Violência contra professores: caracterização do fenómeno em escolas públicas em Portugal Continental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mafalda Varela Cerqueira dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6988
Resumo: A problemática da violência contra professores tem vindo a ser constatada em diferentes países ao longo do mundo, tornando-se uma adversidade a nível mundial, ocasionando várias consequências negativas para os agentes educativos. Esta investigação pretende dar conhecer o fenómeno da violência contra professores, através do estudo das suas próprias perceções sobre a violência a que estão sujeitos em agrupamentos escolares a nível nacional, através de uma amostra de 167 professores que lecionam desde o 1º até ao 12º ano. Para tal serão abordados aspetos como os praticantes desta violência, a perceção dos professores relativamente à vitimação, os fatores que contribuem para mesma, assim como as consequências que daí advêm. Os resultados demonstram que 37.7% dos professores foram alvo de vitimação no seu estabelecimento escolar, sendo os atos de violência mais praticados a violência psicológica ou o assédio, seguido pelas ofensas físicas e por último as ofensas à propriedade, sendo os estudantes os principais perpetradores. Os resultados desta investigação podem ser relevantes para o conhecimento do fenómeno em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção no âmbito da violência contra professores.
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