O e-commerce é uma estratégia de internacionalização ou é apenas um canal de distribuição alternativo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28772 |
Resumo: | No atual contexto internacional, em que existem cada vez mais consumidores online, é necessário ter em consideração as exportações realizadas através da internet. A evolução tecnológica fez com que fosse imperial o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional pois, este tipo de comércio, veio possibilitar que as empresas realizassem transações internacionais, reduzissem os seus custos de transação e acedessem de forma mais rápida à informação. O principal objetivo deste estudo, é definir quais os fatores que contribuem para a utilização desta ferramenta e qual a sua importância na estratégia de exportação das empresas. Por outras palavras, pretende-se perceber quais as motivações das empresas para terem iniciado a venda online bem como compreender se a opção de exportar ocorre devido a uma estratégia delineada ou emergente. Desta forma, foi desenvolvida um trabalho empírico, de carácter exploratório, onde foram analisados cinco casos de PMEs portuguesas, por se julgar serem representativas do tecido empresarial nacional. Os resultados obtidos demonstram que as cinco empresas admitem que a sua principal motivação para o início da venda online é o crescimento e também a redução dos seus custos e que apenas uma das empresas, revelou adotar uma estratégia de internacionalização efetiva delineada. Desta forma, podemos perceber que, nos casos em apreço, o e-commerce representa para as PMEs um canal de distribuição alternativo barato e não uma verdadeira estratégia de internacionalização intencional e delineada. |
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O e-commerce é uma estratégia de internacionalização ou é apenas um canal de distribuição alternativo?Comércio eletrónicoInternacionalizaçãoPMEsPortugalElectronic commerceInternationalizationSME’sDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNo atual contexto internacional, em que existem cada vez mais consumidores online, é necessário ter em consideração as exportações realizadas através da internet. A evolução tecnológica fez com que fosse imperial o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional pois, este tipo de comércio, veio possibilitar que as empresas realizassem transações internacionais, reduzissem os seus custos de transação e acedessem de forma mais rápida à informação. O principal objetivo deste estudo, é definir quais os fatores que contribuem para a utilização desta ferramenta e qual a sua importância na estratégia de exportação das empresas. Por outras palavras, pretende-se perceber quais as motivações das empresas para terem iniciado a venda online bem como compreender se a opção de exportar ocorre devido a uma estratégia delineada ou emergente. Desta forma, foi desenvolvida um trabalho empírico, de carácter exploratório, onde foram analisados cinco casos de PMEs portuguesas, por se julgar serem representativas do tecido empresarial nacional. Os resultados obtidos demonstram que as cinco empresas admitem que a sua principal motivação para o início da venda online é o crescimento e também a redução dos seus custos e que apenas uma das empresas, revelou adotar uma estratégia de internacionalização efetiva delineada. Desta forma, podemos perceber que, nos casos em apreço, o e-commerce representa para as PMEs um canal de distribuição alternativo barato e não uma verdadeira estratégia de internacionalização intencional e delineada.In the current international context, where there is an increasing number of online consumers, it is necessary to take into account the exports made through the Internet. The technological evolution made it necessary to study electronic commerce in the international environment, because this type of trade allowed companies to carry out international transactions, reduce their transaction costs and to access information more quickly. The aim of this study is to define the factors that contribute to the use of this tool and what is its importance in the export strategy of the companies. In other words, it intends to realize what the motivations of companies to have started selling online as well as understanding the option to export is due to a delineated or emerging strategy. Thus, an empirical study was developed, where five cases of portuguese Small and medium-sized enterprises (SMEs) were analyzed by judging be representative of the national business community. The results show that the five companies admit that their primary motivation for the start of online sales was the growth and the reduce of their costs, and that only one of the companies revealed to adopt an effective internationalization strategy outlined. In this way, we can see that, in the present cases, the e-commerce for SME’s is a cheap alternative distribution channel and not a real strategy of intentional and outlined internationalization.Silva, Susana Cristina Lima da Costa eVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinto, Ana Filipa Amorim2019-11-18T10:54:32Z2019-07-022019-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28772TID:202272796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:38.066332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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