As expectativas profissionais dos jovens inseridos em percursos escolares alternativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3871 |
Resumo: | A presente investigação enquadra-se nos estudos sobre as alternativas educativas e/ou formativas ao ensino regular, incidindo em particular nas expectativas profissionais dos jovens que frequentam estas vias de ensino. Os objectivos que orientaram este trabalho foram: conhecer as trajectórias escolares dos jovens de forma a compreender as suas escolhas formativas actuais e a sua opção por percursos escolares alternativos ao ensino regular, compreender se os motivos que levaram os jovens a escolher percursos escolares alternativos estão associados às escolhas profissionais futuras, e também analisar de que forma a opção formativa actual prepara os jovens para a entrada no mercado de trabalho. O estudo foi enquadrado teoricamente focando os temas das Desigualdades Sociais e Exclusão Social em contexto escolar, bem como a análise de percursos escolares alternativos. Foram entrevistados jovens que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico em turmas CEF e PIEF numa escola do concelho de Sintra. Analisaram-se as condições socioeconómicas destes, bem como as suas trajectórias escolares anteriores e actuais à entrada na presente modalidade de ensino e as suas perspectivas profissionais futuras. Os jovens apresentaram um percurso escolar marcado pelo insucesso e abandono escolar. Contudo, após entrarem nesta modalidade de ensino, passaram a valorizar a educação, aspirando prosseguir com a escolarização ao nível secundário e profissionalizante, adiando assim a sua entrada no mercado de trabalho. |
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As expectativas profissionais dos jovens inseridos em percursos escolares alternativosDesigualdades sociais e escolaresExclusão socialInsucesso e abandono escolarModalidades de ensinoExpectativas e inserção profissionalSocial inequalities and exclusionsSocial exclusionSchool failure and drop outLearning modalitiesProfessional expectations and professional incorporation on labour marketA presente investigação enquadra-se nos estudos sobre as alternativas educativas e/ou formativas ao ensino regular, incidindo em particular nas expectativas profissionais dos jovens que frequentam estas vias de ensino. Os objectivos que orientaram este trabalho foram: conhecer as trajectórias escolares dos jovens de forma a compreender as suas escolhas formativas actuais e a sua opção por percursos escolares alternativos ao ensino regular, compreender se os motivos que levaram os jovens a escolher percursos escolares alternativos estão associados às escolhas profissionais futuras, e também analisar de que forma a opção formativa actual prepara os jovens para a entrada no mercado de trabalho. O estudo foi enquadrado teoricamente focando os temas das Desigualdades Sociais e Exclusão Social em contexto escolar, bem como a análise de percursos escolares alternativos. Foram entrevistados jovens que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico em turmas CEF e PIEF numa escola do concelho de Sintra. Analisaram-se as condições socioeconómicas destes, bem como as suas trajectórias escolares anteriores e actuais à entrada na presente modalidade de ensino e as suas perspectivas profissionais futuras. Os jovens apresentaram um percurso escolar marcado pelo insucesso e abandono escolar. Contudo, após entrarem nesta modalidade de ensino, passaram a valorizar a educação, aspirando prosseguir com a escolarização ao nível secundário e profissionalizante, adiando assim a sua entrada no mercado de trabalho.The present investigation sets itself on studies on educational alternatives and/or formative alternatives to Regular School, focusing in particular as youngsters’ employment expectations. We may consider as goals of the study: to know the Scholar paths of the youngsters in order to understand their present formative choices and their option for alternative choices from those offered by Regular School; to learn if the motives that have led these youngsters to choose alternative scholar courses are connected to their future professional choices and to analyze in which way the present formative choice prepares the youngsters to succeed on their first job or on the Labour Market. The theoretical frame of the study was designed taking in mind not only the Social Inequalities and Exclusions on Educational Environments; but also bearing in consideration the analysis of alternative scholar courses. Were interviewed youngsters who attend 3rd Grade, pre-secondary students through CEF and PIEF classes in a school from Sintra. Their social and economical situations were analyzed as were their scholar backgrounds and all their learning information and job expectations prior to their CEF and PIEF attendance. The youngsters show a scholar background associated to failure and drop out but, nevertheless, once they have started to attend these Educational Programs they started to enhance Education and recognize its importance, aspiring to proceed their studies via Secondary or Professional Courses with the goal of starting their professional lifes on Labour Market.2012-10-19T19:13:58Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3871porVilhena, Catarina Teresa Reis Rebelo Sobralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:25.809081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação enquadra-se nos estudos sobre as alternativas educativas e/ou formativas ao ensino regular, incidindo em particular nas expectativas profissionais dos jovens que frequentam estas vias de ensino. Os objectivos que orientaram este trabalho foram: conhecer as trajectórias escolares dos jovens de forma a compreender as suas escolhas formativas actuais e a sua opção por percursos escolares alternativos ao ensino regular, compreender se os motivos que levaram os jovens a escolher percursos escolares alternativos estão associados às escolhas profissionais futuras, e também analisar de que forma a opção formativa actual prepara os jovens para a entrada no mercado de trabalho. O estudo foi enquadrado teoricamente focando os temas das Desigualdades Sociais e Exclusão Social em contexto escolar, bem como a análise de percursos escolares alternativos. Foram entrevistados jovens que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico em turmas CEF e PIEF numa escola do concelho de Sintra. Analisaram-se as condições socioeconómicas destes, bem como as suas trajectórias escolares anteriores e actuais à entrada na presente modalidade de ensino e as suas perspectivas profissionais futuras. Os jovens apresentaram um percurso escolar marcado pelo insucesso e abandono escolar. Contudo, após entrarem nesta modalidade de ensino, passaram a valorizar a educação, aspirando prosseguir com a escolarização ao nível secundário e profissionalizante, adiando assim a sua entrada no mercado de trabalho. |
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