Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniel Diniz de 
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4745
Resumo: Esta dissertação teve como diretriz principal percecionar até que ponto a educação se torna eficaz como política pública capaz de ajudar a enfrentar a criminalidade. Tal enfrentamento ocorre por dois vieses distintos; O primeiro tem caráter mais preventivo, de modo que a educação tem sua atuação voltada à prevenção da criminalidade; enquanto o segundo viés consiste em prevenir a reincidência criminal com a aplicação de políticas educativas a apenados. Neste trabalho de investigação realizou-se uma breve revisão bibliográfica, abrangendo alguns autores teóricos que enfatizaram como se dá o processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento no indivíduo, dentre os quais constam: Descartes, Rousseau, Kant, além de Piaget e Vygotsky. A pesquisa consistiu em levantamento nos processos julgados pela comarca de João Pessoa do Tribunal do Júri no ano de 2011, a fim de verificar o grau de escolaridade dos réus, bem como no Estabelecimento Prisional, com vistas a levantamentos sobre a reincidência criminal. Os resultados da pesquisa demonstraram que é latente a eficácia da educação como política pública de combate a criminalidade. Foi apurada também, a enorme economia financeira que produziria uma maior concentração de investimentos educativos em detrimento de investimentos em segurança pública.
id RCAP_6b92f8d1a320bbfa9345afa7831fb7fd
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminalEDUCAÇÃOCRIMINALIDADEPOLÍTICA SOCIALSOCIALIZAÇÃOSISTEMA PRISIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCRIMINALITYSOCIAL POLICYSOCIALIZATIONPRISON SYSTEMEsta dissertação teve como diretriz principal percecionar até que ponto a educação se torna eficaz como política pública capaz de ajudar a enfrentar a criminalidade. Tal enfrentamento ocorre por dois vieses distintos; O primeiro tem caráter mais preventivo, de modo que a educação tem sua atuação voltada à prevenção da criminalidade; enquanto o segundo viés consiste em prevenir a reincidência criminal com a aplicação de políticas educativas a apenados. Neste trabalho de investigação realizou-se uma breve revisão bibliográfica, abrangendo alguns autores teóricos que enfatizaram como se dá o processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento no indivíduo, dentre os quais constam: Descartes, Rousseau, Kant, além de Piaget e Vygotsky. A pesquisa consistiu em levantamento nos processos julgados pela comarca de João Pessoa do Tribunal do Júri no ano de 2011, a fim de verificar o grau de escolaridade dos réus, bem como no Estabelecimento Prisional, com vistas a levantamentos sobre a reincidência criminal. Os resultados da pesquisa demonstraram que é latente a eficácia da educação como política pública de combate a criminalidade. Foi apurada também, a enorme economia financeira que produziria uma maior concentração de investimentos educativos em detrimento de investimentos em segurança pública.This dissertation had as main guideline to perceive the extent to which education becomes effective as public policy, being capable of helping tackle crime. Such a confrontation occurs by two distinct biases; The first one has a more preventative feature, so that education has focused its activities on crime prevention, while the second bias is to prevent recidivism by applying educational policies to convicted people In this research work it was conducted a brief literature review, covering some theoretical authors who emphasized how the acquisition and development of knowledge happens in the subject, among which included: Descartes, Rousseau, Kant, besides Piaget and Vygotsky. The survey consisted of surveying in the cases decided by the district of Joao Pessoa grand jury in 2011 in order to check the level of education of the defendants, as well as at the Prison with a view to surveys on criminal recidivism. The survey results showed that it is latent effectiveness of education as a public policy to combat crime. It was also found that it would have a huge financial saving if we had a higher concentration of educational investments rather than investments in public safety2014-05-14T16:09:13Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4745porAlmeida, Daniel Diniz de info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:03.750167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
title Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
spellingShingle Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
Almeida, Daniel Diniz de 
EDUCAÇÃO
CRIMINALIDADE
POLÍTICA SOCIAL
SOCIALIZAÇÃO
SISTEMA PRISIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CRIMINALITY
SOCIAL POLICY
SOCIALIZATION
PRISON SYSTEM
title_short Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
title_full Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
title_fullStr Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
title_full_unstemmed Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
title_sort Educação como política social de prevenção ao cometimento de crimes dolosos contra a vida e reincidência criminal
author Almeida, Daniel Diniz de 
author_facet Almeida, Daniel Diniz de 
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Daniel Diniz de 
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
CRIMINALIDADE
POLÍTICA SOCIAL
SOCIALIZAÇÃO
SISTEMA PRISIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CRIMINALITY
SOCIAL POLICY
SOCIALIZATION
PRISON SYSTEM
topic EDUCAÇÃO
CRIMINALIDADE
POLÍTICA SOCIAL
SOCIALIZAÇÃO
SISTEMA PRISIONAL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
CRIMINALITY
SOCIAL POLICY
SOCIALIZATION
PRISON SYSTEM
description Esta dissertação teve como diretriz principal percecionar até que ponto a educação se torna eficaz como política pública capaz de ajudar a enfrentar a criminalidade. Tal enfrentamento ocorre por dois vieses distintos; O primeiro tem caráter mais preventivo, de modo que a educação tem sua atuação voltada à prevenção da criminalidade; enquanto o segundo viés consiste em prevenir a reincidência criminal com a aplicação de políticas educativas a apenados. Neste trabalho de investigação realizou-se uma breve revisão bibliográfica, abrangendo alguns autores teóricos que enfatizaram como se dá o processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento no indivíduo, dentre os quais constam: Descartes, Rousseau, Kant, além de Piaget e Vygotsky. A pesquisa consistiu em levantamento nos processos julgados pela comarca de João Pessoa do Tribunal do Júri no ano de 2011, a fim de verificar o grau de escolaridade dos réus, bem como no Estabelecimento Prisional, com vistas a levantamentos sobre a reincidência criminal. Os resultados da pesquisa demonstraram que é latente a eficácia da educação como política pública de combate a criminalidade. Foi apurada também, a enorme economia financeira que produziria uma maior concentração de investimentos educativos em detrimento de investimentos em segurança pública.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-14T16:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4745
url http://hdl.handle.net/10437/4745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131257015107584