O impacto da empatia na avaliação dos custos numa relação de ajuda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61547 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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O impacto da empatia na avaliação dos custos numa relação de ajudaThe impact of empathy in the assessment of costs in a helping relationshipCustosEmpatiaRelação de ajudaCostsEmpathyHelping relationshipCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaEstudos têm mostrado que a empatia é uma característica importante a ter em conta quando se observa e avalia um processo de relação de ajuda. No entanto, a literatura parece ser escassa relativamente ao estudo da relação entre empatia e comportamento de ajuda, em função dos custos de ajudar e custos de não ajudar, à luz do modelo de Custo- Recompensa de Piliavin (Dovidio, Piliavin, Schroeder, & Penner, 2006; Piliavin & Piliavin, 1972; Piliavin, Rodin, & Piliavin, 1969). O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto da empatia na avaliação destes custos numa relação de ajuda. A amostra foi constituída por 439 participantes, na sua maioria mulheres, sem limites de idade definidos. Foi utilizado o IRI-Índice de Reactividade Interpessoal (Davis, 1980) para avaliar a empatia. Para avaliar o comportamento de ajuda, em função dos custos de ajudar e de não ajudar foi elaborado, um questionário com um conjunto de vinhetas desenvolvidas com base no modelo de Custo-Recompensa de Piliavin. Os resultados mostraram que o tipo de resposta mais frequente, perante todas as vinhetas, foi a ajuda direta, seguida da ajuda indireta, sendo estas últimas mais frequentes quando o custo de ajudar era alto e o custo de não ajudar era baixo. Os resultados relativos a diferenças ao nível de dimensões da empatia em função do tipo de resposta diferiram de acordo com as vinhetas em análise. Estes resultados são discutidos à luz do modelo de Custo-Recompensa de Piliavin.Studies have been showing that empathy is an important characteristic to consider when we observe and assess the process of a helping relationship. However, the literature seems to be scarce as to the study of the relation between empathy and helping behavior, considering the costs of helping and costs of not helping, in light of the Cost- Reward model, by Piliavin (Dovidio, Piliavin, Schroeder, & Penner, 2006; Piliavin & Piliavin, 1972; Piliavin, Rodin, & Piliavin, 1969). The present study aims to analyze the impact of empathy in the assessment of costs, in a helping relationship. The sample was constituted by 439 participants, mostly women, no age limits defined. We used the IRIInterpersonal Reactivity Index (Davis, 1980) to assess empathy. To assess helping behavior, according to the costs of helping and the costs of not helping, we elaborated a questionnaire composed by a set of vignettes, developed based on Piliavin’s Cost- Reward model. Results showed that the most frequent type of helping behavior, in all of the vignettes, was the direct help, followed by indirect help, the latter more frequent when the cost of helping was high, and the cost of not helping was low. Results regarding differences in empathy dimensions between types of helping behavior differed in accordance with the vignettes in analysis. These results are discussed in light of Piliavin’s Cost-Reward model.Keating, JoséUniversidade do MinhoSilva, Maria Luísa Lopes Gomes da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61547por202269485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:47.888695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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