/1822/7142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Sísifo: revista de ciências da educação". ISSN 1649‑4990. 3 (2007) 25-40.
1649‑4990
http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132752355786752