Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4003 |
Resumo: | Este artigo pretende mostrar a importância do ensino superior na promoção do empreendedorismo. Assim, começa-se com uma análise teórica dos conceitos de empreendedorismo e de empreendedor e dos principais motivos que conduzem ao empreendedorismo, bem como dos obstáculos que o dificultam. Salienta-se também a importância que o ensino superior tem na promoção do empreendedorismo. Faz-se, por fim, uma breve evolução histórica da educação para o empreendedorismo no ensino superior e do que tem sido feito em Portugal nesta área. Em termos metodológicos, apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com 348 alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo teve como principal objetivo conhecer a propensão empreendedora dos seus alunos. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os alunos têm pouca tendência empreendedora, o que se poderá dever aos receios e às dificuldades em desenvolver um negócio próprio, assim como a alguns fatores que condicionam a criação e o sucesso de uma empresa. Assim, é fundamental evidenciar a importância do empreendedorismo, quer para os indivíduos, quer para a sociedade, e, por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, sobretudo junto da comunidade escolar. |
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Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica PortuguesaAnalysis of entrepreneurial propensity of students from the Viseu pole of Portuguese Catholic Universityempreendedorismoempreendedoreducação para o empreendedorismoentrepreneurshipentrepreneurentrepreneurship educationEste artigo pretende mostrar a importância do ensino superior na promoção do empreendedorismo. Assim, começa-se com uma análise teórica dos conceitos de empreendedorismo e de empreendedor e dos principais motivos que conduzem ao empreendedorismo, bem como dos obstáculos que o dificultam. Salienta-se também a importância que o ensino superior tem na promoção do empreendedorismo. Faz-se, por fim, uma breve evolução histórica da educação para o empreendedorismo no ensino superior e do que tem sido feito em Portugal nesta área. Em termos metodológicos, apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com 348 alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo teve como principal objetivo conhecer a propensão empreendedora dos seus alunos. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os alunos têm pouca tendência empreendedora, o que se poderá dever aos receios e às dificuldades em desenvolver um negócio próprio, assim como a alguns fatores que condicionam a criação e o sucesso de uma empresa. Assim, é fundamental evidenciar a importância do empreendedorismo, quer para os indivíduos, quer para a sociedade, e, por isso, é indispensável fomentar a sua promoção, sobretudo junto da comunidade escolar.This article aims to show the importance of higher education in promoting entrepreneurship. So, we start with a theoretical analysis of the concepts of entrepreneurship and entrepreneur and the main reasons that lead to entrepreneurship, such as the obstacles to it. Also highlight the importance that higher education has to promote entrepreneurship, and, finally, a brief historical development of entrepreneurship education in higher education and what has been done in this area in Portugal. In methodological terms, we present the results of a study conducted with 348 students from Viseu pole of the Portuguese Catholic University. This study aimed to know the entrepreneurial propensity of their students. The results of this study suggest that students have little entrepreneurial trend, which could be due to the fears and difficulties in developing their own business, as well as some factors that influence the creation and success of a company. Thus, it is crucial to highlight the importance of entrepreneurship, both for individuals and for society, and therefore it is essential to foster its promotion especially among the school community.IPVRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTestas, Carla Patrícia HenriquesMoreira, Ana Filipa P. S. Ramos Martins2017-01-17T14:29:11Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4003porTestas, Carla Patrícia Henriques & Moreira, Ana Filipa P. S. Ramos Martins (2015). Análise da Propensão Empreendedora dos Alunos do Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Millenium, 48 (jan/jun). Pp. 95-134.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:57Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:41.486979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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