A identidade visual no empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6232 |
Resumo: | A oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho. |
id |
RCAP_6b3d7a77d1579de0055e3e73a4e27ccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6232 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A identidade visual no empreendedorismoIdentidade VisualDesign GráficoComunicaçãoStartupEmpreendedorismoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho.Costa, António Alberto dos SantosMontargil, Carla BrancoIC-OnlineAlves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues2021-09-16T16:50:40Z2021-04-232021-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6232TID:202765679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:52:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:31.974136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade visual no empreendedorismo |
title |
A identidade visual no empreendedorismo |
spellingShingle |
A identidade visual no empreendedorismo Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues Identidade Visual Design Gráfico Comunicação Startup Empreendedorismo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A identidade visual no empreendedorismo |
title_full |
A identidade visual no empreendedorismo |
title_fullStr |
A identidade visual no empreendedorismo |
title_full_unstemmed |
A identidade visual no empreendedorismo |
title_sort |
A identidade visual no empreendedorismo |
author |
Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues |
author_facet |
Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, António Alberto dos Santos Montargil, Carla Branco IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Rita Ferreira Gama Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Visual Design Gráfico Comunicação Startup Empreendedorismo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Identidade Visual Design Gráfico Comunicação Startup Empreendedorismo Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A oportunidade de realizar um estágio curricular surgiu como experiência de preparação para o mundo do trabalho, em que foi possível gerar e consolidar conhecimento teórico, associado a uma prática diária, dimensões que caracterizam a actividade profissional do designer. Este Relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira tem como finalidade a análise e descrição da entidade de acolhimento, da equipa, do processo de trabalho, como também daqueles que foram os projetos com maior expressão, respetivos métodos e técnicas empregues. A segunda parte propõe um estudo teórico, centrado numa questão, transversal ao desenvolvimento de alguns dos projetos: “Qual a importância da identidade Visual no Empreendedorismo?” Assim, foram consideradas diversas referências que integram uma reflexão sobre o impacto do empreendedorismo em espaços Startups e a sua correlação com a disciplina do Design Gráfico como meio de passagem de conhecimento e forma de representação. No fundo analizar-se-á todo o processo de criação, na sua dimensão visual imediata, mas também a sua dimensão imaterial de significados e simbolismos. A particularidade desta contextualização surge do projeto prático desenvolvido, caracterizando por uma linha condutora que diz respeito a esta temática e ao qual se pretendeu dar destaque. O meu caso de estudo surge num contexto de parceria intermunicipal em que foi possível desenvolver uma identidade visual, tendo sempre em conta os valores da marca e o seu posicionamento no mercado. Os resultados desta intervenção serão apresentados na última parte do relatório. A componente prática do estágio permitiu aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso e dessa forma desenvolver competências enquanto designer gráfica. O relatório contribui para sistematizar toda a pesquisa realizada, analisar metodologias e descrever as ações desenvolvidas e, ainda, compilar de forma organizada a informação produzida que passa a ser agora uma ferramenta de trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16T16:50:40Z 2021-04-23 2021-04-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6232 TID:202765679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6232 |
identifier_str_mv |
TID:202765679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136987398012928 |