Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Antunes, Maria Da Luz, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8987
Resumo: Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.
id RCAP_6b3bc47f1415b51147120130801ce798
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRLLiteracia da informaçãoInformation literacyEnsino superiorHigher educationEnsino-AprendizagemLearning and teachingCurrículoCurriculumACRL FrameworkEm 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.RCIPLLopes, CarlosAntunes, Maria Da LuzSanches, Tatiana2018-10-30T16:45:18Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8987porLopes CA, Antunes ML, Sanches T. Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL. In: Actas do 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 de outubro de 2018. Lisboa: APBAD; 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:39.299585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
title Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
spellingShingle Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
Lopes, Carlos
Literacia da informação
Information literacy
Ensino superior
Higher education
Ensino-Aprendizagem
Learning and teaching
Currículo
Curriculum
ACRL Framework
title_short Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
title_full Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
title_fullStr Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
title_full_unstemmed Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
title_sort Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL
author Lopes, Carlos
author_facet Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
author_role author
author2 Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Information literacy
Ensino superior
Higher education
Ensino-Aprendizagem
Learning and teaching
Currículo
Curriculum
ACRL Framework
topic Literacia da informação
Information literacy
Ensino superior
Higher education
Ensino-Aprendizagem
Learning and teaching
Currículo
Curriculum
ACRL Framework
description Em 2016, a Association of College and Research Libraries adotou a Framework for Information Literacy for Higher Education. Nela, a literacia da informação assume um padrão de competências integradas que contemplam a descoberta reflexiva da informação, a compreensão de como a informação é produzida e valorizada e o uso da informação na criação ética e legal de novo conhecimento. Neste alinhamento procurou-se planificar um projeto de implementação das competências de literacia da informação no currículo académico. Desenhou-se uma unidade curricular centrada nos princípios da literacia da informação aplicada ao 1º ciclo de estudos do ensino superior com o objetivo de desenvolver e atualizar as competências relativas ao conhecimento de si próprio e à autorregulação (das aprendizagens) na interação com outros em diferentes contextos sociais, nomeadamente no académico. Conclui-se que os estudantes desempenham um importante papel na criação de novo conhecimento, na compreensão dos contornos e das mudanças dinâmicas do ecossistema da informação, bem como no uso ético e legal da informação. Os profissionais da informação, por sua vez, contribuem para a identificação de ideias e programas que ampliam a aprendizagem das competências de informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30T16:45:18Z
2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8987
url http://hdl.handle.net/10400.21/8987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes CA, Antunes ML, Sanches T. Integração das competências de literacia da informação no currículo académico: aplicação da Framework da ACRL. In: Actas do 13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 de outubro de 2018. Lisboa: APBAD; 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133438729519104