Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cristiana Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14748
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujo objetivo se concretiza na formação de profissionais de educação reflexivos e críticos, capazes de adaptar a sua prática aos diferentes contextos educativos. Nesta perspetiva, a PES possibilita a construção da identidade profissional e a aprendizagem no âmbito do pensamento e da ação, reconhecendo que a criança é responsável pela construção do seu conhecimento, enquanto o profissional é um guia durante todo esse processo. Este documento espelha o percurso de formação inicial em ambos os níveis educativos e o seu contributo para a definição profissional da mestranda. A prática educativa baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação, com o objetivo de, através da observação, planificação, ação e reflexão, transformar o contexto e promover aprendizagens ricas e significativas para as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento holístico, baseado nos seus interesses, necessidades, dificuldades e potencialidades. Para sustentar a ação educativa, a mestranda apoiou-se num conjunto de referenciais teóricos e legais, tendo o paradigma educacional do socioconstrutivismo como basilar na sua prática, colocando a criança no centro do processo de aprendizagem. É ainda evidenciado o trabalho colaborativo enquanto promotor de uma aprendizagem através da partilha e articulação entre os profissionais, com o intuito de promover práticas educativas transformadoras, que contribuem para a promoção do desenvolvimento das crianças e para a construção da identidade profissional de perfil duplo.
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