O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, José Manuel da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2713
Resumo: A pandemia que surgiu em 2020 - COVID-19, teve um impacto sem precedentes a nível global, trazendo consigo fortes consequências do ponto de vista social, médico e também financeiro. As sucessivas imposições e confinamentos aplicados na maioria dos países, afetou milhões de vidas e negócios. Como consequência da inacessibilidade a mercados e lojas físicas, muitas empresas fecharam as suas operações, outras foram obrigadas a adaptarem-se e abrir portas a uma nova realidade, o mercado e os serviços on-line. Esta nova forma de estar nos negócios fez com que as organizações fossem ao encontro de novas plataformas digitais que lhes permitissem uma maior proximidade com os seus clientes. Esta dissertação tem como objetivo central investigar e explorar o impacto que o social selling teve nos negócios das empresas que operam no mercado business-to-business durante a pandemia Covid-19, nomeadamente o crescimento de ferramentas como o Linkedin e aplicações como Sales Navigator. A investigação pretendeu aferir a veracidade da importância do Linkedin como instrumento fundamental para a potenciação das vendas, e que através das suas ferramentas as empresas tornaram-se capazes de manter e criar relações, conseguindo desta forma, prosseguir e fazer crescer os seus negócios. A investigação teve como base a análise do estado da arte, suportada em vários autores que abordam a temática do social selling, uma descrição da plataforma Linkedin e da aplicação Sales Navigator indicando as suas vantagens e o porquê do seu crescimento durante o período pandémico. Seguiu-se o estudo empírico suportado no estudo de caso único, tendo sido selecionada a empresa Smurfit Kappa, que opera no mercado business-to -business, e que tem vindo a alterar as suas estratégias de comunicação na atualidade, assentando muito dos seus investimentos no social selling. Foi também possível, através dos dados recolhidos, provar-se a validade das três proposições desenhadas.
id RCAP_6b76cedfb7b74155d8e0248e9c5b4598
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPACovid-19Business-to-BusinessMarketing RelacionalSocial SellingLinkedin;A pandemia que surgiu em 2020 - COVID-19, teve um impacto sem precedentes a nível global, trazendo consigo fortes consequências do ponto de vista social, médico e também financeiro. As sucessivas imposições e confinamentos aplicados na maioria dos países, afetou milhões de vidas e negócios. Como consequência da inacessibilidade a mercados e lojas físicas, muitas empresas fecharam as suas operações, outras foram obrigadas a adaptarem-se e abrir portas a uma nova realidade, o mercado e os serviços on-line. Esta nova forma de estar nos negócios fez com que as organizações fossem ao encontro de novas plataformas digitais que lhes permitissem uma maior proximidade com os seus clientes. Esta dissertação tem como objetivo central investigar e explorar o impacto que o social selling teve nos negócios das empresas que operam no mercado business-to-business durante a pandemia Covid-19, nomeadamente o crescimento de ferramentas como o Linkedin e aplicações como Sales Navigator. A investigação pretendeu aferir a veracidade da importância do Linkedin como instrumento fundamental para a potenciação das vendas, e que através das suas ferramentas as empresas tornaram-se capazes de manter e criar relações, conseguindo desta forma, prosseguir e fazer crescer os seus negócios. A investigação teve como base a análise do estado da arte, suportada em vários autores que abordam a temática do social selling, uma descrição da plataforma Linkedin e da aplicação Sales Navigator indicando as suas vantagens e o porquê do seu crescimento durante o período pandémico. Seguiu-se o estudo empírico suportado no estudo de caso único, tendo sido selecionada a empresa Smurfit Kappa, que opera no mercado business-to -business, e que tem vindo a alterar as suas estratégias de comunicação na atualidade, assentando muito dos seus investimentos no social selling. Foi também possível, através dos dados recolhidos, provar-se a validade das três proposições desenhadas.2023-07-24T09:58:44Z2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2713http://hdl.handle.net/11110/2713TID:203332016porFilipe, José Manuel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T04:43:43Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:48.672817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
title O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
spellingShingle O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
Filipe, José Manuel da Silva
Covid-19
Business-to-Business
Marketing Relacional
Social Selling
Linkedin;
title_short O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
title_full O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
title_fullStr O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
title_full_unstemmed O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
title_sort O IMPACTO DO SOCIAL SELLING EM CONTEXTO COVID-19: O ESTUDO DE CASO DA SMURFIT KAPPA
author Filipe, José Manuel da Silva
author_facet Filipe, José Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, José Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Business-to-Business
Marketing Relacional
Social Selling
Linkedin;
topic Covid-19
Business-to-Business
Marketing Relacional
Social Selling
Linkedin;
description A pandemia que surgiu em 2020 - COVID-19, teve um impacto sem precedentes a nível global, trazendo consigo fortes consequências do ponto de vista social, médico e também financeiro. As sucessivas imposições e confinamentos aplicados na maioria dos países, afetou milhões de vidas e negócios. Como consequência da inacessibilidade a mercados e lojas físicas, muitas empresas fecharam as suas operações, outras foram obrigadas a adaptarem-se e abrir portas a uma nova realidade, o mercado e os serviços on-line. Esta nova forma de estar nos negócios fez com que as organizações fossem ao encontro de novas plataformas digitais que lhes permitissem uma maior proximidade com os seus clientes. Esta dissertação tem como objetivo central investigar e explorar o impacto que o social selling teve nos negócios das empresas que operam no mercado business-to-business durante a pandemia Covid-19, nomeadamente o crescimento de ferramentas como o Linkedin e aplicações como Sales Navigator. A investigação pretendeu aferir a veracidade da importância do Linkedin como instrumento fundamental para a potenciação das vendas, e que através das suas ferramentas as empresas tornaram-se capazes de manter e criar relações, conseguindo desta forma, prosseguir e fazer crescer os seus negócios. A investigação teve como base a análise do estado da arte, suportada em vários autores que abordam a temática do social selling, uma descrição da plataforma Linkedin e da aplicação Sales Navigator indicando as suas vantagens e o porquê do seu crescimento durante o período pandémico. Seguiu-se o estudo empírico suportado no estudo de caso único, tendo sido selecionada a empresa Smurfit Kappa, que opera no mercado business-to -business, e que tem vindo a alterar as suas estratégias de comunicação na atualidade, assentando muito dos seus investimentos no social selling. Foi também possível, através dos dados recolhidos, provar-se a validade das três proposições desenhadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24T09:58:44Z
2023-07-24
2023-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2713
http://hdl.handle.net/11110/2713
TID:203332016
url http://hdl.handle.net/11110/2713
identifier_str_mv TID:203332016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133346117189632