Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1681
Resumo: Uma busca pelo melhoramento da identidade vidual de uma cadeia de hostels, que não assenta apenas num projecto prático, mas também numa componente teórica que sustenta o porquê da necessidade de rebranding desta marca. Ao longo deste trabalho é ainda explicado aquilo que é uma marca e a sua importância actualmente, bem como a importância da identidade gráfica e visual da mesma aliada à importância a nível de investimento empresarial. Será analisado um estudo de mercado detalhado do actual ramo hoteleiro para uma melhor percepção de todo este universo e área em específico. Vários estudos são desenvolvidos em torno destas temáticas. É efectuado um estudo de mercado, onde são analisadas as marcas concorrentes, por forma a perceber e enquadrar realisticamente o posicionamento da marca. Também foi feito um inquérito a vários clientes do hostel e público-alvo em geral, onde assinalam aquilo que estas marcas transmitem para elas, olhando apenas para logomarca das mesmas, tentando assim perceber a importância da sua identidade visual, bem como qualidades e defeitos no ponto de vista do cliente. Através destes estudos consegui ainda entender o que é preciso incluir e excluir na marca a ser desenvolvida posteriormente. Conjuntamente com estes estudos, foi feita uma pesquisa na empresa, desde a sua sede, locais onde está representada e onde pretende estar futuramente, a todo o seu passado e história. Estes estudos foram conduzidos através de conversas, reuniões e trocas de emails com alguns dos dirigentes e trabalhadores da cadeia. Pretendeu-se criar uma base teórica que juntasse as necessidades actuais de mercado com aquilo que é a empresa. A parte prática do desenvolvimento da marca foi antecedida de um conjunto de processos criativos. Foi efectuado um brainstorming que originou um mapa de palavras, onde foram deitas ligações entre estas, mais uma vez com o objectivo de perceber o caminho a ser tomado na criação da nova identidade visual da empresa. Passando obviamente pela experimentação dos símbolos, tipografia e cor a serem utilizados.
id RCAP_5920e416bcfb21975c70b04097d9f261
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marcaDesign GráficoIdentidade Visual CorporativaRebrandingHostelDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesUma busca pelo melhoramento da identidade vidual de uma cadeia de hostels, que não assenta apenas num projecto prático, mas também numa componente teórica que sustenta o porquê da necessidade de rebranding desta marca. Ao longo deste trabalho é ainda explicado aquilo que é uma marca e a sua importância actualmente, bem como a importância da identidade gráfica e visual da mesma aliada à importância a nível de investimento empresarial. Será analisado um estudo de mercado detalhado do actual ramo hoteleiro para uma melhor percepção de todo este universo e área em específico. Vários estudos são desenvolvidos em torno destas temáticas. É efectuado um estudo de mercado, onde são analisadas as marcas concorrentes, por forma a perceber e enquadrar realisticamente o posicionamento da marca. Também foi feito um inquérito a vários clientes do hostel e público-alvo em geral, onde assinalam aquilo que estas marcas transmitem para elas, olhando apenas para logomarca das mesmas, tentando assim perceber a importância da sua identidade visual, bem como qualidades e defeitos no ponto de vista do cliente. Através destes estudos consegui ainda entender o que é preciso incluir e excluir na marca a ser desenvolvida posteriormente. Conjuntamente com estes estudos, foi feita uma pesquisa na empresa, desde a sua sede, locais onde está representada e onde pretende estar futuramente, a todo o seu passado e história. Estes estudos foram conduzidos através de conversas, reuniões e trocas de emails com alguns dos dirigentes e trabalhadores da cadeia. Pretendeu-se criar uma base teórica que juntasse as necessidades actuais de mercado com aquilo que é a empresa. A parte prática do desenvolvimento da marca foi antecedida de um conjunto de processos criativos. Foi efectuado um brainstorming que originou um mapa de palavras, onde foram deitas ligações entre estas, mais uma vez com o objectivo de perceber o caminho a ser tomado na criação da nova identidade visual da empresa. Passando obviamente pela experimentação dos símbolos, tipografia e cor a serem utilizados.Silva, Paulo Jorge Soares daSantos, Ricardo Rodrigues dosIC-OnlineAzevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de2016-03-18T12:23:18Z2014-03-032014-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1681TID:201089831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:28Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:14.541316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
title Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
spellingShingle Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de
Design Gráfico
Identidade Visual Corporativa
Rebranding
Hostel
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
title_full Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
title_fullStr Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
title_full_unstemmed Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
title_sort Identidade visual para Hostel: rebranding empresarial e extensão da marca
author Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de
author_facet Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo Jorge Soares da
Santos, Ricardo Rodrigues dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Paulo Jorge e Alves Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Design Gráfico
Identidade Visual Corporativa
Rebranding
Hostel
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Design Gráfico
Identidade Visual Corporativa
Rebranding
Hostel
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Uma busca pelo melhoramento da identidade vidual de uma cadeia de hostels, que não assenta apenas num projecto prático, mas também numa componente teórica que sustenta o porquê da necessidade de rebranding desta marca. Ao longo deste trabalho é ainda explicado aquilo que é uma marca e a sua importância actualmente, bem como a importância da identidade gráfica e visual da mesma aliada à importância a nível de investimento empresarial. Será analisado um estudo de mercado detalhado do actual ramo hoteleiro para uma melhor percepção de todo este universo e área em específico. Vários estudos são desenvolvidos em torno destas temáticas. É efectuado um estudo de mercado, onde são analisadas as marcas concorrentes, por forma a perceber e enquadrar realisticamente o posicionamento da marca. Também foi feito um inquérito a vários clientes do hostel e público-alvo em geral, onde assinalam aquilo que estas marcas transmitem para elas, olhando apenas para logomarca das mesmas, tentando assim perceber a importância da sua identidade visual, bem como qualidades e defeitos no ponto de vista do cliente. Através destes estudos consegui ainda entender o que é preciso incluir e excluir na marca a ser desenvolvida posteriormente. Conjuntamente com estes estudos, foi feita uma pesquisa na empresa, desde a sua sede, locais onde está representada e onde pretende estar futuramente, a todo o seu passado e história. Estes estudos foram conduzidos através de conversas, reuniões e trocas de emails com alguns dos dirigentes e trabalhadores da cadeia. Pretendeu-se criar uma base teórica que juntasse as necessidades actuais de mercado com aquilo que é a empresa. A parte prática do desenvolvimento da marca foi antecedida de um conjunto de processos criativos. Foi efectuado um brainstorming que originou um mapa de palavras, onde foram deitas ligações entre estas, mais uma vez com o objectivo de perceber o caminho a ser tomado na criação da nova identidade visual da empresa. Passando obviamente pela experimentação dos símbolos, tipografia e cor a serem utilizados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
2014-03-03T00:00:00Z
2016-03-18T12:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1681
TID:201089831
url http://hdl.handle.net/10400.8/1681
identifier_str_mv TID:201089831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957852286976