A identidade visual no empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6232
Resumo: A oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho.
id RCAP_6b3d7a77d1579de0055e3e73a4e27ccc
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade visual no empreendedorismoIdentidade VisualDesign GráficoComunicaçãoStartupEmpreendedorismoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho.Costa, António Alberto dos SantosMontargil, Carla BrancoIC-OnlineAlves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues2021-09-16T16:50:40Z2021-04-232021-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6232TID:202765679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:31.974136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade visual no empreendedorismo
title A identidade visual no empreendedorismo
spellingShingle A identidade visual no empreendedorismo
Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues
Identidade Visual
Design Gráfico
Comunicação
Startup
Empreendedorismo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A identidade visual no empreendedorismo
title_full A identidade visual no empreendedorismo
title_fullStr A identidade visual no empreendedorismo
title_full_unstemmed A identidade visual no empreendedorismo
title_sort A identidade visual no empreendedorismo
author Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues
author_facet Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, António Alberto dos Santos
Montargil, Carla Branco
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Visual
Design Gráfico
Comunicação
Startup
Empreendedorismo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Identidade Visual
Design Gráfico
Comunicação
Startup
Empreendedorismo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16T16:50:40Z
2021-04-23
2021-04-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6232
TID:202765679
url http://hdl.handle.net/10400.8/6232
identifier_str_mv TID:202765679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136987398012928