Desafios a uma teoria da educação na pós-modernidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4780 |
Resumo: | A metamorfose do mundo contemporâneo torna imperativo repensar a teoria da educação a partir de referenciais culturais e axiológicos distintos dos que balizaram, há décadas atrás, a tarefa reflexiva neste âmbito. A própria transição de século, com a mitificação utópica que incorporou, fez implodir a reflexividade em torno das alternativas do futuro e, logicamente, em torno da educação que, como praxis social, se torna expressiva das representações que, no imaginário colectivo, se nutrem acerca do futuro. Admitindo, assim, que a escola tem de ser reformulada, na sua própria estrutura e função, postula-se que tal mudança exigirá repensarmos o estatuto normativo da educação nas nossas sociedades pós-modernas e, implicitamente, revermos algumas das narrativas fundacionais da própria Pedagogia. Se há uma certa forma de racionalidade que corre o risco de erodir-se no “politeísmo” moral que se instaurou, há formas de recuperar o sentido de um “humanismo” pedagógico que não se exauriu e que, sem ser militante, se rege por uns mínimos éticos que simbolizam o mais depurado legado da vocação ilustrada da modernidade. |
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Desafios a uma teoria da educação na pós-modernidadeTeoria da educaçãoPós-modernidadeA metamorfose do mundo contemporâneo torna imperativo repensar a teoria da educação a partir de referenciais culturais e axiológicos distintos dos que balizaram, há décadas atrás, a tarefa reflexiva neste âmbito. A própria transição de século, com a mitificação utópica que incorporou, fez implodir a reflexividade em torno das alternativas do futuro e, logicamente, em torno da educação que, como praxis social, se torna expressiva das representações que, no imaginário colectivo, se nutrem acerca do futuro. Admitindo, assim, que a escola tem de ser reformulada, na sua própria estrutura e função, postula-se que tal mudança exigirá repensarmos o estatuto normativo da educação nas nossas sociedades pós-modernas e, implicitamente, revermos algumas das narrativas fundacionais da própria Pedagogia. Se há uma certa forma de racionalidade que corre o risco de erodir-se no “politeísmo” moral que se instaurou, há formas de recuperar o sentido de um “humanismo” pedagógico que não se exauriu e que, sem ser militante, se rege por uns mínimos éticos que simbolizam o mais depurado legado da vocação ilustrada da modernidade.Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação2023-05-23T10:52:41Z2023-05-232006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFormosinho, M. D. (2006). Desafios a uma teoria da educação na pós-modernidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40(2), 225-234. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4780http://hdl.handle.net/11328/4780Formosinho, M. D. (2006). Desafios a uma teoria da educação na pós-modernidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40(2), 225-234. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4780http://hdl.handle.net/11328/4780por0870-418X1647-8614http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFormosinho, Maria das Doresreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:03Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:27.650506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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