Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Andreia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16178
Resumo: O presente relatório de estágio anuncia a formação inicial docente nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando uma postura indagadora de um profissional de educação, sendo esta sustentada por um quadro teórico e legal e os seus contributos para a ação educativa. Tendo presente uma investigação ao serviço da prática pedagógica e sob uma aproximação à metodologia de Investigação-Ação foi manifestada uma visão transformadora da ação, espelhando uma preponderância do ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Esta atitude crítica e reflexiva resultou das diferentes interações pedagógicas de natureza colaborativa, que objetivou identificar possibilidades de ação pedagógica que respondessem às necessidades das crianças. Tornou-se, igualmente, exequível mobilizar conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que suportaram todas as ações, presenciando um clima emocional positivo para e com as crianças através de uma negociação, democracia, confiança e aceitação. Assim, neste documento apresentam-se as práticas educativas que conduziram a uma reflexão contínua e a um trabalho colaborativo promotor da melhoria das práticas e do progresso enquanto futura profissional de educação.
id RCAP_ccf0f9ab68151cc97f414e959879d5fc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioPrática EducativaCriançaInvestigação-açãoColaboraçãoEducational PracticeChildCollaborationAction ResearchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio anuncia a formação inicial docente nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando uma postura indagadora de um profissional de educação, sendo esta sustentada por um quadro teórico e legal e os seus contributos para a ação educativa. Tendo presente uma investigação ao serviço da prática pedagógica e sob uma aproximação à metodologia de Investigação-Ação foi manifestada uma visão transformadora da ação, espelhando uma preponderância do ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Esta atitude crítica e reflexiva resultou das diferentes interações pedagógicas de natureza colaborativa, que objetivou identificar possibilidades de ação pedagógica que respondessem às necessidades das crianças. Tornou-se, igualmente, exequível mobilizar conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que suportaram todas as ações, presenciando um clima emocional positivo para e com as crianças através de uma negociação, democracia, confiança e aceitação. Assim, neste documento apresentam-se as práticas educativas que conduziram a uma reflexão contínua e a um trabalho colaborativo promotor da melhoria das práticas e do progresso enquanto futura profissional de educação.This internship report announces the initial teacher in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, presenting an inquiring attitude of an education professional, which is supported by a legal and theoretical framework and its contributions to educational action. Bearing in mind an investigation at the service of pedagogical practice and under an approximation to the Methodology of Action Research, a transformative view of the action was manifested, mirroring a preponderance of the systematic cycle of observation, planning, action and reflection. This critical and reflexive attitude resulted from the differences pedagogical interactions of a collaborative nature, which aimed to identify possibilities of pedagogical action that would respond to the needs of children. It became feasible to mobilize scientific, methodological, didactic and pedagocical knowledge that supported all actions. In addition, there was a positive emotional climate for and with children through negotiation, democracy, trust and acceptance. In this way, this document presents the educational practices that led to continuous reflection and collaborative work promoting the improvement of practices and progress as a future education professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Andreia Filipa da Silva2020-08-07T09:51:17Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16178TID:202637042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Teixeira, Andreia Filipa da Silva
Prática Educativa
Criança
Investigação-ação
Colaboração
Educational Practice
Child
Collaboration
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Teixeira, Andreia Filipa da Silva
author_facet Teixeira, Andreia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Andreia Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa
Criança
Investigação-ação
Colaboração
Educational Practice
Child
Collaboration
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa
Criança
Investigação-ação
Colaboração
Educational Practice
Child
Collaboration
Action Research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio anuncia a formação inicial docente nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando uma postura indagadora de um profissional de educação, sendo esta sustentada por um quadro teórico e legal e os seus contributos para a ação educativa. Tendo presente uma investigação ao serviço da prática pedagógica e sob uma aproximação à metodologia de Investigação-Ação foi manifestada uma visão transformadora da ação, espelhando uma preponderância do ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Esta atitude crítica e reflexiva resultou das diferentes interações pedagógicas de natureza colaborativa, que objetivou identificar possibilidades de ação pedagógica que respondessem às necessidades das crianças. Tornou-se, igualmente, exequível mobilizar conhecimentos científicos, metodológicos, didáticos e pedagógicos que suportaram todas as ações, presenciando um clima emocional positivo para e com as crianças através de uma negociação, democracia, confiança e aceitação. Assim, neste documento apresentam-se as práticas educativas que conduziram a uma reflexão contínua e a um trabalho colaborativo promotor da melhoria das práticas e do progresso enquanto futura profissional de educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T09:51:17Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16178
TID:202637042
url http://hdl.handle.net/10400.22/16178
identifier_str_mv TID:202637042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302350545813504