O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13577 |
Resumo: | O Empowerment permite a distribuição do poder pelos interesses dos grupos das organizações, contribuindo para a autonomia, responsabilidade, integração, proatividade e para o bem estar dos colaboradores nas organizações onde se encontram inseridos. O presente estudo abordou a temática do Empowerment aplicado numa empresa japonesa presente em Portugal, sendo este o seu carácter diferenciador. Foi possível, através deste estudo, compreender o impacto do empoderamento na motivação e produtividade dos colaboradores numa empresa que, sendo japonesa, possui uma hierarquia bem estruturada, mas que, encontrando-se presente em Portugal, apresenta uma cultura organizacional flexível, que valoriza os colaboradores e que aposta no seu desenvolvimento contínuo. Tratou-se de um estudo exploratório, não probabilístico, assente num estudo de caso. Impossibilitando-se de fazer qualquer extrapolação ou inferência sobre a realidade investigada. Só se representa a si própria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, baseada numa abordagem fenomenológica, suportada na entrevista (semiestruturada) como técnica de pesquisa. Recorreu-se a uma análise de conteúdo sobre a opinião dos entrevistados (informantes privilegiados). A amostra foi de 10 colaboradores, gestores de departamento (informantes privilegiados), de duas unidades de negócio que totalizam cerca de 300 colaboradores. Como conclusão do presente estudo, refere-se que a empresa abordada promove um ambiente organizacional onde todos os colaboradores possuem a liberdade para manifestarem as suas opiniões, contribuindo, se assim desejarem, para os processos de tomada de decisão. Ainda que muitas organizações não pratiquem o Empowerment, esta prática é considerada o estilo de liderança do mundo atual, apresentando-se, assim, como uma vantagem competitiva para as organizações. |
id |
RCAP_6b70d3bcbf8e8b680cc35daadd2a6b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvelMESTRADO EM GESTÃOGESTÃOLIDERANÇAPODER ADMINISTRATIVOMOTIVAÇÃOPRODUTIVIDADEEMPODERAMENTOMANAGEMENTLEADERSHIPADMINISTRATIVE POWERMOTIVATIONPRODUCTIVITYEMPOWERMENTO Empowerment permite a distribuição do poder pelos interesses dos grupos das organizações, contribuindo para a autonomia, responsabilidade, integração, proatividade e para o bem estar dos colaboradores nas organizações onde se encontram inseridos. O presente estudo abordou a temática do Empowerment aplicado numa empresa japonesa presente em Portugal, sendo este o seu carácter diferenciador. Foi possível, através deste estudo, compreender o impacto do empoderamento na motivação e produtividade dos colaboradores numa empresa que, sendo japonesa, possui uma hierarquia bem estruturada, mas que, encontrando-se presente em Portugal, apresenta uma cultura organizacional flexível, que valoriza os colaboradores e que aposta no seu desenvolvimento contínuo. Tratou-se de um estudo exploratório, não probabilístico, assente num estudo de caso. Impossibilitando-se de fazer qualquer extrapolação ou inferência sobre a realidade investigada. Só se representa a si própria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, baseada numa abordagem fenomenológica, suportada na entrevista (semiestruturada) como técnica de pesquisa. Recorreu-se a uma análise de conteúdo sobre a opinião dos entrevistados (informantes privilegiados). A amostra foi de 10 colaboradores, gestores de departamento (informantes privilegiados), de duas unidades de negócio que totalizam cerca de 300 colaboradores. Como conclusão do presente estudo, refere-se que a empresa abordada promove um ambiente organizacional onde todos os colaboradores possuem a liberdade para manifestarem as suas opiniões, contribuindo, se assim desejarem, para os processos de tomada de decisão. Ainda que muitas organizações não pratiquem o Empowerment, esta prática é considerada o estilo de liderança do mundo atual, apresentando-se, assim, como uma vantagem competitiva para as organizações.Empowerment allows the distribution of power by the interests of groups of organizations, and contributes to autonomy, responsibility, integration, proactivity and for the well-being of employees in the organizations where they work. The present study addressed by the theme of Empowerment applied in a Japanese company in Portugal is its original feature. It was possible, through this study, to understand the impact of Empowerment on employee’s motivation and productivity in a company that, being Japanese, has a well-structured hierarchy, but as it is in Portugal, has a flexible organizational structure which values the employees and contributes to their continuous development. It was an exploratory study, not probabilistic, based on a case study. It was impossible to make any extrapolation or inference about the investigated reality. It only represents itself. A qualitative methodology was used, based on a phenomenological approach, supported by the (semi-structure) interview as a research technique. A content analysis was used to understand the opinion of the interviewees (privileged informants). The sample consisted in 10 employees, department managers (privileged informants), from two business units with a total of 300 employees. As a conclusion of the present study, it was verified that the approached company promotes an organizational environment where all the employees have the freedom to give their opinions, contributing, if they wish, to the decision-making processes. Although many organizations do not practice Empowerment, this practice is considered the leadership style of today's world, and as a competitive advantage for organizations.2023-02-14T15:13:03Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13577TID:203209370porMorais, Catarina Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:00.412337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
title |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
spellingShingle |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel Morais, Catarina Pereira MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO LIDERANÇA PODER ADMINISTRATIVO MOTIVAÇÃO PRODUTIVIDADE EMPODERAMENTO MANAGEMENT LEADERSHIP ADMINISTRATIVE POWER MOTIVATION PRODUCTIVITY EMPOWERMENT |
title_short |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
title_full |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
title_fullStr |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
title_full_unstemmed |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
title_sort |
O impacto do Empowerment na motivação e produtividade dos colaboradores : um estudo de caso numa empresa japonesa da indústria automóvel |
author |
Morais, Catarina Pereira |
author_facet |
Morais, Catarina Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Catarina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO LIDERANÇA PODER ADMINISTRATIVO MOTIVAÇÃO PRODUTIVIDADE EMPODERAMENTO MANAGEMENT LEADERSHIP ADMINISTRATIVE POWER MOTIVATION PRODUCTIVITY EMPOWERMENT |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO LIDERANÇA PODER ADMINISTRATIVO MOTIVAÇÃO PRODUTIVIDADE EMPODERAMENTO MANAGEMENT LEADERSHIP ADMINISTRATIVE POWER MOTIVATION PRODUCTIVITY EMPOWERMENT |
description |
O Empowerment permite a distribuição do poder pelos interesses dos grupos das organizações, contribuindo para a autonomia, responsabilidade, integração, proatividade e para o bem estar dos colaboradores nas organizações onde se encontram inseridos. O presente estudo abordou a temática do Empowerment aplicado numa empresa japonesa presente em Portugal, sendo este o seu carácter diferenciador. Foi possível, através deste estudo, compreender o impacto do empoderamento na motivação e produtividade dos colaboradores numa empresa que, sendo japonesa, possui uma hierarquia bem estruturada, mas que, encontrando-se presente em Portugal, apresenta uma cultura organizacional flexível, que valoriza os colaboradores e que aposta no seu desenvolvimento contínuo. Tratou-se de um estudo exploratório, não probabilístico, assente num estudo de caso. Impossibilitando-se de fazer qualquer extrapolação ou inferência sobre a realidade investigada. Só se representa a si própria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, baseada numa abordagem fenomenológica, suportada na entrevista (semiestruturada) como técnica de pesquisa. Recorreu-se a uma análise de conteúdo sobre a opinião dos entrevistados (informantes privilegiados). A amostra foi de 10 colaboradores, gestores de departamento (informantes privilegiados), de duas unidades de negócio que totalizam cerca de 300 colaboradores. Como conclusão do presente estudo, refere-se que a empresa abordada promove um ambiente organizacional onde todos os colaboradores possuem a liberdade para manifestarem as suas opiniões, contribuindo, se assim desejarem, para os processos de tomada de decisão. Ainda que muitas organizações não pratiquem o Empowerment, esta prática é considerada o estilo de liderança do mundo atual, apresentando-se, assim, como uma vantagem competitiva para as organizações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-14T15:13:03Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13577 TID:203209370 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13577 |
identifier_str_mv |
TID:203209370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131256879841280 |