Porquê ajudar se nada tenho a ganhar? : a influência da empatia nos comportamentos de ajuda dos bystanders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Miguel André Guedes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6110
Resumo: Muitos dos estudos realizados acerca de bullying são centrados nos papéis mais salientes tais como a vítima/s e o agressor/s, ignorando largamente o papel representado pela grande maioria presente nestas situações: o bystander. Relativamente a este papel, sobretudo no que respeita ao bystander defensor, há que compreender como pode este ser influenciado pela empatia, já que esta assume segundo a literatura um papel determinante no comportamento de ajuda dos pares. O presente estudo procurou verificar se os comportamentos de ajuda dependem da empatia. Um total de 357 alunos (do 5º ao 11º ano) participaram no estudo. Verificou-se através das análises realizadas a influência da empatia na adopção deste tipo de comportamentos. Por outro lado, períodos elevados de vitimização conduziram a menores níveis de empatia. A idade dos indivíduos não se revelou relevante para a ajuda dos pares. Os resultados são finalmente discutidos assim como as limitações do estudo sendo feitas algumas sugestões para estudos futuros.
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