Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Sofia Maria Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11953
Resumo: O presente relatório de estágio decorre da análise e reflexão da prática educativa desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta, não só, a mobilização de um quadro teórico e legal que fundamentou a ação educativa, como de igual modo o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, basilares na edificação do perfil profissional. O percurso nas práticas educativas pautou-se por um processo em espiral, cíclico e contínuo, que conglobou momentos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, concomitantemente. Dada a mobilização desta metodologia – metodologia de investigação-ação – o presente documento permite demonstrar o olhar crítico, indagador e reflexivo sob as ações desenvolvidas, viabilizando o aprimorar da ação educativa, além do desenvolvimento global da criança. Ademais, alia-se a uma perspetiva socioconstrutivista a fim de explanar como esta metodologia permitiu um processo de tomada de decisões consciente e intencional, considerando as necessidades das crianças, na sua diversidade e unicidade, de modo a se construir um conjunto de ações com uma sequencialidade lógica e com procedimentos diferenciados, propiciando aprendizagens integradas e integradoras, numa perspetiva holística do desenvolvimento da criança. Esta etapa de formação inicial, por meio de processos de colaboração e reflexão, ensejou a edificação de um perfil duplo, constituindo-se assim como o primeiro passo para a formação/aprendizagem ao longo da vida.
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