Relatório de Estágio

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Main Author: Félix, Liliana Ribeiro
Publication Date: 2018
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/11945
Summary: A elaboração do presente relatório de estágio decorre do percurso desenvolvido em contexto de ação docente, com o objetivo de espelhar a ação e reflexão decorrentes do estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. A unidade curricular permitiu a mobilização de saberes legais, teóricos, pedagógicos e didáticos que, aliados a valores e crenças, conduziram a um crescimento pessoal e profissional fundamentais nesta fase de formação. Importa ainda evidenciar que a interação colaborativa entre pares, muito presente durante todo este período, aliada à metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu processo cíclico de observação, ação, reflexão e avaliação, levou à adoção de uma postura reflexiva que permitiu o desenvolvimento de uma capacidade de pensar e agir em cada contexto. Seguindo esta linha de pensamento e defendendo-se uma prática de participação, a criança esteve no centro de todo o processo de ensino aprendizagem. Para esse efeito, consideraram-se os seus interesses, conhecimentos prévios e necessidades, de forma a se potenciar momentos nos quais a aprendizagem fosse colaborativa e significativa, valorizando-se o desenvolvimento holístico da criança. Assim, a postura autorreflexiva, sistemática, participativa e colaborativa, adotada no decurso deste percurso de formação inicial, deu origem à construção de saberes pessoais e profissionais, que constroem um perfil profissional docente, que será desenvolvido ao longo da vida.
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