Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Patrícia de Sá
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23583
Resumo: A era digital provocou uma transformação no processo de compra, resultando na necessidade de uma evolução e adaptação nas estratégias de vendas. Nesse contexto, o social selling surge como uma abordagem promissora para as empresas se posicionarem de forma eficaz no início da jornada do consumidor. Com este estudo, pretende-se investigar o contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling no setor farmacêutico português. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, suportada em três casos de estudo de farmácias portuguesas. Complementarmente estabeleceram-se quatro objetivos específicos: analisar as periodicidades das publicações, identificar o tipo/formato de publicação privilegiado, detetar os conteúdos utilizados nas publicações e determinar o nível de engagement. Os resultados revelaram que a adesão das farmácias à criação de uma LinkedIn Company Page é baixa (9,6%), e a maioria das páginas (58,6%) não foram reivindicadas, ou seja, foram criadas automaticamente pela rede social e ainda não passaram a ser geridas pela organização. Isso indica uma lacuna na utilização efetiva do LinkedIn como plataforma de divulgação e interação no setor farmacêutico. No entanto, observaram-se resultados positivos no que diz respeito aos conteúdos partilhados e à aplicação do social selling. As farmácias abordaram temas relevantes, como formações, eventos e comemorações, demonstrando estratégias para atrair a atenção e estabelecer uma ligação mais próxima com o público-alvo. Os formatos de publicação mais utilizados foram imagens, links e vídeos, e os conteúdos informativos, sociais e de vendas foram os mais utilizados. As publicações sociais em formato de imagem e os posts informativos em vídeo são as que apresentam um maior número de interações. A análise dos resultados permitiu constatar que o potencial das LinkedIn Company Pages ainda não está completamente rentabilizado, pelas farmácias portuguesas, na perspetiva do marketing e vendas
id RCAP_a5e6fbf63982ea0e57ff4283e7d684c8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23583
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesasSocial sellingLinkedInConteúdosSetor farmacêuticoContentPharmaceutical sectorGestãoA era digital provocou uma transformação no processo de compra, resultando na necessidade de uma evolução e adaptação nas estratégias de vendas. Nesse contexto, o social selling surge como uma abordagem promissora para as empresas se posicionarem de forma eficaz no início da jornada do consumidor. Com este estudo, pretende-se investigar o contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling no setor farmacêutico português. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, suportada em três casos de estudo de farmácias portuguesas. Complementarmente estabeleceram-se quatro objetivos específicos: analisar as periodicidades das publicações, identificar o tipo/formato de publicação privilegiado, detetar os conteúdos utilizados nas publicações e determinar o nível de engagement. Os resultados revelaram que a adesão das farmácias à criação de uma LinkedIn Company Page é baixa (9,6%), e a maioria das páginas (58,6%) não foram reivindicadas, ou seja, foram criadas automaticamente pela rede social e ainda não passaram a ser geridas pela organização. Isso indica uma lacuna na utilização efetiva do LinkedIn como plataforma de divulgação e interação no setor farmacêutico. No entanto, observaram-se resultados positivos no que diz respeito aos conteúdos partilhados e à aplicação do social selling. As farmácias abordaram temas relevantes, como formações, eventos e comemorações, demonstrando estratégias para atrair a atenção e estabelecer uma ligação mais próxima com o público-alvo. Os formatos de publicação mais utilizados foram imagens, links e vídeos, e os conteúdos informativos, sociais e de vendas foram os mais utilizados. As publicações sociais em formato de imagem e os posts informativos em vídeo são as que apresentam um maior número de interações. A análise dos resultados permitiu constatar que o potencial das LinkedIn Company Pages ainda não está completamente rentabilizado, pelas farmácias portuguesas, na perspetiva do marketing e vendasThe digital era has caused a transformation in the buying process, resulting in the need for an evolution and adaptation of sales strategies. In this context, social selling emerges as a promising approach for companies to position themselves effectively at the beginning of the consumer journey. This study aims to investigate the contribution of LinkedIn Company Pages to social selling in the Portuguese pharmaceutical sector. To achieve this goal, a qualitative approach was used, supported by three case studies of Portuguese pharmacies. In addition, four specific objectives were established: to analyze the periodicity of the publications, to identify the preferred type/format of publication, to detect the contents used in the publications and to determine the level of engagement. The results revealed that the adhesion of pharmacies to the creation of a LinkedIn Company Page is low (9.6%), and some most of the pages (58.6%) were not claimed, indicating that they were automatically generated by the social network. This indicates a gap in the effective use of LinkedIn as a platform for outreach and interaction in the pharmaceutical industry. However, positive results were observed regarding the content shared and the application of social selling. Pharmacies addressed relevant topics, such as trainings, events and celebrations, demonstrating strategies to attract attention and establish a closer connection with the target audience. The most used publication formats were images, links and videos, and informational, social and sales content were the most used. Social posts in image format and informative video posts have the highest number of interactions. The analysis of the results showed that the potential of LinkedIn Company Pages is not yet fully monetized by Portuguese pharmacies from a marketing and sales perspective.Santos, José Duarte da RochaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Patrícia de Sá2023-07-212025-07-21T00:00:00Z2023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23583TID:203356098porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:18.968984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
title Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
spellingShingle Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
Correia, Patrícia de Sá
Social selling
LinkedIn
Conteúdos
Setor farmacêutico
Content
Pharmaceutical sector
Gestão
title_short Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
title_full Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
title_fullStr Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
title_full_unstemmed Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
title_sort Contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling: estudo aplicado às farmácias portuguesas
author Correia, Patrícia de Sá
author_facet Correia, Patrícia de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Duarte da Rocha
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Patrícia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Social selling
LinkedIn
Conteúdos
Setor farmacêutico
Content
Pharmaceutical sector
Gestão
topic Social selling
LinkedIn
Conteúdos
Setor farmacêutico
Content
Pharmaceutical sector
Gestão
description A era digital provocou uma transformação no processo de compra, resultando na necessidade de uma evolução e adaptação nas estratégias de vendas. Nesse contexto, o social selling surge como uma abordagem promissora para as empresas se posicionarem de forma eficaz no início da jornada do consumidor. Com este estudo, pretende-se investigar o contributo das LinkedIn Company Pages para o social selling no setor farmacêutico português. Para atingir esse objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, suportada em três casos de estudo de farmácias portuguesas. Complementarmente estabeleceram-se quatro objetivos específicos: analisar as periodicidades das publicações, identificar o tipo/formato de publicação privilegiado, detetar os conteúdos utilizados nas publicações e determinar o nível de engagement. Os resultados revelaram que a adesão das farmácias à criação de uma LinkedIn Company Page é baixa (9,6%), e a maioria das páginas (58,6%) não foram reivindicadas, ou seja, foram criadas automaticamente pela rede social e ainda não passaram a ser geridas pela organização. Isso indica uma lacuna na utilização efetiva do LinkedIn como plataforma de divulgação e interação no setor farmacêutico. No entanto, observaram-se resultados positivos no que diz respeito aos conteúdos partilhados e à aplicação do social selling. As farmácias abordaram temas relevantes, como formações, eventos e comemorações, demonstrando estratégias para atrair a atenção e estabelecer uma ligação mais próxima com o público-alvo. Os formatos de publicação mais utilizados foram imagens, links e vídeos, e os conteúdos informativos, sociais e de vendas foram os mais utilizados. As publicações sociais em formato de imagem e os posts informativos em vídeo são as que apresentam um maior número de interações. A análise dos resultados permitiu constatar que o potencial das LinkedIn Company Pages ainda não está completamente rentabilizado, pelas farmácias portuguesas, na perspetiva do marketing e vendas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2023-07-21T00:00:00Z
2025-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23583
TID:203356098
url http://hdl.handle.net/10400.22/23583
identifier_str_mv TID:203356098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133581718585344