Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8987 |
Resumo: | Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação. |
id |
RCAP_6b3bc47f1415b51147120130801ce798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRLLiteracia da informaçãoInformation literacyEnsino superiorHigher educationEnsino-AprendizagemLearning and teachingCurrículoCurriculumACRL FrameworkEm 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.RCIPLLopes, CarlosAntunes, Maria Da LuzSanches, Tatiana2018-10-30T16:45:18Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8987porLopes CA, Antunes ML, Sanches T. Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL. In: Actas do 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 de outubro de 2018. Lisboa: APBAD; 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:39.299585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
title |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
spellingShingle |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL Lopes, Carlos Literacia da informação Information literacy Ensino superior Higher education Ensino-Aprendizagem Learning and teaching Currículo Curriculum ACRL Framework |
title_short |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
title_full |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
title_fullStr |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
title_full_unstemmed |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
title_sort |
Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL |
author |
Lopes, Carlos |
author_facet |
Lopes, Carlos Antunes, Maria Da Luz Sanches, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Maria Da Luz Sanches, Tatiana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carlos Antunes, Maria Da Luz Sanches, Tatiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia da informação Information literacy Ensino superior Higher education Ensino-Aprendizagem Learning and teaching Currículo Curriculum ACRL Framework |
topic |
Literacia da informação Information literacy Ensino superior Higher education Ensino-Aprendizagem Learning and teaching Currículo Curriculum ACRL Framework |
description |
Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-30T16:45:18Z 2018-10 2018-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes CA, Antunes ML, Sanches T. Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL. In: Actas do 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 de outubro de 2018. Lisboa: APBAD; 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133438729519104 |