O e-commerce é uma estratégia de internacionalização ou é apenas um canal de distribuição alternativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Filipa Amorim
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28772
Resumo: No atual contexto internacional, em que existem cada vez mais consumidores online, é necessário ter em consideração as exportações realizadas através da internet. A evolução tecnológica fez com que fosse imperial o estudo do comércio eletrónico no ambiente internacional pois, este tipo de comércio, veio possibilitar que as empresas realizassem transações internacionais, reduzissem os seus custos de transação e acedessem de forma mais rápida à informação. O principal objetivo deste estudo, é definir quais os fatores que contribuem para a utilização desta ferramenta e qual a sua importância na estratégia de exportação das empresas. Por outras palavras, pretende-se perceber quais as motivações das empresas para terem iniciado a venda online bem como compreender se a opção de exportar ocorre devido a uma estratégia delineada ou emergente. Desta forma, foi desenvolvida um trabalho empírico, de carácter exploratório, onde foram analisados cinco casos de PMEs portuguesas, por se julgar serem representativas do tecido empresarial nacional. Os resultados obtidos demonstram que as cinco empresas admitem que a sua principal motivação para o início da venda online é o crescimento e também a redução dos seus custos e que apenas uma das empresas, revelou adotar uma estratégia de internacionalização efetiva delineada. Desta forma, podemos perceber que, nos casos em apreço, o e-commerce representa para as PMEs um canal de distribuição alternativo barato e não uma verdadeira estratégia de internacionalização intencional e delineada.
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